O Regresso de Ultraman

O Regresso de Ultraman: saiba tudo sobre a série que resgatou o gênero Ultra

Toku Blog YouTube

O Regresso de Ultraman, é a terceira série tokusatsu do estilo Família Ultra estrelada pelo quarto membro de M78 a ser apresentado ao público: Ultraman Jack.

Eiji Tsuburaya pretendia originalmente que o gênero terminasse com Ultraseven de 1967, mas ela, junto com o pioneiro Ultraman de 1966 provaram serem um personagens muito populares para serem omitidos.

Eiji Tsuburaya morreu em 1970. Seu filho Hajime Tsuburaya (que assumiu a Tsuburaya Productions até sua morte em 1973) reviveu o gênero com o Regresso de Ultraman.

A história de O Regresso de Ultraman

Esta série é uma continuação do Ultraman e Ultraseven e ambientada em 1971, quatro anos após Ultraseven deixar a Terra, e cinco anos depois que o primeiro Ultraman esteve por aqui. O primeiro episódio começa com uma luta entre dois monstros gigantes chamados Takkong e Zazahn em Tóquio.

Em meio à destruição provocada pelos monstros, o jovem piloto de carros de corrida Hideki Go é morto enquanto tenta resgatar um garotinho e um cachorro dos destroços que caem. Seu valente sacrifício é observado por todos, incluindo seus amigos e a nova força de defesa MAT (Monster Attack Team), mas um ser invisível também estava lá.

Olhando por cima de Hideki está Ultraman Jack que, por ficar tão tocado pelo heroísmo do piloto de corridas, decide combinar sua força vital com a de Hideki, trazendo-o de volta à vida, assim como Ultraman original fez com Shin Hayata.

A MAT, então, pede a Hideki para se juntar à equipe e ele faz isso, especialmente porque nesta assustadora nova era dos monstros, a Terra precisa de um salvador. Ao levantar o seu braço direito e movido por sua força de vontade, Hideki se transforma em Ultraman Jack para combater os inimigos.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Além disso, o Ultraman e Ultraseven assistem às batalhas de Jack em M78 e oferecem ajuda quando ele está em perigo.

Curiosidades sobre O Regresso de Ultraman

Apenas em 1984, o “Novo Ultraman” foi renomeado para “Ultraman Jack” devido a problemas de licenciamento. A Tsuburaya e a Bandai (que acabava de comprar a licença para produzir brinquedos do Ultraman no Japão) organizaram um concurso para que as crianças escolhessem um novo nome para ele e Jack foi o nome mais escolhido.

Apesar disso, ele ainda é referenciado pelos fãs mais antigos como “Novo Ultraman” e pelos japoneses como “Kaettekita Ultraman” que é o nome original da série. Essa mudança foi feita devido a uma decisão de última hora, já que o plano original para esta série era mostrar o Ultraman original retornando à Terra para continuar lutando contra alienígenas e monstros.

Embora quase idêntico ao Ultraman original na aparência, o padrão vermelho em seu traje de prata é ligeiramente diferente. Além disso, Jack pode ser reconhecido por suas calças vermelhas mais curtas, pelas riscas ao longo das áreas vermelhas e pelas mangas mais largas. 

Como eventos de Ultraman e Ultraseven não se encaixavam em Jack, ficou entendido que os planetas Terra que os Ultras visitaram pertenciam à universos paralelos, tal como é mostrado em produções da Era Heisei como, por exemplo, os filmes de Ultraman Zero.

Pela primeira vez, Inoshiro Honda, mais conhecido por seu trabalho nos filmes do Godzilla e outros clássicos da Toho, trabalhou numa série Ultra e dirigiu alguns dos episódios, incluindo o primeiro episódio que tem o mesmo título de um filme da franquia Godzilla: Ataque todos os monstros.

Há uma cena em que o capitão Ibuki, do episódio 43, faz uma viagem em família e toma um ritmo ao ouvir uma música no rádio de seu carro. Trata-se de uma canção de Peggy Hayama que, anos depois, interpretaria a voz da Ultra Mother em “Ultraman Taro”.

Gostou deste artigo sobre O Regresso de Ultraman? Quer conferir mais informações e curiosidades sobre tokusatsu? Então, clique na imagem abaixo e confira o nosso guia!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.