Kaiketsu Zubat

Kaiketsu Zubat! Conheça esse imbatível justiceiro!

Toku Blog YouTube

Kaiketsu Zubat, é um tokusatsu que foi ao ar na TV japonesa de 2/2/1977 a 28/09/1977, e trouxe muitas referências das séries dos anos 50 (como o pioneiro Gekko Kamen), porém com a pegada dinâmica e colorida característica dos anos 70.

Afinal, enquanto muitos heróis da época já combatiam monstros (em tamanho humano ou gigantes), os vilões de Zubat eram criminosos que ele jurou derrotar. A razão vamos conferir abaixo na história da série.

Leia também:
Você gosta de luta livre? Conheça Aztecaser!
Skyrider: conheça o Kamen Rider capaz de voar!
Ninja Captor: saiba mais sobre o septeto ninja!

História de Kaiketsu Zubat

“Zubat chegou! O imbatível Zubat! Me chamam de herói errante! O imbatível Zubat!!”

É isso que Zubat diz antes de iniciar o combate corpo a corpo com seus inimigos. A real identidade do herói é Ken Hayakawa, um detetive particular com uma vestimenta minimamente curiosa: roupas de cowboy com detalhes preto e vermelho e um violão branco!

Um dia, contudo, Ken vê seu melhor amigo, Asuka, ser cruelmente assassinado pela organização criminosa Dakker bem diante dos seus olhos. A partir de então ele promete vingança e passa a combatê-los como Zubat, trajando um uniforme vermelho que ele traja a qualquer momento por mantê-lo escondido num compartimento especial dentro de seu violão.

Kaiketsu Zubat

Além disso, Zubat também conta com veículos como o Zubat Car que ele dirige para se deslocar ao local onde os vilões estão. A principal arma que ele usa para enfrentá-los é o seu chicote, inclusive o nome “Zubat” é uma referência ao som que o chicote faz quando atinge o alvo.

Isso faz com que a série tenha uma atmosfera de velho oeste embora ela se passe numa grande metrópole japonesa que estava a ponto de se tornar uma das maiores potências econômicas do mundo nos anos 80.

Curiosidades de Kaiketsu Zubat

Zubat teve 32 episódios, mas sua última aparição não foi nos anos 70. Quase 40 anos depois, o herói apareceu ao lado de Kikaider, Kikaider 01 e Inazuman no filme Let´s go Kamen Riders! protagonizado por Kamen Rider OOO, com participação especial de Kamen Rider Den-O e todos os demais Heisei e Showa Riders.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Kaiketsu Zubat

Uma curiosidade dessa cena foi ver Zubat usar o seu chicote pela primeira vez para derrotar um monstro, coisa que nunca aconteceu na série original já que o herói só enfrentava seres humanos.

Zubat foi interpretado pelo famoso ator de tokusatsu Hiroshi Miyauchi que também deu vida a outros personagens icônicos como Kamen Rider V3, Aoranger de Himitsu Sentai Goranger e o Chefe Masaki de Tokkei Winspector.

A série também foi parodiada pela Daicon Films (a atual Gainax que produziu animes como Evangelion) em 1982, nos curtas do Kaiketsu Noutenki (cujo alter-ego também tem o nome de Ken Hayakawa).

Inspirações do traje de Zubat também podem ser visto noutras obras como no visual do protagonista do game Viewtiful Joe que parodia super heróis.

Quem tiver interesse em adquirir a série, ela começou a ser lançada em DVD em 2008 e está disponível na Amazon.

Gostou deste artigo do Kaiketsu Zubat? Já assistiu algum episódio da série? Então, deixe um comentário e nos diga o que achou!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.