Miniaturas de Tokusatsu: conheça a arte de Junnyor Jun!
Se tem algo que a maioria dos tokufãs gostam de verdade é dos produtos relacionados aos seus heróis, o que inclui as miniaturas de tokusatsu. E alguns acabam se dedicando a fazer as suas próprias figuras, como é o caso do Junnyor Jun.
Por isso, dedicamos este post às suas actions figures de tokusatsu e também trazemos nesta entrevista exclusiva história, informação e curiosidades de como este incrível trabalho começou! Vamos lá?
Razões para fazer bonecos de tokusatsu
Toku Blog: O que lhe inspirou a criar as suas próprias figuras de tokusatsu?
Junnyor: Um amigo fã de tokusatsu estava importando DVDs chineses das séries na época áurea das produções nipônicas em terras tupiniquins. Dentre esse material havia uns monstros de Ultraman, e ele me indagou se eu conseguia fazer bonecos. O ponta pé inicial acho que surgiu daí.
Toku Blog: Quando você começou a criá-las?
Junnyor: O único material que conhecia em que poderia me aventurar seria o Epoxi. Quando mais novo, fui influenciado pelo universo ninja (o gibi da Bloch do mestre Kim tinha uma parte de um ninja bem bacana, além do filme Ninja III A dominação, etc) e tentei convencer meus primos super habilidosos com desenhos a esculpir um capacete de um ninja futurista.
Um deles pegou um balão de festas pra servir de forma pro rosto, gastou umas 2 ou 3 embalagens de Epoxi. Mas, a experiência não deu tão certo. Tenho um tio que também era desenhista e uma grande referência. Mas acabou que eu permaneci ativamente com arte e meus primos abandonaram.
Toku Blog: Por que você escolheu focar em bonecos de tokusatsu ao invés de animes ou mesmo cultura pop em geral?
Junnyor: Eu tento sempre optar pelo incomum, outro fator é de que priorizo personagens coadjuvantes que não foram reproduzidos nem mesmo pro mercado japonês.
Toku Blog: Aliás, quais são as outras miniaturas que você fez fora do universo tokusatsu?
Junnyor: Personagens do filme de horror Evil Dead, Alf, Rattlehead (mascote da banda Megadeth). Reproduzi uma capa de um disco do Sepultura, de uma banda chamada Nervosa e recentemente estou fazendo personagens dos animes Zillion e Don Dracula.
Toku Blog: Qual é o objetivo desse trabalho?
Junnyor: Pra algumas pessoas não passaria de algo no âmbito comercial. Mas, pra mim, vejo mais pelo lado artístico e filosófico das coisas. Sou do tipo que, quando aprecio a arte de uma banda, por exemplo, uso da minha arte para homenagear os trabalhos dos quais julgo que foram e continuam sendo importantes pra minha vida.
Conhecendo melhor as miniaturas de tokusatsu
Toku Blog: Quais séries tokusatsu já tiveram, pelo menos, uma figura feita por você? E quais são as figuras de maior sucesso?
Junnyor: Bom, fiz primeiramente um Ultraman, depois vieram Changeman, Jaspion, Flashman, Goggle V, Metalder, PATRINE, Machine Man, Lion Man, Cybercops, Jiraiya, Jiban, Goranger. No momento está em andamento JAKQ.
Toku Blog: As figuras de tokusatsu são articuladas? A intenção é tê-las como item de decoração ou é possível “brincar” com elas?
Junnyor: Não são articulados, mas eu brinco mesmo assim. Mas como tenho imaginação fértil o suficiente em dobrar barras de aço, dobrar articulações é moleza.
Toku Blog: Além das figuras, quais outras miniaturas de tokusatsu você também já fez como castelos, naves, carros, etc?
Junnyor: Estou fazendo o Castelo de Grayskull e pouco do solo de Eternia que o circunda. Fiz um veículo de combate do Império Noza de Zillion, a moto inimiga da Destrap que tenta invadir a base do ZAC em Cybercops, iniciei uma Gozma Fighter de Changeman e está em andamento também a nave do Macgaren de Jaspion.
Toku Blog: As figuras que mais chamam a atenção são a dos personagens de Jaspion (que inclui variados monstros) e Jiraiya (que tem diversos ninjas). Quais coleções estão completas?
Junnyor: Completa, ainda nenhuma. As mais próximas de completar acho que seriam as do Jiraiya, pois na série, vários personagens reapareceram num segundo episódio.
Produção das action figures de tokusatsu e planos futuros
Toku Blog: Onde você as produz? Na sua casa ou em algum estúdio?
Junnyor: Num apartamento que daqui a pouco não terá nem mais espaço sequer pra eu entrar.
Toku Blog: Como você fabrica as action figures de tokusatsu? Que tipo de material usa?
Junnyor: Comecei com Epoxi. Ele tem um acabamento muito bom, mas não parece lá muito saudável pra se manipular. Migrei pra Biscuit e agora é só alegria.
Toku Blog: Alguém lhe ajuda a fazer?
Junnyor: Infelizmente não. Seria um sonho arrumar uma noiva artesã.
Toku Blog: Você vende as miniaturas de tokusatsu? Se sim, como alguém pode encomendar uma?
Junnyor: Quando surgem pessoas que tem noção de que é algo trabalhoso, eu negocio. Mas geralmente as pessoas querem pagar 1,99 e ainda com sedex grátis.
Toku Blog:Quais são os planos futuros para a Art of Junnyor Jun?
Junnyor: Trabalhar em Hollywood ou na Toei… brincadeira! Meu foco principal seria fazer boa parte dos monstros de Changeman, Jaspion e Flashman. Assim como o Império dos Ninjas do Jiraiya. Quem sabe? Conseguindo, será um sonho realizado, obviamente.
Toku Blog: Pode contar uma história interessante ou engraçada que lhe aconteceu envolvendo a Art of Junnyor Jun?
Junnyor: Bom, não lembro de algo engraçado com o mesmo teor das tiras da Revista Mad, das sátiras da TV Pirata ou coisas do Monty Phiton. Talvez o mais interessante tenha sido o momento em que presenteei o ator Takumi Tsutsui, ator que interpretou Jiraiya, durante sua visita ao Rio de Janeiro. Ele teve uma reação de surpresa engraçada ao receber uma inscrição de Pako que reproduzi.
A segunda parte engraçada é que depois do autógrafo, com a sala principal se esvaziando, vi o presente abandonado. Acredito eu que o staff, na correria, esqueceu o pacote. Daí resgatei e fui atrás do Ninja de Togakure para entregá-lo novamente.
Bom, a partir daí, pensei que seria mais um daqueles presentes de fãs em que o ídolo joga na lixeira assim que vira a primeira esquina. Mas, tempos depois me surpreendi com uma postagem do Takumi-San em que ele posa com a inscrição. A terceira coisa engraçada é que, ao ler os comentários da foto pelas redes sociais, alguns pensaram que se tratava da inscrição original da série e isso foi bem legal!
Se você gostou desta entrevista feita com o Junnyor e ficou curioso para conferir melhor a arte dele assim como suas miniaturas de tokusatsu, clique na imagem abaixo para conhecer a fanpage da Art of Junnyor Jun!