Hanuman

Conheça Hanuman, o herói que causou polêmica com a Tsuburaya

Toku Blog YouTube

Hanuman é um herói de tokusatsu criado na Tailândia. Ele é baseado numa antiga lenda do hinduísmo em que um homem-macaco enfrenta as forças do mal.

Nesta representação fictícia, Hanuman foi redesenhado na forma de herói macaco mesmo, lembrando, de certo modo, os Henshin Heroes baseados em animais que dominaram as TVs japonesas nos 70 como Lion Man (que está entre os tokusatsus exibidos no Brasil, por sinal), Tiger Seven, Jaguarman, entre outros, sendo a maioria da P Productions.

Hanuman se tornou conhecido entre os tokufãs por ter participado de dois filmes na década de 70 ao lado dos primeiros cinco Kamen Riders e também dos seis primeiros Ultraman, ambos gravados na Tailândia pela produtora Chaiyo.

Mas, qual é a origem desse personagem? Como foram esses crossovers? E por que a Tsuburaya entrou com uma ação judicial contra a produtora de Hanuman? Leia este post até o final para saber tudo isso!

Leia também:
Bio Kids: conheça o Super Sentai produzido nas Filipinas
A China também produz Super Sentai! Conheça Giant Saver!
France Five: saiba tudo sobre o Super Sentai da França!

Afinal, qual é a origem de Hanuman?

No hinduísmo, Hanuman é um fervoroso devoto de Rama. Conhecido como o Senhor do Celibato, ele é um dos personagens centrais do épico indiano “Ramayana“. 

Como um dos Chiranjivi, ele também é mencionado em vários outros textos, como o Mahabharata e os vários Puranas. Hanuman é o filho de Anjani e Kesari e também é filho do deus do vento Vayu, que de acordo com várias histórias, desempenhou um papel em seu nascimento.

Se yoga é a capacidade de controlar a mente, então Hanuman é o yogui quintessencial que tem um domínio perfeito sobre seus sentidos, alcançado através de um estilo de vida disciplinado temperado pelas correntes gêmeas de celibato e devoção altruísta.

Hanuman tokusatsu

De fato, Hanuman é o Brahmachari ideal (aquele que segue o caminho de Brahma), se é que existe um. Ele também é um perfeito karma yogi, já que ele realiza suas ações com desapego, agindo como um instrumento do destino, em vez de ser impelido por qualquer motivo egoísta.

Embora Hanuman seja um dos personagens centrais do antigo épico hindu Ramayana, a evidência da adoração devocional a ele está ausente nos textos e sítios arqueológicos da antiguidade e da maior parte do período medieval.

Segundo Philip Lutgendorf, um indologista americano conhecido por seus estudos sobre Hanuman, o significado teológico e a dedicação devocional a Hanuman surgiram cerca de 1.000 anos após a composição do Ramayana, no segundo milênio EC, após a chegada do domínio islâmico no subcontinente indiano. .

Os santos do movimento de Bhakti, como Samarth Ramdas, expressaram Hanuman como um símbolo de nacionalismo e resistência à perseguição. Na era moderna, sua iconografia e templos têm sido cada vez mais comuns.

Ele é visto como a combinação ideal de “força, iniciativa heróica e excelência assertiva” e “amorosa devoção emocional ao seu deus pessoal Rama”, como Shakti e Bhakti. Na literatura posterior, ele tem sido o deus patrono das artes marciais, tais como wrestling, acrobacia, bem como meditação e estudos diligentes.

Hanuman também simboliza as excelências humanas do autocontrole, da fé e do serviço a uma causa, ocultas por trás das primeiras impressões de um ser o que se parece com um homem-macaco.

Hanuman Vs Kamen Riders

Hanuman Kamen Riders

Hanuman And The Five Riders é um filme produzido em 1974 pela Chaiyo Productions e, pelo menos, metade dele usa imagens do filme do Five Riders vs. King Dark, protagonizado por Kamen Rider X.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

O filme traz os cinco primeiros Kamen Riders (1, 2, V3, Riderman e X) ao lado de Hanuman para, juntos, enfrentarem o adversário de X, King Dark (que ora aparece em forma gigante tal como no original ora em tamanho humano), que bebe o sangue fresco de mulheres jovens.

Ele captura um cientista e sua namorada, e ameaça drenar seus sangues a menos que ele use sua tecnologia para criar um exército de homens mutantes para confrontar os cinco Riders.

Ao contrário das duas co-produções oficiais de Chaiyo com a Tsuburaya Productions em 1974, esta produção não foi autorizada pela Toei Company. Chaiyo havia inicialmente abordado Toei, que recusou seus planos de produzir seu próprio filme de Kamen Rider.

Hanuman Vs Ultraman

Hanuman Ultraman

Em um antigo templo, duas crianças realizam a dança da chuva por conta de uma seca que aflige todo o mundo uma vez que o sol se aproxima mais da Terra. De repente, três ladrões aparecem no templo e iam roubar a cabeça de uma estátua.

O jovem Koh percebe, e os segue, mas ele é violentamente espancado e acaba sendo baleado na cabeça. Anan, a mãe do outro garoto que estava com Koh, agarra-o e leva seu cadáver para o templo. Observando da Nebulosa M78, Ultra Mother, que testemunha a morte de Koh, vai para a Terra a fim de trazê-lo de volta à vida, mas como Hanuman.

Koh se transforma em Hanuman, sendo capaz de crescer para um tamanho gigante e esmaga os três ladrões que, a princípio, tiraram a sua vida. Em seguida, Hanuman volta para falar com o sol e recebe dele uma flor mágica.

Algum tempo depois, em uma base de foguetes, cientistas planejam lançar mísseis no céu para quebrar a seca e liberar a chuva. Um míssil é disparado e causa chuva com sucesso.

Na segunda tentativa, algo dá errado, o foguete explode na plataforma de lançamento e provoca uma reação em cadeia nos outros foguetes, causando um terrível terremoto e uma fissura, onde cinco monstros se erguem, são eles: Gomora, Tyrant, Astromons , Dorobon e Dustpan. Anan e sua mãe vão em busca de Koh e o encontram dançando na floresta.

Ele rapidamente se transforma em Hanuman e parte para lutar contra os monstros. Ele acaba sendo dominado e precisa de ajuda. Então, os seis Irmãos Ultra: Ultraman, UltraSeven, Ultraman Jack, Ultraman Ace, Zoffy e Ultraman Taro chegaram para ajudar Hanuman.

Hanuman e os problemas com a Tsuburaya

Depois da morte de Noburu Tsuburaya (o segundo filho de Eiji Tsuburaya, criador da franquia Ultraman), em 1995, um fato surpreendente aconteceu: Sompote Saengduenchai, presidente da Chaiyo na época, afirmou que tinha um acordo assinado por Noboru, representando a Tsuburaya Productions datado de 20 anos atrás.

Hanuman Tsuburaya

Porém, foi descoberto que se tratava de uma assinatura forjada num documento apontando que os direitos internacionais (ou seja, a nível mundial, com exceção do Japão) dos personagens da franquia Ultra até o ano de 1973 haviam sido transferidos à Chaiyo.

A Tsuburaya se posicionou alegando que tal documento era uma fraude, e que havia evidências gritantes disso como, por exemplo, Ultraseven ter sido citado como Ultraman Seven, um erro que Noboru Tsuburaya jamais cometeria.

O caso foi para a justiça em 2002 e teve repercussão mundial uma vez que o documento alegava que os direitos de Ultraman no mundo inteiro (exceto o Japão) pertenciam à Chaiyo que também afirmava ter sido parte da criação do Ultraman original nos anos 60.

Hanuman Henshin

Por fim, em 20 de novembro de 2017, a corte jurídica de Los Angeles determinou que o contrato não possui autenticação, de modo que os direitos internacionais das primeiras séries da franquia – Ultra Q, Ultraman, Ultraseven, O regresso de Ultraman, Ultraman Ace e Ultraman Taro – voltaram à sua produtora original, a Tsuburaya Productions.

E você? O que achou de Hanuman, o herói-macaco? Deixe a sua opinião nos comentários. Agradecimentos ao Blog Daileon do César Filho cujas informações ajudaram na composição deste post.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.