Miniaturas de Tokusatsu

Miniaturas de Tokusatsu: conheça a arte de Junnyor Jun!

Toku Blog YouTube

Se tem algo que a maioria dos tokufãs gostam de verdade é dos produtos relacionados aos seus heróis, o que inclui as miniaturas de tokusatsu. E alguns acabam se dedicando a fazer as suas próprias figuras, como é o caso do Junnyor Jun.

Por isso, dedicamos este post às suas actions figures de tokusatsu e também trazemos nesta entrevista exclusiva história, informação e curiosidades de como este incrível trabalho começou! Vamos lá?

Leia também:
Último episódio de tokusatsu: por que Jiban, Kamen Rider e Cybercops não tiveram final?
Gibis de heróis japoneses: conheça todos que foram publicados no Brasil!
Rede Manchete: saiba tudo sobre a principal emissora de tokusatsu no Brasil!

Razões para fazer bonecos de tokusatsu

Toku Blog: O que lhe inspirou a criar as suas próprias figuras de tokusatsu?

Junnyor: Um amigo fã de tokusatsu estava importando DVDs chineses das séries na época áurea das produções nipônicas em terras tupiniquins. Dentre esse material havia uns monstros de Ultraman, e ele me indagou se eu conseguia fazer bonecos. O ponta pé inicial acho que surgiu daí.

Bonecos de tokusatsu -Changeman

Toku Blog: Quando você começou a criá-las?

Junnyor: O único material que conhecia em que poderia me aventurar seria o Epoxi. Quando mais novo, fui influenciado pelo universo ninja (o gibi da Bloch do mestre Kim tinha uma parte de um ninja bem bacana, além do filme Ninja III A dominação, etc) e tentei convencer meus primos super habilidosos com desenhos a esculpir um capacete de um ninja futurista.

Um deles pegou um balão de festas pra servir de forma pro rosto, gastou umas 2 ou 3 embalagens de Epoxi. Mas, a experiência não deu tão certo. Tenho um tio que também era desenhista e uma grande referência. Mas acabou que eu permaneci ativamente com arte e meus primos abandonaram.

Toku Blog: Por que você escolheu focar em bonecos de tokusatsu ao invés de animes ou mesmo cultura pop em geral?

Junnyor: Eu tento sempre optar pelo incomum, outro fator é de que priorizo personagens coadjuvantes que não foram reproduzidos nem mesmo pro mercado japonês.

Toku Blog: Aliás, quais são as outras miniaturas que você fez fora do universo tokusatsu?

Junnyor: Personagens do filme de horror Evil Dead, Alf, Rattlehead (mascote da banda Megadeth). Reproduzi uma capa de um disco do Sepultura, de uma banda chamada Nervosa e recentemente estou fazendo personagens dos animes Zillion e Don Dracula.

Toku Blog: Qual é o objetivo desse trabalho?

Junnyor: Pra algumas pessoas não passaria de algo no âmbito comercial. Mas, pra mim, vejo mais pelo lado artístico e filosófico das coisas. Sou do tipo que, quando aprecio a arte de uma banda, por exemplo, uso da minha arte para homenagear os trabalhos dos quais julgo que foram e continuam sendo importantes pra minha vida.

Conhecendo melhor as miniaturas de tokusatsu

Toku Blog: Quais séries tokusatsu já tiveram, pelo menos, uma figura feita por você? E quais são as figuras de maior sucesso?

Junnyor: Bom, fiz primeiramente um Ultraman, depois vieram Changeman, Jaspion, Flashman, Goggle V, Metalder, PATRINE, Machine Man, Lion Man, Cybercops, Jiraiya, Jiban, Goranger. No momento está em andamento JAKQ.

Action Figures de Tokusatsu - Jaspion

Toku Blog: As figuras de tokusatsu são articuladas? A intenção é tê-las como item de decoração ou é possível “brincar” com elas?

Junnyor: Não são articulados, mas eu brinco mesmo assim. Mas como tenho imaginação fértil o suficiente em dobrar barras de aço, dobrar articulações é moleza.

Toku Blog: Além das figuras, quais outras miniaturas de tokusatsu você também já fez como castelos, naves, carros, etc?

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Junnyor: Estou fazendo o Castelo de Grayskull e pouco do solo de Eternia que o circunda. Fiz um veículo de combate do Império Noza de Zillion, a moto inimiga da Destrap  que tenta invadir a base do ZAC em Cybercops, iniciei uma Gozma Fighter de Changeman e está em andamento também a nave do Macgaren de Jaspion.

Toku Blog: As figuras que mais chamam a atenção são a dos personagens de Jaspion (que inclui variados monstros) e Jiraiya (que tem diversos ninjas). Quais coleções estão completas?

Junnyor: Completa, ainda nenhuma. As mais próximas de completar acho que seriam as do Jiraiya, pois na série, vários personagens reapareceram num segundo episódio.

Produção das action figures de tokusatsu e planos futuros

Toku Blog: Onde você as produz? Na sua casa ou em algum estúdio?

Junnyor: Num apartamento que daqui a pouco não terá nem mais espaço sequer pra eu entrar.

Toku Blog: Como você fabrica as action figures de tokusatsu? Que tipo de material usa?

Junnyor: Comecei com Epoxi. Ele tem um acabamento muito bom, mas não parece lá muito saudável pra se manipular. Migrei pra Biscuit e agora é só alegria.

Miniaturas de Tokusatsu - Jiraiya

Toku Blog: Alguém lhe ajuda a fazer?

Junnyor: Infelizmente não. Seria um sonho arrumar uma noiva artesã.

Toku Blog: Você vende as miniaturas de tokusatsu? Se sim, como alguém pode encomendar uma?

Junnyor: Quando surgem pessoas que tem noção de que é algo trabalhoso, eu negocio. Mas geralmente as pessoas querem pagar 1,99 e ainda com sedex grátis.

Toku Blog:Quais são os planos futuros para a Art of Junnyor Jun?

Junnyor: Trabalhar em Hollywood ou na Toei… brincadeira! Meu foco principal seria fazer boa parte dos monstros de Changeman, Jaspion e Flashman. Assim como o Império dos Ninjas do Jiraiya. Quem sabe? Conseguindo, será um sonho realizado, obviamente.

Miniaturas de tokusatsu - Flashman

Toku Blog: Pode contar uma história interessante ou engraçada que lhe aconteceu envolvendo a Art of Junnyor Jun?

Junnyor: Bom, não lembro de algo engraçado com o mesmo teor das tiras da Revista Mad, das sátiras da TV Pirata ou coisas do Monty Phiton. Talvez o mais interessante tenha sido o momento em que presenteei o ator Takumi Tsutsui, ator que interpretou Jiraiya, durante sua visita ao Rio de Janeiro. Ele teve uma reação de surpresa engraçada ao receber uma inscrição de Pako que reproduzi.

A segunda parte engraçada é que depois do autógrafo, com a sala principal se esvaziando, vi o presente abandonado. Acredito eu que o staff, na correria, esqueceu o pacote. Daí resgatei e fui atrás do Ninja de Togakure para entregá-lo novamente.

Bom, a partir daí, pensei que seria mais um daqueles presentes de fãs em que o ídolo joga na lixeira assim que vira a primeira esquina. Mas, tempos depois me surpreendi com uma postagem do Takumi-San em que ele posa com a inscrição. A terceira coisa engraçada é que, ao ler os comentários da foto pelas redes sociais, alguns pensaram que se tratava da inscrição original da série e isso foi bem legal!

Se você gostou desta entrevista feita com o Junnyor e ficou curioso para conferir melhor a arte dele assim como suas miniaturas de tokusatsu, clique na imagem abaixo para conhecer a fanpage da Art of Junnyor Jun!

Miniaturas de Tokusatsu - Art of Junnyor Jun - Bonecos de Tokusatsu - Action Figures de Tokusatsu

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.