Zaido

Zaido: conheça a sequência dos Policiais do Espaço feita nas Filipinas!

Toku Blog YouTube

Zaido: Pulis Pangkalawakan cuja tradução em português é “Zaido, o Policial do Espaço” é uma série de tokusatsu produzida nas Filipinas e transmitida pela GMA Network. Na verdade, trata-se de um spin-off do Metal Hero Uchuu Keiji Shaider, a série japonesa de maior sucesso no país.

Dirigido por Dominic Zapata, é estrelada por Dennis Trillo, Marky Cielo e Aljur Abrenica. A série teve sua conclusão em 8 de fevereiro de 2008 com um total de 100 episódios. E neste artigo apresentamos a você tudo sobre essa sequência dos Policiais do Espaço produzida fora do Japão.

Leia também:
Zenta Force: conheça o Super Sentai da Coreia do Sul!
King of Warrior EX: uma versão chinesa de Beyblade?
Erexion: o nome parece obsceno, mas a série é boa!

A história de Zaido

Vinte anos se passaram desde que Alexis del Mundo, o segundo Shaider, destruiu o clã de Fuuma Le-ar. Os descendentes do clã, agora conhecidos como Kuuma, surgiram para dominar o universo. Gallian, um descendente de del Mundo, tem uma missão e forma um grupo de policiais espaciais conhecido como o Zaido.

Personagens de Zaido

A série é protagonizada por três policiais do espaço que trajam armaduras azul, verde e vermelha. São eles:

Gallian Magdalion / Zaido Blue

Zaido Blue

Gallian era o príncipe herdeiro do Planeta Nalax antes do golpe de Kuuma pelo tio Izcaruz, que resultou na morte de seus pais. Seu treinamento para o reinado de Nalax, juntamente com sua herança, faz dele um líder talentoso e dedicado.

Como o Zaido Azul e chefe do Zaido ele foi encarregado de procurar outros Zaidos em todo o mundo para ajudá-lo a lutar pela segurança do universo. Durante sua primeira estada na Terra, ele conheceu Carmela, que ele acreditava ser sua noiva, a Princesa Arianna.

Ele tem o poder da telecinese e, quando se transforma, diz as palavras: Codename: Zaido Blue: Alagad ng Kapayapaan (Sentinela da Paz).

Alexis Lorenzo / Zaido Green

Zaido Green

Alexis vem de uma família pobre. Depois de ver seu pai morrer baleado por um franco-atirador, ele prometeu ajudar a combater o mal. Ele se tornou um policial e tentou viver de acordo com os princípios da justiça, mesmo quando seus colegas estavam sendo corrompidos por elementos criminosos.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Quando Gallian o encontra, ele se junta à Força Galáctica e eventualmente se torna o Zaido Verde. Seu nome, Alexis, é o mesmo de Shaider de acordo com a versão filipina da série. Alexis, na verdade, é o filho de Drigo que pertencia a Kuuma, ou seja, ele é meio humano meio-Kuuma.

Cervano Torres / Zaido Red

Zaido Red

Primo de Alexis que foi criado em relativo conforto e segurança sob a rica família Torres que depois revelou que ele é filho adotivo. Por causa disso, ele é seqüestrado pelo Kuuma, mas é salvo por Gallian e Alexis.

Mesmo com sua personalidade pouco agradável, ele é bem popular entre as garotas. Ele também tem um robô humanoide que foi feito para servi-lo chamado Robix. Ele é o filho biológico de Sharina, uma das filhas de Shaider (cujo nome foi inspirado em Sharivan).

Curiosidades sobre Zaido

De acordo com as classificações da AGB Nielsen Filipinas, o episódio piloto de Zaido: Pulis Pangkalawakan teve 34,6% de audiência, enquanto o episódio final teve uma pontuação de 32,3%.

Contudo, a série recebeu críticas negativas. O crítico de entretenimento Nestor Torre viu que os efeitos visuais de Zaido pareciam “emprestados” de referências icônicas como Star Wars.

Ele também citou a inconsistência entre os efeitos especiais da série e as cenas de luta dizendo que uma civilização avançada teria uma guerra de maior tecnologia que a mostrada em Zaido. Vale dizer que o diretor Dominic Zapata não era fã do Shaider.

Na edição de fevereiro de 2008 da Otaku USA, a coluna Tokyoscope R5 Central disse que Zaido é uma tentativa da GMA Network de fazer mais uma novela, mas usando Shaider como elemento para atrair uma maior audiência. E, de fato, a série tem uma narrativa muito parecida com novelas mexicanas, e a semelhança torna-se ainda maior levando em conta que os nomes por lá também são de origem espanhola.

E se você ficou curioso para assistir Zaido, confira abaixo o primeiro episódio da série com legendas em inglês.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.