Conheça 9 séries Super Sentais que você não pode perder!

Toku Blog YouTube

Super Sentais são heróis muito conhecidos no Japão, tanto é que vemos muitas referências deles em animes e até em comerciais de TV. Aqui no Brasil apenas quatro foram exibidos na TV – Changeman, Flashman, Goggle V e Maskman – e os que vieram após Zyuranger chegou ao nosso conhecimento a partir de Power Rangers, ao menos visualmente falando.

E são muitas as séries! Levando em conta que o gênero começou em 1975, ao todo são 42 esquadrões coloridos defensores da Terra. E se você não sabe por qual começar a assistir, separamos aqui os 9 Super Sentais que você não pode perder! Vamos à eles?

Leia também:
Roll Call de tokusatsu: por que heróis japoneses fazem pose antes da luta?
Por que Super Sentais e Power Rangers soltam faíscas?
Power Rangers e Super Sentais sabanizados: conheça a real história!

1) Goranger, o primeiro dos Super Sentais

Super Sentais Goranger

O primeiro esquadrão tornou-se icônico em terras japonesas, tanto é que os nomes de seus membros – Akaranger, Aoranger, Kiranger, Midoranger e Momoranger – são popularmente referenciados quando o assunto é Super Sentai.

A história gira em torno de cinco agentes da EAGLE dotados de senso de justiça e tremendas habilidades que se tornam os Goranger a partir de uma avançada tecnologia. Juntos, eles combatem o Exército da Cruz Negra que planeja dominar a Terra.

Um dos destaques da série é a presença do ator Hiroshi Miyauchi como Aoranger que também interpretou outros personagens como Kamen Rider V3 e Zubat.

2) Bioman, novidades no gênero

Super Sentais Bioman

Bioman é considerado um divisor de águas nos Super Sentais, afinal trata-se de uma série que trouxe muitas inovações na época.

A começar pela formação de três homens e duas mulheres, o que, até então, era inédito. O fato dos monstros do dia já serem gigantes também foi algo nunca visto e que serviu de inspiração para Jaspion, o Metal Hero do ano seguinte.

Por fim, Bioman foi o primeiro esquadrão a usar uniformes de nylon e trazer uma característica que passamos a ver em todas as séries seguintes: as faíscas que saem dos trajes a cada ataque.

3) Changeman e o poder da força terrena

Super Sentais Changeman

Claro que nesta lista não poderia faltar o Super Sentai mais famoso entre os tokusatsus exibidos no Brasil. O Esquadrão Relâmpago Changeman foi uma verdadeira febre por aqui nos anos 80 e uma das principais atrações da saudosa TV Manchete.

A história é sobre cinco jovens que foram atingidos pela misteriosa força terrena e recebem a missão de proteger o planeta das garras de Gozma, império comandado pelo impiedoso Senhor Bazoo que domina planetas e escraviza seus habitantes para que sejam seus servos.

4) Flashman, o esquadrão do planeta Flash

O segundo super esquadrão a ser exibido no Brasil traz a história de cinco jovens que retornam à Terra após serem raptados por caçadores espaciais há 20 anos. Eles cresceram no Planeta Flash e receberam um treinamento que os transformou em Flashman.

Ao saber que o Império Mez se aproxima da Terra para transformar os seres vivos em mutações sintetizadas, os Flashman contrariam o pedido de seus mestres no Planeta Flash e voltam ao seu planeta Natal para acabar com Mez.

Flashman também trouxe uma inovação: aparição de dois robôs – Flash King e Titan Jr. Este tinha a capacidade de se transformar num robô ainda maior – Grand Titan – cujo imenso tamanho chega a assustar os inimigos.

5) Liveman e o poder da amizade

Super Sentais Liveman

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Liveman é uma série que tem como pilar a amizade. Três estudantes de uma academia – Yusuke, Jou e Megumi – desenvolvem trajes de combate chamados Liveman. Porém, no dia da formatura, o Império Volt invade o planeta e sequestra três amigos do trio que passam a integrar o grupo de vilões. Yusuke, Jou e Megumi, então se transformam em Liveman para conter essa ameaça.

Entre as novidades que Liveman trouxe, temos como destaque Blue Dolphin, a primeira integrante feminina de cor azul. Além disso, também foi a pioneira em trazer os dois outros membros apenas na metade da série – Tetsuya Yano, o Black Bison e Junichi Aikawa, o Green Sai. Por sinal, esta também foi a primeira série a trazer as cores preta e verde no mesmo esquadrão.

6) Jetman, o salvador do gênero

Super Sentais Jetman

Em 1990 os Super Sentais passaram por uma crise e quase chegaram ao fim. Para salvar o gênero era preciso trazer uma série inovadora em vários sentidos e que agradasse não apenas o público infantil, mas também o infanto juvenil.

E, assim, surgiu Jetman, uma equipe composta por cinco jovens que receberam super poderes após serem atingidos pela energia Birdonic. Assim, eles se unem para combater os Vyram, inimigos vindos de outra dimensão.

Mas, claro que essa união não foi tão simples, a começar pela resistência de Gai, o Black Condor, que se tornou o personagem mais marcante da série devido ao jeito rebelde, galanteador e boêmio.

As tramas amorosas envolvendo Ryu (Red Hawk), Gai (Black Condor), Raita (Yellow Owl) e Kaoru (White Swan) também dão um tom mais adulto e “novelístico” à série. Por fim, ainda fomos contemplados por Hironobu Kageyama cantando os temas de abertura e encerramento da série, e Keita Amemiya cuidando do visual de alguns vilões. Não é a toa que o público, após assistir Jetman, pediu por mais Super Sentais e o gênero continuou.

7) Dekaranger, o mais referenciado dos Super Sentais

Super Sentais Dekaranger

Em Dekaranger, o universo se reuniu, e os alienígenas de muitos planetas diferentes coincidem em paz. Banban Akaza foi transferido para o ramo da Terra de S.P.D. (Special Police Dekaranger) na cidade de Megalopolis pelo seu comandante. Afinal, um grande surto de crimes tem sido cometidos por um grupo de estrangeiros conhecidos como Alienizers. Assim, Banban se une aos Dekarangers da Terra para conter essas ameaças.

Dekaranger fez um sucesso tão grande que foi o primeiro Sentai a ganhar o prêmio Seiun Award, que é dado ao melhor trabalho de ficção científica do ano. E não para por aí: também é a série do gênero mais referenciada noutras produções, tais como Space Squad, Girls in Trouble e Akibaranger.

8) Gokaiger e os poderes dos Super Sentais

Super Sentais Gokaiger

Esta série dispensa apresentações, pois trata-se de uma série em homenagem ao gênero que traz de volta os 34 Super Sentais anteriores cujos poderes são passados aos Gokaiger.

Cada episódio homenageia algum dos esquadrões, além de contar com a participação de alguns atores que interpretaram os heróis no passado. Porém, a aparição do esquadrão pirata não para por aí: ele voltou 5 anos depois para unir forças com Zyohger e alguns integrantes ainda aparecem, volta e meia, em alguns especiais como Gokai Yellow em Space Squad.

9) Go-busters, novo visual e menção aos Power Rangers

Super Sentais Gobusters

Go-Busters é um Super Sentai que se difere bastante dos demais, tanto no visual (pela primeira vez não tivemos uniformes de nylon e sim de couro) quanto pela história que fugiu um pouco do padrão do gênero.

No mundo onde a série é situada, o Enetron é a fonte de energia que move a vida urbana. Porém, uma organização maligna chamada Vaglass planeja roubar essa energia para dominar a cidade. Nisso, surgem os Go-Busters para combatê-los junto aos seus Buddyroids.

Uma curiosidade que chamou a atenção do público são as menções aos Power Rangers visto que os heróis dizem “It´s Morphing Time” na hora de se transformar, além dos robôs inimigos serem chamados de Megazord.

E você? Já viu algum destes Super Sentais? Sentiu falta de algum nesta lista? Então, deixe um comentário e confira também este artigo que escrevemos trazendo os melhores canais para assistir tokusatsu online. Assim, você pode ver todas as séries citadas neste post.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.