Maskman: conheça tudo a respeito dos defensores da luz!
Hikari Sentai Maskman (光 戦 隊 マ ス ク マ ン) é a décima primeira série Super Sentai da Toei. Foi ao ar na TV Asahi de 28 de fevereiro de 1987 a 20 de fevereiro de 1988, com um total de 51 episódios.
A série foi trazida ao Brasil pela Everest Vídeo e exibida na extinta Rede Manchete junto com Spielvan e Kamen Rider Black. Depois disso, houve uma reprise ao lado de Jiraiya em 1999 até o episódio 36.
Aqui neste artigo trazemos informações e curiosidades sobre o último esquadrão nipônico visto pelo público brasileiro. Vamos lá?
Leia também: |
Jaspion: saiba tudo sobre o lobo galáctico! |
Lion Man: conheça o herói que é uma dádiva dos ninjas! |
Flashman: saiba tudo sobre o comando estelar! |
História de Maskman
O Comandante Sugata é um cientista, sábio e mestre de todas as disciplinas de artes marciais. Ele descobriu a existência do Império Subterrâneo Tube, um reino outrora pacífico que se transformou em uma força maligna sob a liderança do misterioso Zeba que deseja conquistar a superfície.
A fim de enfrentá-los e frustrar seus planos, Sugata recruta cinco jovens para se tornarem os Maskman. Cada um torna-se especializado em um estilo de artes marciais, e Sugata os ensina como despertar o Poder Aura.
Um ano depois de Sugata recrutar e treinar os Maskman, o Império Tube está pronto para atacar. A princesa Ian, da família real de Igam, é enviada para espionar o mundo da superfície como Miho. Mas, se apaixona por Takeo, o Red Mask, e passa a desejar que os habitantes subterrâneos e que vivem acima coexistam. Porém, ela é sequestrada e aprisionada no gelo por sua traição.
Enquanto a luta entre Maskman e Tube se desenrola, Takeo espera poder resgatar Miho para viverem juntos.
Personagens de Maskman
Membros dos Maskman
Takeo / Red Mask
O líder do grupo tem 23 anos, é especialista em karatê e piloto de Fórmula 1. Ele foi escolhido pelo Chefe Sugata um ano antes do início da série após salvar um bebê deixado na estrada de ferro.
Kenta / Black Mask
Com 21 anos de idade, é o segundo em comando da equipe. Ele é especialista em kobudo, é tímido em relação às mulheres, embora às vezes também banque de playboy. É o mais alegre, forte e confiável dos Maskman.
Akira / Blue Mask
Ele é o mais novo Maskman, tem apenas 16 anos. Além de boxeador, é também especialista em espada reta. Ele perdeu seu pai quando ainda era criança. Mesmo muito jovem, ele se mudou para Tóquio a fim de aperfeiçoar sua habilidade em artes marciais e se juntar aos Maskman.
Sayaka / Yellow Mask
Aos 19 anos de idade, ela é especialista na arte ninja, tendo de se dedicar aos treinamentos desde criança ao invés de ter uma infância feliz. Como ela foi forçada por seu pai a abandonar todas as coisas femininas para se concentrar em ser uma ninja, se tornou uma lutadora feroz. Em contrapartida, ela é muito inteligente e adora dançar.
Keiko / Pink Mask
Tem 19 anos e é uma perita em T’ai chi ch’uan, além de ser uma mulher forte e dedicada. Ela também tem um coração puro, freqüentemente ensina a arte do t’ai chi para crianças.
Aliados dos Maskman
Chefe Sugata
Ele é um cientista e artista marcial que formou a equipe Maskman, um homem sábio que se destaca em meditação e em todas as artes marciais. Sugata foi quem descobriu a existência de Tube e sua trama para conquistar o mundo da superfície. Ele também é o dono da Sugata Racing, uma equipe de automobilismo na qual Takeru é piloto e Kenta trabalha como engenheiro.
Doutora Higashi
Ela é a assistente do Chefe Sugata, auxilia remotamente os Maskman durante suas lutas.
Princesa Ian / Miho
É a irmã gêmea de Igan enviada pelo Império Subterrâneo Tube para espionar a Terra e os humanos. Porém, ela se apaixona por Takeo e o avisa de Tube. Por conta disso, acaba sendo capturada por um monstro subetrrâneo e congelada.
Liu Asuka / Mask X1
Ele foi o protótipo do primeiro Maskman, inclusive tendo recebido um rigoroso treinamento do chefe Sugata. Porém, teve sua namorada morta pelo Império Subterrâneo Tube e desistiu de fazer parte do esquadrão até aparecer no episódio 39 para dar uma ajuda ao quinteto. Seu traje é diferente dos demais, lembrando um pouco o visual de Battle Fever J.
Os inimigos de Maskman
Império Subterrâneo Tube
Tube é um império subterrâneo, a princípio, pacífico, que surgiu há cinco milênios sob o domínio da família Igam. Porém, ao ser dominado pelo usurpador Zeba, Tube começa a se preparar para a guerra na superfície. Eles são baseados no Castelo Subterrâneo até que Zeba o destrua.
Rei Zeba
Zeba é o líder do Império Tube. Ele odeia todos os seres humanos e deseja transformar a superfície em um lugar frio e escuro.
Príncipe Igan
A irmã gêmea mais velha da Princesa Ian, ela foi criada como homem para, um dia, assumir o trono de sua família.
Anagumas
Ele é um monstro vive há mais de três séculos, razão pela qual é um profundo sábio. Como conselheiro de Zeba, ele é o único a ter acesso livre a Biblioteca Subterrânea, que contém a história da civilização de Tube.
Barrabás
Um espadachim habilidoso, sádico e impiedoso de sangue frio, além de membro forte da tribo Baluga e rival de Igam. Ele carrega consigo uma espada pesada que usa durante as batalhas.
Oyobu
Um ninja da tribo Buyon com pele vermelha e grandes orelhas pontudas que obedece as ordens de Barrabás. Ele pode cuspir fogo e correr numa velocidade próxima da luz.
Fumin
Uma Kunoichi do clã Fu, um grupo de ninjas que serviram a família Igam por gerações. Ela é capaz de atirar shurikens e fogo de sua boca, tornando-se a principal rival de Sayaka / Yellow Mask que também é uma ninja.
Okelamp
Uma que surge quando os monstros do Império do Tubo são derrotados pelos Maskman. Ao receberem seu raio, os monstros ficam gigantes. Como isso requer muita energia sua, ele deixa o campo de batalha dizendo “eu tô cansado”. Sua origem nunca foi revelada.
Soldados Ungler
Os soldados de infantaria de pele negra com videiras cobrindo seus rostos.
Cavaleiro Ladrão Kiroz
Um peregrino errante, implacável em conseguir o que quer. Kiros vê a beleza de Ian e, desde então, tenta torná-la sua. Por isso, Takeo / Red Mask se torna seu rival número um.
Robôs dos Maskman
Ao longo da série, o esquadrão contou com dois robôs gigantes. São eles:
Great Five
O primeiro robô dos Maskman é formado pela união dos cinco veículos dos Maskman, que são Jato Mask, Broca Mask, Tanque Mask, Helicóptero Mask e Avião Mask. Sua principal arma é a Espada Luz Fotoelétron retirada do Great Escudo, com a qual destrói os monstros gigantes de Tube, além do Giro Cortante, uma arma cortante em forma de cruz originada da hélice do Helicóptero Mask e a Arma Great, uma pistola que ele tira da cintura.
Robô Galaxy
O segundo robô dos Maskman, é a transformação do Land Galaxy, um veículo gigante onstruído pelo Doutor Yamagata, falecido amigo do Chefe Sugata. Ele utiliza como armas o Ancora Galaxy, Tiro Balcan e Bazuca Galaxy, além da habilidade de correr em super velocidade (chamada Corrida Espartana) e o Punch Aura Galaxy em que o robô concentra a energia aura dos Maskman na mão direita e desfere o golpe que elimina os monstros gigantes de Tube.
Filme dos Maskman
Uma versão cinematográfica de Maskman foi exibida no festival de cinema “Toei Manga Matsuri”, como parte das principais atrações da época: Metalder, Saint Seiya e Dragon Ball.
Nesse filme de apenas 20 minutos, os Maskman encontram uma sereia que vive no mundo subterrâneo e precisam salvá-la da ameaça de Tube.
Em quais países Maskman foi exibido?
França
Na terra dos vinhos e queijos, a série foi comercializada como a sequência direta de Choudenshi Bioman, chegando a receber o nome de Bioman 2 em 1988, uma estratégia similar a que recebeu Spielvan no Brasil ao ser intitulado Jaspion 2.
Filipinas
A série foi dublada na língua filipina como Laser Squadron Maskman e foi ao ar em 1988 e também em 1998. Fez muito sucesso por ter sido o primeiro Super Sentai exibido no país após a exibição de Shaider. Por essa razão, ambas as séries são vistas por lá como Jaspion e Changeman no Brasil.
Indonésia
Na Indonésia, a série foi transmitida pela primeira vez em meados dos anos 90 e esteve a ponto de ser exibida novamente em 2011.
Tailândia
Maskman também foi transmitido na Tailândia em 1989.
Malásia
A série foi dublada em malaio no início dos anos 90.
Coréia do Sul
Na Coreia do Sul, Maskman foi chamado de Guerreiros da Luz Maskman ( 의 전사 마스크 맨).
Como Maskman veio ao Brasil?
Defensores da Luz Maskman foi a quarta série do gênero Super Sentai a ser exibida no Brasil pela Rede Manchete em 1991 dentro da Sessão Super Heróis, substituindo Flashman. Seus episódios começavam com o narrador dizendo:
“Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo, essa força infinita se manifestará.”
Diferente das demais séries que estavam no ar na época, Maskman foi transmitido até o final. Porém, diferente de seus antecessores, os defensores da luz não tiveram muito reconhecimento por parte do público visto que o mercado do tokusatsu no Brasil estava ficando saturado. Isso, aliás, nos leva a outra questão.
Por que Maskman foi o último Super Sentai a ser exibido no Brasil?
Maskman foi distribuído por aqui pela extinta Everest Vídeo do empresário Toshihiro Egashira. Seu plano era trazer, no máximo, duas séries por ano para trabalhar adequadamente o marketing de cada uma delas. Porém, como quase todas as emissoras entraram numa corrida pela audiência exibindo diversas séries japonesas ao mesmo tempo, o gênero saturou e foi perdendo gradativamente a atenção do público. Nesse momento Maskman chegou ao Brasil e acabou não emplacando como seus antecessores.
Isso causou grande pena aos fãs, ainda mais levando-se em conta que os planos da Everest Vídeo era trazer ao país as séries seguintes: Liveman e Turboranger. Elas chegaram a ter seus nomes registrados por aqui, inclusive, porém, nada mais do que isso.
Bonecos dos Maskman
Aqui no Brasil o quinteto teve duas coleções lançadas pela Apollo, uma em que os heróis eram feitos de vinil e outra de plástico com os detalhes dos uniformes eram adesivos.
Porém, no Japão, os heróis tiveram também seus mechas que, juntos, formavam o Great Five!
Quadrinhos dos Maskman
No começo dos anos 90, Maskman teve uma coleção de histórias em quadrinhos lançadas pela Editora Abril. Como parte da coleção Heróis da TV, eles tiveram um total de 6 edições e 14 histórias em que enfrentam novas ameaças vindas após a destruição de Tube, tais como: o grupo criminoso Sistema, ninja Kazaro e até mesmo Boomerman do Jaspion e os Changeman os heróis chegaram a encontrar. Você pode baixar essas histórias em quadrinhos de tokusatsu aqui mesmo no Toku Blog.
No Japão eles também tiveram aventuras nos mangás, a começar por uma edição especial em que os Reds dos esquadrões anteriores se reúnem para recebê-los, algo bem similar ao que se vê no primeiro episódio de Turboranger e também no filme Gaoranger Vs Super Sentai.
Curiosidades sobre Maskman
Maskman foi o primeiro Super Sentai que mostrou cinco veículos individuais que formam um robô gigante, além de introduzir disciplinas de artes marciais não japonesas.
Em sua primeira transmissão, a Manchete não exibia o encerramento da série. Somente na reprise em 1999 o público conheceu o tema “Ai no Soldier” cantado por Hironobu Kageyama.
O ator Yasuhiro Ishiwata,que participou no episódio 34 como o monstro Grondogla fez também o Gô em Flashman e o lider dos Dimensian Ray em Jetman do qual também fazia parte Kanako Maeda, atriz da Keiko / Pink Mask.
Aliás, o nome original da Pink Mask não é Keiko. Na dublagem brasileira da série houve modificações nos nomes dos personagens: Takeru (Red Mask) teve seu nome trocado para Takeo, Haruka (Yellow Mask) virou Sayaka (mesmo nome da Change Mermaid em Changeman) e Momoko (Pink Mask) foi chamada de Keiko.
Porém, a mudança não foi tão gritante quanto na dublagem francesa: Takeru virou Michael, Kenta virou Kent, Akira virou Allan, Haruka virou Héléne e Momoko virou Barbara. Os outros personagens tiveram seus nomes originais conservados.
Na dublagem das Filipinas também houve mudanças de nomes em vários personagens, desta vez para nomes filipinos: Takeru virou Michael Joe, Kenta virou Leonard, Akira virou Adrian, Haruka virou Eloisa, Momoko virou Mary Rose e o Chefe Sugata teve seu nome modificado para Diretor Samuel Sugata. Algo similar aconteceu com os Samurai Warriors por aqui.
Maskman também foi a primeira série a apresentar um sexto membro, o Mask X-1, apesar de aparecer apenas no episódio 39. Aquele tratava-se do visual não aprovado do Red Mask.
A atriz Mina Asami, intérprete das gêmeas Igan e Ian / Miho, participou do episódio 40 de Flashman como Cybelia, além de ter entrado para o cinema pornô japonês.
Nos capacetes de Yellow Mask e Pink Mask existiam brincos, como os do capacete de Momoranger em Goranger, sendo um detalhe interessante que dava charme às guerreiras Maskman assim como as saias.
Quanto ao número 5 que os heróis trazem em seu uniforme, ele se deve ao nome original que a série receberia: Fiveman! Que acabou sendo dado ao esquadrão produzido três anos depois.
Na série, cada herói fazia um gesto para despertar o poder aura. Estes gestos eram simbolizados pelos Kuji-in, um método de meditação oriental que tem por finalidade uma representação filosófica de despertar energias positivas e invocar habilidades e forças de seus praticantes como uma forma da energia ser canalizada. Cada personagem tinha uma simbologia com os seus gestos.
As vestimentas dos Maskman e a pirâmide feita com a mão por um deles (o gesto Zai, feito por Red Mask) são dois detalhes que o seriado tem em comum com a maçonaria.
A atriz Machiko Soga, que participou do episódio 30 como a mãe de Barrabás, também participou de muitas outras séries do gênero como: Spielvan, Gavan, Machineman, Jiraiya, Zyuranger e Magiranger, sendo este seu último trabalho em tokusatsu.
Ao contrário de Flashman, os Maskman utilizavam o Robô Galaxy muito mais do que o Great Five durante a série.
Hayato Tani, o Chefe Sugata, era também, na mesma época, um dos apresentadores do programa Takeshi’s Castle que serviu de base para as Olimpíadas do Faustão.
Já Issei Hirota (Akira/Blue Mask) faria no ano seguinte o papel do Ryu Asuka/Yanin Spiker em Jiraiya. Aliás, tanto Blue Mask quanto Spiker representam os heróis de tokusatsu de menor estatura. Afinal, Hirota é bem pequeno, tem 1,56m de altura.
O ator Ryosuke Kaizu, que interpretou Takeo/Takeru/Red Mask, nunca tinha praticado karatê na vida, por isso foi treinado pelo pessoal do JAC (Japan Action Club). Ele até foi convidado para fazer uma participação especial em Gokaiger, mas recusou porque não queria ficar longe da família. Atualmente, ele mora nas Filipinas.
Logo, Issei Hirota aparece no episódio 49 de Gokaiger, novamente representando Akira. Ele entrega o Poder Supremo dos Maskman a Joe Gibken/ Gokai Blue, o qual também utiliza o poder no mesmo episódio para se transformar em Blue Mask.
Por falar em Gokaiger, Blue Mask e Yellow Mask aparecem em Power Rangers Super Mega Force, a versão sabanizada de Gokaiger, como poderes extras dos Rangers.
A aparência e velocidade de Oyubu tornam ele similar ao-herói americano The Flash. Já o estereótipo de Barrabás é bem parecido ao do pirata espacial Buba de Changeman e de Wandar de Flashman. Aliás, seu nome provém do bíblico Barrabás, o criminoso que foi libertado pelo Império Romano, a pedido do povo judeu, no lugar de Jesus Cristo.
A dublagem de Maskman teve algumas confusões, a começar pela princesa Igan que, no original, é chamada de Príncipe Igan por se tratar de uma mulher disfarçada de homem (apesar de seus traços delicados, voz feminina e batom).
E você? Já assistiu Maskman? Então, deixe um comentário aqui neste artigo e nos diga a sua opinião sobre a série!