Kamen Rider X

Set up! Set up! Set up! Saiba tudo sobre Kamen Rider X!

Toku Blog YouTube

Kamen Rider X é o terceiro título da franquia dos motoqueiros mascarados mais famosa do tokusatsu. Aqui, temos, pela primeira vez, apenas um Rider, e não uma dupla, em ação. Por falar em ação, este é o grande ponto forte da série: as lutas, sobretudo as com bastão, são muito bem coreografadas e emocionantes.

Outro fator interessante é a atmosfera sóbria apresentada, principalmente durante os primeiros episódios, recheados de mistério e de planos vilanescos bem elaborados, envolvendo contrabando de armas, esquemas de corrupção, etc.

Essas características desandam consideravelmente ao longo da série, mas retomam o ritmo nos últimos episódios, com heróis e vilões em um jogo de gato e rato, correndo atrás do mesmo alvo (não quero dar spoiler) e com a aparição do Kamen Rider V3, além dos Riders 1 e 2 para dar uma forcinha.

Leia também:
Kamen Rider Black: com vocês, as aventuras do homem-mutante!
Conheça tudo sobre o filho do sol! Kamen Rider Black RX!
Kamen Rider Kuuga: o primeiro Kamen Rider da Era Heisei

A história de Kamen Rider X

Keisuke Jin é filho de um grande cientista, o professor Keitaro Jin. Os dois são atacados pela organização maligna G.O.D. (Government Of Darkness) e o professor tem sua tecnologia roubada, graças a traição de Ryoko, a amada de Keisuke.

Antes que ambos morressem, o professor submete Keisuke a uma cirurgia que o transforma em Kamen Rider X. Agora, ele usará novos poderes, o bastão Ridol e a moto Cruiser para vingar a morte de seu pai e destruir os planos de G.O.D.

Personagens de Kamen Rider X

Keisuke Jin / Kamen Rider X

Kamen Rider X Keisuke Jin

O protagonista da série. Possui uma personalidade um pouco mais sentimental e jovial que os primeiros Kamen Riders da história, o que lhe confere um diferencial interessante. Essa característica é bem equilibrada, e não impede Keisuke de se manter sério, durão e bom de briga, mesmo quando destransformado, como manda o figurino de um bom Rider clássico.

Por falar em figurino, ele é, certamente, o Rider Showa com mais estilo em sua forma civil: está sempre usando um cabelão, roupas de cowboy, jaquetas de couro vermelho e por aí vai. É também um mestre dos disfarces, excelente nadador, alpinista e faixa preta em karatê.

Quando se transforma no X Rider, sua principal arma é o Ridol Stick, um bastão especial que pode assumir a forma de outras armas (espada, chicote, lança, dentre outros). Para cada uma dessas armas, há uma infinidade de técnicas especiais que X é capaz de usar.

Além disso, ele possui poderosas habilidades passivas: pode resistir a pressão da água, sobrevivendo sob grandes profundidades, e também é praticamente imune a gases, venenos e outros poderes que alteram o status. Não chega a ser capaz de voar, mas pode dar saltos altíssimos e agir livremente durante eles – inclusive, tomando impulso no próprio ar.

Dr. Keitaro Jin

Kamen Rider X Dr. Keitaro Jin

O pai de Keisuke, que morreu após transformá-lo em Kamen Rider X para salvar sua vida de um ferimento mortal causado por G.O.D.

Tobei Tachibana

Tobei Tachibana Kamen Rider X

O mentor dos Kamen Riders Ichigo, Nigo e V3 está de volta para ajudar X. Ele agora é dono de uma cafeteria chamada COL Café, que se torna o QG dos heróis. Nesta série, a participação de Tachibana está bem mais ativa: constantemente, ele toma parte nos confrontos contra os soldados de G.O.D.

Koichi Nanbara

Koichi Nanbara - Kamen Rider X

Um cientista de G.O.D., desenvolve o poderoso Sistema Ares, mas trai a organização, dividindo o projeto em 9 partes e espalhando-os aleatoriamente pelo Japão. Não o confunda com o Professor Nanbara do Jaspion.

Apollo Geist

Apollo Geist - Kamen Rider X

O Chefe de Segurança de G.O.D. Muito antes de Shadow Moon sonhar em existir e desafiar Kamen Rider Black, Apollo Geist já tocava o terror pelo Japão. Poderoso e obstinado, tinha o respeito do próprio X, a despeito de sua rivalidade, como fica claro no último embate entre os dois. Pode assumir forma humana: um homem elegante de terno branco e óculos escuros.

Comandante-Geral de G.O.D.

Kamen Rider X Comandante

Um homem misterioso que comanda os monstros de G.O.D.

King Dark

Kamen Rider X King Dark

Apresentado como o líder de G.O.D., na verdade, é um robô gigante controlado pelo Dr. Noroi.

Dr. Noroi

Dr Noroi Kamen Rider X

Outrora um grande amigo do Dr. Jin, o Dr. Noroi tornou-se, secretamente, o líder de G.O.D.

Soldados G.O.D.

Os soldados rasos da organização maligna.

Shinwakaijin

Kamen Rider X Shinkawajin

São os inúmeros monstros baseados em figuras da mitologia grega, que X enfrenta durante a primeira metade da série.

Akuninkaijin

Akuninkaijin Kamen Rider X

São os vários monstros baseados na fusão de animais com personagens da literatura ou da história mundial e que aparecem para enfrentar X, após os Shinwakaijin serem derrotados.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Veículos de Kamen Rider X

Cruiser

X, como todo bom Rider que se preze, é equipado com uma poderosa moto de combate. Baseada na Suzuki TM250, pesa 330 kg e alcança até 700Km/h. Também pode voar e possui dois poderosos ataques: Cruiser Dai Kaisen (salto giratório), Cruiser Attack (investida).

Kamen Rider X Cruiser

Curiosidades sobre Kamen Rider X

Pouco se comenta a respeito, mas Kamen Rider X também não foi inspirado em um gafanhoto: a base para seu visual é o Belostomatidae, também conhecido vulgarmente como barata-d’água.

Keisuke Jin foi o primeiro Rider a ser mostrado em um flashback de infância.

G.O.D. foi a primeira organização vilanesca que não se tratava de uma reencarnação da Shocker.

A idéia original era introduzir um novo general, chamado Black Mars, após a derrota de Apollo Geist. Porém, a idéia foi descartada e Geist foi mantido, devido à sua enorme popularidade.

Ironicamente, a sigla organização contra a qual Keisuke luta é G.O.D. “God” quer dizer “Deus”, e o kanji usado para esta palavra é o mesmo para o sobrenome de Keisuke (神).

Kamen Rider X Keisuke Jin 2

Na adaptação não-oficial feita na Tailândia, Hanuman & The Five Riders, King Dark aparece em tamanho humano (nas cenas feitas na Tailândia) e gigante (nas cenas originais japonesas).

Nos primeiros scripts para a X, o Comandante Geral de G.O.D. era referido como Demon Zeus e como Demon Commander. O nome original foi adotado no mangá feito por Shotaro Ishinomori e Mitsuru Suguya.

Apollo Geist foi o primeiro comandante inimigo a aparecer regularmente em ambas as formas, humana e kaijin. Nas séries anteriores, os comandantes só revelaram suas verdadeiras formas em suas aparições finais.

A série possui dois filmes: Kamen Rider X, ligado ao ep. 3, e Five Riders Vs. King Dark, em que X une forças a Ichigo, Nigo, V3 e Riderman contra as forças de G.O.D.

Kamen Rider X 5 Riders

A letra da canção de abertura, Setup! Kamen Rider X, foi escrita pelo próprio Shotaro Ishinomori. A letra da canção de encerramento, Ore Wa X Kaizorg, é creditada a Saburo Yatsude, o famoso ghost writer da Toei. Ambas as canções foram musicadas por Shunsuke Kikuchi e cantadas por Ichiro Mizuki.

X foi o primeiro Rider a não usar a palavra “henshin” para se transformar. Em vez disso, a palavra-chave de sua transformação era “setup”. Isso muda a partir do episódio 28, quando ele recebe um upgrade em seus poderes e passa a se transformar gritando as palavras “dai henshin”.

Em 2009, o ator Ryo Hayami reclamou que a Toei não o tinha avisado sobre o filme All Riders Vs. Dai Shocker. Felizmente, em 2014, 34 anos após sua última aparição como Keisuke/X, ele volta ao papel no filme Heisei Riders vs. Showa Riders: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai. Aqui, vemos Keisuke levando a vida como médico. Além de falas emocionantes, há uma incrível luta de Keisuke como Kamen Rider X contra Takumi, o Kamen Rider Faiz.

Kamen Rider X 2014

Além do Dr. Keitaro Jin, o ator Jun Tazaki também interpretou Ittetsu Suzuki em Dai Sentai Google V.

Akiji Kobayashi, o ator que interpretou Tobei Tachibana, também é famoso por dar vida a outros personagens: Capitão Muramatsu (Ultraman), Inspetor Tomita (The Kagestar) e Yuzo Tsuchiashi (Godzilla).

Osamu Saka é uma voz bem famosa no Japão: além do Comandante-geral de G.O.D., ele dublou inúmeros personagens de tokusatsu, tais como Imperador Zero (Kamen Rider Amazon), Zoffy e Ultraseven (em Ultraman Ace), Franken (Henshin Ninja Arashi); de anime, incluindo Rei Fahn (Lodoss War), Seitarou Sakaki (Patlabor), Son Gohan Avô (Dragon Ball); além de personagens de filmes e desenhos ocidentais, como, por exemplo, Cel. Trautman (Rambo), Hawk (G.I. Joe) e Magneto (X-Men), dentre muitos e muitos outros.

Yasuhiko Yuchida, o ator que encarnou Apollo Geist, também pode ser visto em Choujin Bibyun, no papel de Go Watabe / Choujin Zushiin.

No fantástico mangá Kamen Rider Spirits, X é equipado com jatos hidro-propulsores em suas botas, o que lhe permitia se mover mais rapidamente na água.

Surpreendentemente, Kamen Rider X, de certo modo, foi o primeiro herói do gênero a chegar ao Brasil, antes mesmo de Kamen Rider Black, pois um filme baseado no herói foi exibido nos cinemas brazucas no final dos anos 70. Curioso para saber como isto aconteceu? Pois, confira o artigo que escrevemos à respeito!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.