Viúvas da Manchete: por que esse termo surgiu entre os tokufãs?
Tokufãs é o termo designado aos fãs de tokusatsu que têm crescido cada vez mais no Brasil e no mundo. Basicamente, o público que curte os heróis nipônicos que defendem o Japão e o mundo de ameaças vindas do espaço, outras dimensões ou da própria Terra costumam ser divididos por épocas, tais como:
- anos 60: neste período, National Kid e outras séries originalmente produzidas em preto e branco começavam a entreter os brasileiros;
- anos 70: aqui, Ultraman e Ultraseven, Spectreman, entre outros defensores gigantes continuavam a encantar o público infantil;
- anos 80: quando já não parecia haver novidades no Japão, os Super Sentais, Metal Heroes e Kamen Riders chegam e conquistam de vez as crianças, a maioria deles transmitida pela Rede Manchete;
- anos 90 e 00: a franquia Power Rangers e outras séries nipo-americanas chegaram e dominaram o mercado, embora tenham despertado o interesse no público em conhecer as séries originais japonesas.
Mas, e como o termo “Viúvas da Manchete” surgiu entre os tokufãs?
A expressão apareceu pela primeira vez em 2007 no Orkut. Afinal, as comunidades que falavam sobre tokusatsu tinham o foco nas séries exibidas pela Rede Manchete durante os anos 80 e 90.
Na época, esse público queria ver novamente as séries e animes que eram exibidos pela extinta emissora e, mesmo com a exibição de atrações mais recentes como Ryukendo em 2009, o desejo de nostalgia continuava. Até que, durante uma discussão de fãs na tokunet, um membro disse “pare de chorar pela Manchete como uma viúva porque ela não vai voltar”. Nesse momento, o termo foi cunhado.
E, desde então, expressões similares surgiram como “viúva do Black”, “viúva do Jaspion“, “viúva dos Changeman“, entre outras que acabaram ganhando um tom pejorativo, a ponto de serem proibidas em alguns grupos e fóruns dedicados à tokusatsu assim como tópicos voltados unicamente a elogiar as séries antigas e desprestigiar as atuais.
E por que alguns fãs preferem as séries de tokusatsu antigas?
Geralmente, o que leva alguns fãs a preferirem as séries produzidas há 20 ou 30 anos em vez das que estão em evidência hoje é o saudosismo. O significado de saudosismo é gosto fundado na valorização demasiada do passado. Por isso, é comum ouvir algumas pessoas que assistiam Kamen Rider Black na infância dizerem que ele é melhor do que Kamen Rider Kiva, por exemplo.
Claro que séries antigas podem possuir bons atributos como, por exemplo, o fato de dublês protagonizarem séries nos anos 80 tal como Hiroshi Watari em Sharivan e Spielvan. Por outro lado, séries atuais também têm suas qualidades, a narrativa dos episódios de algumas séries Kamen Riders Heisei têm melhor desenvolvimento do que na Era Showa. Porém, enxergar essas qualidades pode ser difícil quando o sentimento nostálgico fala mais forte.
Afinal, nostalgia significa melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal que, no caso, pode ser entendido como as séries exibidas há mais de duas décadas.
E há algum problema em gostar mais de séries antigas do que novas e vice-versa? Nenhum! Afinal, todas são produções de tokusatsu e gostar delas, independente da época em que são produzidas, é o que nos torna tokufãs. E para vê-las a qualquer momento, confira este artigo que escrevemos com 9 canais para assistir tokusatsu online!