Referências de tokusatsu em séries americanas

Referências de tokusatsu em séries americanas: conheça as principais!

Toku Blog YouTube

Alguma vez já lhe aconteceu de estar assistindo uma série – como um sitcom, por exemplo – e, de repente, aparecer um personagem de tokusatsu? Isso pode ser mais comum do que você imagina! Por isso trazemos aqui neste post a relação das principais referências de tokusatsu que você pode encontrar em séries norte-americanas. Vamos vê-las?

Leia também:
Afinal, ainda há tokusatsu no Brasil?
Power Rangers é tokusatsu? Saiba a resposta!
Rede Manchete: saiba tudo sobre a principal emissora de tokusatsu no Brasil!

Goggle V em Facts of Life

Facts of Life, também conhecida no Brasil como “Vivendo e Aprendendo”, foi uma série norte-americana produzida no começo dos anos 80 e girava em torno de Sra. Edna, uma governanta do colégio Eastland e algumas de suas alunas: Blair, Natalie, Jo e Tootie.

Um dos cenários da série trazia alguns brinquedos no fundo, sendo um deles o Goggle Red de Dai Sentai Goggle V, conhecido aqui no Brasil como Gigantes Guerreiros Goggle V.

Referências de Tokusatsu - Goggle V em Facts of Life

A série foi a sexta do gênero Super Sentai e foi exibida por aqui pela Bandeirantes e Record nos anos 90. Curioso que o boneco seja do Goggle Red, pois Goggle V não foi exibido nos EUA, ao contrário de Sun Vulcan e Dynaman que passaram por lá nos anos 80.

Ohranger em Seinfeld

Seinfeld é um dos sitcons de maior sucesso nos Estados Unidos durante os anos 90, escrita pelo comediante de standup Jerry Seinfeld. Trazia o dia a dia de quatro nova-iorquinos solteiros – o próprio Jerry, Elaine Benes, George Constanza, Cosmo Kramer – e as situações cômicas que eles viviam.

Referências de Tokusatsu - Ohranger em Seinfeld

Num dos episódios George usa bonecos para simular uma situação à Jerry e usa o action figure do Oh Red para representá-lo (embora, segundo Jerry,George se pareça mais ao M&M). Logicamente, por se tratar de uma série americana, esse era o boneco do Tommy, o ranger vermelho de Power Rangers Zeo.

(Vilão de) Ultraman em Black Mirror

Black Mirror é uma das séries de maior destaque na Netflix. Ela foi criada por Charlie Brooker e traz doses temas científicos, obscuros e satíricos sobre a sociedade moderna. Os episódios são autônomos e, geralmente, se passam num presente alternativo ou futuro próximo.

O primeiro episódio da quarta temporada traz a história de um rapaz fã de ficção científica e que coleciona mídias e bonecos de suas séries favoritas (inclusive, uma versão de Star Trek criada exclusivamente para a série).

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Referências de Tokusatsu - Zetton (Ultraman) em Black Mirror

Quando a câmera dá um close em sua estante, podemos ver Zetton, o vilão final da série clássica Ultraman, criada por Eiji Tsuburaya em 1966. Ele aparece no final da trama para enfrentar o herói, razão pela qual se tornou tão emblemático quanto Baltan Seiji.

Kamen Rider V3 e Ichigo em How I Met Your Mother

How I Met Your Mother é mais um sitcom estadunidense produzido pela CBS e criado por Carter Bays e Craig Thomas e traz as histórias de Ted Mosby que vive no ano de 2030 e narra aos seus filhos como ele e sua mãe se conheceram.

Seu melhor amigo Marshall Eriksen trabalha num escritório onde um dos funcionários tem vários brinquedos espalhados pela sala, incluindo um do Kamen Rider Ichigo e outro do Kamen Rider V3.

Referências de Tokusatsu - Kamen Rider V3 em How I Met Your Mother

Ichigo foi o primeiro herói da história dos Kamen Riders criada em 1971 enquanto V3 foi a segunda série protagonizada pelo terceiro herói do gênero interpretado por um dos mais conhecidos atores de tokusatsu, Hiroshi Miyauchi, que também deu vida a personagens como Kaiketsu Zubat, Aoranger de Goranger, Big One de JAQK e Masaki de Winspector.

Godzilla em Seinfeld

E voltamos à Seinfeld! Na quinta temporada George Constanza muda de emprego e consegue uma sala só para ele. A decoração dela tem um item bem peculiar: um Godzilla!

Referências de Tokusatsu - Godzilla em Seinfeld

E isso faz total sentido. Afinal, quem não gostaria de ter o rei dos monstros criado pela Toho em seu ambiente de trabalho? E devemos lembrar que o kaiju é bem conhecido nos EUA, pois os filmes da franquia passaram por lá desde o primeiro intitulado “Godzilla King of the Monsters” que chegou em terras yankees no ano de 1956.

E essas são as principais referências de tokusatsu em séries estrangeiras. Conhece mais alguma que não esteja listada aqui? Então, deixe um comentário e nos conte!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.