Jiraya, Jaspion, Jiban: conheça os três primeiros Metal Heroes do Brasil!
Jiraiya, Jaspion, Jiban foram os primeiros tokusatsus do gênero Metal Heroes a serem exibidos no Brasil! E para que você lembre bem quem são eles e como eram as suas aventuras, redigimos este artigo. Vamos lá?
|
Afinal de contas, não há mais tokusatsu no Brasil? |
Jogos de tokusatsu: conheça os principais games de heróis japoneses! |
HQs de tokusatsu: leia os quadrinhos dos seus heróis favoritos! |
Jiraiya, o incrível ninja
Jiraiya foi a sétima série da franquia Metal Hero da Toei e a última da era Showa. A série gira em torno de um jovem ninja chamado Toha Yamashi que deve enfrentar numerosos ninjas de diferentes partes do mundo, vestindo uma armadura especial para se tornar-se Jiraiya.
Na história, a Família de Feiticeiros, liderada pelo Ninja Dokusai, faz seu movimento para recuperar Pako que está em poder da família Yamashi há gerações. Tetsuzan Yamashi, o 34º grande mestre da Família de Togakure, confiou a seu filhos, Toha e Kei, a proteção de Pako das forças dos Feiticeiros.
O fantástico Jaspion
O nome original da série é “Juspion”, uma junção das palavras em inglês “Justice” (Justiça) e “Champion” (Campeão). Jaspion é a única série do Metal Hero cujos combates ocorrem entre gigantes. A série foi ao ar no Brasil por meio da extinta TV Manchete.
Na história, enquanto lê a Bíblia da Galáxia, Edin descobre uma profecia chocante: quando o deus das trevas, Sathan Ghoss, despertar, o universo será devastado por monstros gigantes cheios de fúria. Após Sathan Ghoss aparece e a profecia ser posta em movimento, Edin ordena a Jaspion a detê-lo e combater os monstros corrompidos por ele numa viagem pelo espaço ao bordo da nave Daileon.
Jiban, o policial de aço
Jiban é uma série cujo visual leva a assinatura de Keita Amemiya e combina elementos do filme americano Robocop e Robot Detective K, tokusatsu da década de 70. A abertura da série diz: “Estas são as aventuras de um jovem e de uma garota que juraram lutar pela paz, fraternidade, e defesa da justiça pela humanidade”.
Na história, o detetive Naoto Tamura é morto por um Monstro Bionóide no cumprimento do dever. O doutor Kenzo Igarashi, homem cujos experimentos foram responsáveis pela existência do sindicato Biolon, trouxe Naoto de volta à vida como Jiban, o policial de aço.
Jiraiya, Jaspion, Jiban: qual fez mais sucesso no Brasil e no mundo?
Jaspion foi o primeiro Metal Hero exibido no Brasil, o que chamou a atenção do público na época e fez com que tivesse mais sucesso entre os três por aqui.
Em contrapartida, Jiraiya fez mais sucesso no Japão pelo fato do tema ninja ser forte culturalmente. Na França, o sucessor de Togakure também cativou os espectadores, a ponto da apresentadora do programa infantil em que a série era exibida, Dorothé, fez uma aparição durante dois episódios.
Por outro lado, Jiban conquistou em cheio o público latino-americano. A série dublada em espanhol foi exibida em países como Peru, Chile, Equador e Venezuela.
E você? Qual série prefere? Jiraiya, Jaspion, Jiban? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!