ai takano

Ai Takano: conheça a história e carreira do cantor do Jaspion

Toku Blog YouTube

Motonari Takano, mais conhecido como Ai Takano e apelidado de Motchin, nasceu no dia 12 de janeiro e era um cantor japonês de anisongs. Ficou mais conhecido pelo público brasileiro por ter cantado o tema principal de Jaspion cuja abertura era transmitida por aqui em japonês.

Ele também trabalhou em outras obras de anime e tokusatsu como Sasuraiger, Pettonton e Ai Shite Knight. Acompanhe este post para saber mais sobre ele!

Como foi o início de carreira de Ai Takano?

Takano fez parte de várias bandas além de ter uma carreira solo de sucesso. Ele se juntou ao The Carnabeats em 1967 em que ele era vocalista e baterista da banda. O single de estreia deles foi um cover da música “I Love You” do The Zombies que foi renomeada para “Suki Sa Suki Sa Suki Sa”. A música foi traduzida para japonês por Ren Kenji. 

The Carnabeats lançou 10 singles e 2 álbuns antes de se separar em 1969. Em 1970, Takano se juntou à banda The Golden Cups como baterista. Depois do término do grupo em 1972, Takano participou de 2 singles e 2 álbuns deles. Por fim, no início dos anos 80, Takano iniciou sua carreira de anisong.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Como Ai Takano começou a cantar temas de tokusatsu e anime?

“Lonely Hearts”, tema do dorama Pro Hunter foi um de seus primeiros trabalhos em 1981 e foi um sucesso. Em seguida, ele foi chamado para gravar a música tema de Pettonton, série do gênero Fushigi Comedy de 1983. No mesmo ano, ele também cantou a abertura do anime Sanga Shippuu Sasuraiger (embora usando o apelido de Motchin).

Paralelamente, ele também trabalhou nas canções de Ai Shite Knight, um anime shoujo exibido entre 1983 e 1984 na TV Asahi. Pela primeira vez uma série animada trazia canções originais dentro dos episódios, o que as fez ter muito sucesso. Curiosamente, um dos personagens do anime, Gou Kaito, é dublado por outro cantor de tokusatsu: Isao Sasaki que fez o papel do professor Nambara em Jaspion.

Por falar nisso, em 1985, Takano foi chamado para gravar as músicas do Jaspion, o quarto Metal Hero produzido pela Toei Company. Foi assim que a maioria dos brasileiros conheceu sua performance como cantor a partir das seguintes músicas da série:

A morte de Ai Takano

Ai Takano faleceu num hospital em Tóquio no dia 1 de abril de 2006 em virtude de uma insuficiência cardíaca aguda, aos 55 anos. Em seu funeral estiveram presentes amigos e colegas de carreira como Rikiya Yasuoka (que cantou o tema de Magical Zunou Power, série que trazia no elenco Noboru Nakaya, ator do Edin em Jaspion), Hiromitsu Suzuki (que cantou o tema do longa de animação Boku No Son Goku baseado na obra de Osamu Tezuka), além de membros do The Carnabeats.

De todos os modos, Ai Takano deixou sua marca para sempre no coração dos tokufãs por meio de suas músicas. Aliás, agora que você conhece a história de vida e carreira dele, que tal conhecer outros cantores de tokusatsu? Confira o artigo em que apresentamos os principais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.