Satria Dewa Gatotkaca

Satria Dewa Gatotkaca: o tokusatsu indonésio baseado em lendas da Índia

Toku Blog YouTube

Satria Dewa Gatotkaca é um filme de tokusatsu estrelado por super-heróis indonésios, dirigido por Charles Gozali, produzido pelo Estúdio Satria Dewa e distribuído pela Magma Entertainment.

O filme estava programado para estrear em 20 de fevereiro de 2020, mas foi cancelado, embora exista possibilidade de voltar em 2021. Confira neste artigo a história, informações e curiosidades sobre a obra.

História de Satria Dewa Gatotkaca

Ao perceber ser o descendente direto de Gatotkaca da família Pandawa, Satrio deve lutar para desbloquear o poder que está dentro dele e enfrentar Aswatama, o guerreiro Kurawa restante que vive para destruir o mundo e mudar a história de Bharatayudha.

Apesar de a produção não ter continuado (por enquanto), um trailer foi lançado em 2019, você pode conferi-lo abaixo.

Qual é a lenda que originou Satria Dewa Gatotkaca?

De acordo com a lenda, Gatotkaca (ou Ghatotkacha) é um personagem importante no Mahabharata, um dos dois maiores épicos sânscritos da Índia antiga, sendo o outro o Rāmāyaṇa. Ele narra a luta entre dois grupos de primos na Guerra de Kurukshetra assim como os destinos dos príncipes Kaurava e Pāṇḍava e seus sucessores.

O nome de Gatotkaca vem do fato de que sua cabeça não tinha pelos (chamada “utkacha”) e sim o formato de um ghatam, nome dado a um instrumento de percussão usado em vários repertórios na Índia. Ghatotkacha era filho do Pandava Bhima e da demônia Hidimbi.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá
Ghatotkacha
Este é Gatotkaca

Gatotkaca teve três filhos: Anjanaparvan , Barbarika e Meghavarna. Seu segundo filho, Anjanaparvan, participou da guerra. Sua linhagem materna o tornou meio-demônio, o que concedeu a ele várias habilidades mágicas como voar, aumentar ou diminuir de tamanho e se tornar invisível. 

Ele foi um lutador importante do lado Pandava na Guerra de Kurukshetra e causou uma grande destruição ao exército Kaurava na décima quarta noite. Gatotkaca matou muitos demônios como Alambusha e muitos Asuras gigantes. Ele foi morto por Karna com a Vasavi Shakti de Indra que Karna obteve em troca de seus brincos e armadura.

Curiosidades sobre Satria Dewa Gatotkaca

Satria Dewa Gatotkaca é o primeiro filme do Universo Satria Dewa. Há outras sete produções dessa linha intituladas Arjuna, Yudhistira, Bharatayuda, Nakula Sadewa, Srikandi, Kurushetra e Bima (que ficou conhecido como Kamen Rider da Indonédia conforme apontamos neste artigo).

Gatotkaca foi o personagem escolhido como protagonista porque os resultados de uma pesquisa indicaram que o público estava mais familiarizado com essa figura. Além disso, no mundo dos games online, Gatotkaca se tornou uma figura popular por lá.

Visual de Gatotkaca no filme

Segundo Rene Ishak, produtor executivo do filme, um dos objetivos da produção é que a inspiração cultural indonésia seja mais fácil e amplamente aceita pela geração jovem de hoje por meio de uma abordagem criativa. 

Será que Satria Dewa Gatotkaca voltará aos estágios de produção a ponto de ser lançado e ficar à disposição e apreciação dos tokufãs? Só o tempo dirá. Enquanto isso, que tal conhecer outros tokusatsus produzidos fora do Japão? Zaido, por exemplo, é uma série filipina que deu sequência aos Policiais do Espaço. Confira o artigo que escrevemos sobre ele

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.