King Kong vs. Godzilla

King Kong vs. Godzilla: conheça o primeiro crossover que aconteceu nos anos 60

Toku Blog YouTube

King Kong vs. Godzilla é o terceiro filme da franquia Godzilla, a mais conhecida do gênero Kaiju Eiga, produzido em 1962 sob a direção de Ishiro Honda e efeitos especiais de Eiji Tsuburaya que anos depois criou outra franquia de sucesso: Ultraman. 

A obra foi produzida e distribuída pela Toho e trouxe um personagem fora de seu universo: King Kong. O gorila gigante mais famoso da história do cinema teve a sua primeira aparição num filme de 1933, produção da RKO Pictures, que deu início a muitas outras estreladas pelo personagem.

A Warner Bros recentemente divulgou o trailer de Godzilla Vs Kong, o que deixou o público de tokusatsu ávido para ver o embate das duas criaturas. Porém, o que alguns talvez não saibam é que o primeiro crossover aconteceu justamente nesse filme sobre o qual falamos neste post. Vamos em frente para saber mais sobre ele?

A história de King Kong Vs Godzilla

A história do filme começa com foco em Tako, chefe da Pacific Pharmaceuticals, que está frustrado com os programas de televisão que sua empresa está patrocinando e busca algo para aumentar a audiência. Quando um médico conta a Tako sobre um monstro gigante visto na pequena Ilha de Faro, ele acredita que seria uma ideia brilhante usar o monstro para ganhar publicidade. 

Então, Tako imediatamente envia dois homens, Osamu Sakurai e Kinsaburo Furue, para encontrar e trazer o monstro de volta. Enquanto isso, o submarino nuclear americano Seahawk fica preso em um iceberg que desaba e acaba liberando Godzilla que estava preso nele desde 1955 (ano em que ocorrem os eventos de Godzilla Ataca Novamente). O gigante destrói o submarino e uma base militar próxima.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Já na Ilha de Faro, um polvo gigantesco rasteja até a costa e ataca a aldeia nativa até que o misterioso monstro de Faro surge e revela ser King Kong. Ele derrota o polvo em confronto, bebe um suco de frutas vermelhas em seguida e adormece. Sakurai e Furue aproveitam a oportunidade e colocam Kong em uma grande jangada para transportá-lo ao Japão.

Enquanto isso, Godzilla chega ao Japão e começa a aterrorizar uma área campestre. Kong acorda, se solta da jangada e, chegando ao continente, parte para o ataque contra Godzilla. Qual dos dois vencerá esse combate?

King Kong vs. Godzilla

Curiosidades sobre King Kong Vs Godzilla

King Kong Vs Godzilla passou por uma adaptação quando o filme chegou nos Estados Unidos. Para isso, escritores americanos foram contratados para mudar parte dos diálogos, o que fez muitos sentidos da obra original se perderem até porque, nessa versão, eles ganharam um tom mais cômico.

A trilha sonora originalmente composta por Akira Ifukube também foi substituída por outras músicas que a distribuidora americana tinha em mãos. Isso também fez com que outras cenas tipicamente japonesas – como os jornais mostrando os ataques de Godzilla e os personagens festejando na ilha – fossem cortadas.

Porém, tantos cortes fariam o tempo do filme ficar muito menor que o original, certo? Para resolver esse problema, a exemplo da “sabanização” em Power Rangers, cenas adicionais foram feitas nos EUA e inseridas no filme. A maioria mostra um repórter chamado Eric Carter noticiando a batalha entre os dois monstros.

King Kong Vs Godzilla chegou a ser exibido no Brasil durante a década de 70 na Rede Record, a exemplo de muitas outras produções japonesas de ficção. Quer saber quais foram? Então, continue conosco aqui no blog e confira neste link o artigo sobre todos os tokusatsus exibidos na história da televisão brasileira!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.