Godzilla

Godzilla: saiba TUDO sobre o primeiro tokusatsu japonês!

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Godzilla (ゴ ジ ラ ou “Gojira”) é um filme tokusatsu do gênero Kaiju Eiga produzido em 1954 pela Toho, além de ser o primeiro filme da franquia Godzilla e da série Shōwa. O filme é dirigido por Ishiro Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. O filme é estrelado por Akira Takarada, Momoko Kochi, Akihiko Hirata, Takashi Shimura, com Haruo Nakajima e Katsumi Tezuka como os artistas de Godzilla.

A Tsuburaya originalmente optou por um polvo gigante antes dos cineastas decidirem por uma criatura inspirada em dinossauros. Godzilla foi pioneiro em uma forma de efeitos especiais chamada suitmation, em que um dublê vestido de monstro ataca miniaturas.

Godzilla foi lançado em Nagoya em 27 de outubro de 1954, e lançado em todo o país em 3 de novembro de 1954, e arrecadou 183 milhões de ienes durante sua primeira apresentação teatral no Japão. O filme gerou uma franquia multimídia, sendo reconhecido pelo Guinness World Records como a mais antiga franquia de filmes da história. Desde então, Godzilla tornou-se um ícone da cultura pop internacional e o filme foi amplamente creditado por estabelecer o que, hoje, conhecemos como tokusatsu.

A história de Godzilla

Godzilla

Quando o cargueiro japonês Eiko-maru é destruído perto da Ilha Odo, outro navio – o Bingo-maru – é enviado para investigar, apenas para encontrar o mesmo destino com poucos sobreviventes. Um barco de pesca de Odo também é destruído, com um sobrevivente.

As capturas de pesca caem misteriosamente para zero, culpadas por um ancião da antiga criatura marinha conhecida como “Godzilla”. Repórteres chegam na Ilha Odo para investigar mais. Um aldeão diz a um dos repórteres que algo no mar está arruinando a pesca. Naquela noite, uma tempestade atinge a ilha, destruindo o helicóptero dos repórteres, e Godzilla, embora tenha sido visto rapidamente, destrói 17 casas, mata nove pessoas e 20 do gado dos aldeões.

Os residentes de Odo viajam para Tóquio para exigir socorro em desastres. As evidências dos aldeões e dos repórteres descrevem danos consistentes com algo grande que esmaga a aldeia. O governo envia o paleontólogo Kyohei Yamane para conduzir uma investigação na ilha, onde pegadas radioativas gigantes e um trilobita são descobertos. O sino de alarme da aldeia é tocado e Yamane e os aldeões correm para ver o monstro, recuando depois de ver que é um dinossauro gigante.

Yamane apresenta suas descobertas em Tóquio, estimando que Godzilla tem 50 metros de altura e evoluiu de uma antiga criatura marinha se tornando um animal terrestre. Ele conclui que o Godzilla foi perturbado por seu habitat natural submerso por testes de bombas de hidrogênio. Debate se segue sobre notificar o público sobre o perigo do monstro. Enquanto isso, 17 navios são perdidos no mar.

Dez fragatas são despachadas para tentar matar o monstro usando cargas de profundidade. A missão decepciona Yamane, que quer que Godzilla seja estudado. Tendo sobrevivido ao ataque, oficiais apelam para Yamane em busca de idéias para matar o monstro, mas Yamane diz a eles que Godzilla é imortal, tendo sobrevivido aos testes com a bomba H, e deve ser estudado.

A filha de Yamane, Emiko, decide interromper seu noivado marcado com Daisuke Serizawa, colega de Yamane, por causa de seu amor por Hideto Ogata, um capitão de navio de resgate. Quando um repórter chega e pede para entrevistar Serizawa, Emiko acompanha o repórter até a casa de Serizawa.

Depois que Serizawa se recusa a divulgar seu trabalho atual para o repórter, ele dá a Emiko uma demonstração de seu recente projeto sob a condição de que ela mantenha segredo. A demonstração a horroriza e ela sai sem romper o noivado. Pouco depois de voltar para casa, Godzilla vem da Baía de Tóquio e ataca Shinagawa. Como a população se defenderá dele?

Quais são todos os filmes de Godzilla

Após o primeiro filme de 1954 que descrevemos acima, muitas outras produções estrelando o rei dos monstros foram produzidas. Confira abaixo a lista completa e clique nos links para conferir os artigos que escrevemos sobre cada um.

Curiosidades sobre Godzilla

Além de uma história incrível e muitos filmes, o Rei dos Monstros também traz muitas curiosidades. Levantamos aqui as principais.

O que os críticos pensam de Godzilla

No filme, Godzilla simboliza o holocausto nuclear do ponto de vista do Japão e desde então tem sido culturalmente identificado como uma forte metáfora para as armas nucleares. O produtor Tomoyuki Tanaka declarou que o tema do filme, desde o início, era o terror da bomba.

Ele disse que a humanidade havia criado a bomba e agora a natureza iria se vingar da humanidade. Assim, o diretor Ishiro Honda deu início à produção de Godzilla, tomando como base os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, afirmando: “Se Godzilla tivesse sido um dinossauro ou algum outro animal, ele teria sido morto por apenas uma bala de canhão. Mas se ele fosse igual a uma bomba atômica, não saberíamos o que fazer. Então, peguei as características de uma bomba atômica e as apliquei no Godzilla.”

Godzilla

A acadêmica Anne Allison afirmou que Godzilla contém conotações políticas e culturais que podem ser atribuídas ao que os japoneses haviam experimentado na Segunda Guerra Mundial e que o público japonês era capaz de se conectar emocionalmente com o monstro.

Ela teorizou que esses espectadores viram Godzilla como uma vítima e sentiram que a história de fundo da criatura os lembrava de suas experiências na Segunda Guerra Mundial e que, como o teste da bomba atômica que acordou Godzilla foi realizado pelos Estados Unidos, o filme pode, de certa forma, culpar os Estados Unidos pelos problemas e lutas que o Japão experimentou após o término da Segunda Guerra Mundial. Ela também sentiu que o filme poderia ter servido como um método de enfrentamento cultural para ajudar o povo do Japão a abandonar os eventos da guerra.

Brian Merchant da Motherboard chamou o filme de “uma metáfora sombria e poderosa para a energia nuclear que ainda perdura hoje”. Segundo ele, é um filme inflexível, ilusoriamente poderoso sobre como lidar e assumir a responsabilidade pela tragédia incompreensível e artificial. Especificamente, tragédias nucleares.

Ele aponta que a produção é, indiscutivelmente, a melhor janela para as atitudes pós-guerra em relação à energia nuclear que temos – como visto da perspectiva de suas maiores vítimas. Terrence Rafferty do The New York Times declarou que Godzilla era uma óbvia metáfora gigantesca, nada sutil, propositadamente para a bomba atômica que o filme foi extraordinariamente solene, cheio de discussões sinceras.

Mark Jacobson, do Vulture afirmou que Godzilla transcende a tagarelice humanista. Muito poucos construtos corporificam tão perfeitamente os temores dominantes de uma era em particular. Ele é o símbolo de um mundo errado, uma obra do homem que uma vez criada não pode ser tomada.

Ainda segundo ele, Godzilla se levanta do mar como uma criatura sem nenhum sistema particular de crenças, além da versão mais elástica da evolução e da taxonomia, um ser que vive dentro dos recessos mais profundos do inconsciente coletivo que não pode ser racionalizado, um agente impiedoso que não aborda nenhum acordo. Em relação ao filme, Jacobson declarou que o primeiro Godzilla de Honda está alinhado com esses filmes do pós-guerra interiorizados e talvez o mais brutalmente implacável deles.

Tim Martin, do The Daily Telegraph, afirma que o filme original de 1954 é muito diferente de seus sucessores dos filmes B. Trata-se de uma alegoria sóbria de um filme com ambições tão grandes quanto seu orçamento, projetado para chocar e horrorizar uma audiência de adultos.

Ademais, sua lista de imagens assustadoras – cidades em chamas, hospitais sobrecarregados, crianças irradiadas – teria sido muito familiar para cinéfilos para quem as memórias de Hiroshima e Nagasaki ainda tinham menos de uma década.

Martin também observou como os temas do filme foram omitidos na versão americana uma vez que sua preocupação temática com a energia nuclear se mostrou ainda menos aceitável para os distribuidores americanos que, depois de comprar o filme, começaram uma extensa pesquisa e recauchutagem para os mercados ocidentais ao adaptar o filme para “Godzilla, the King of the Monsters”, a primeira versão sabanizada de um tokusatsu sobre a qual falarei mais adiante, ainda neste artigo.

A produção de Godzilla

Godzilla Eiji Tsuburaya

Em 1954, a Toho originalmente planejava produzir Eiko-no Kagi-ni (Na Sombra da Glória), uma coprodução japonês-indonésia sobre as conseqüências da ocupação japonesa da Indonésia no início dos anos 40. No entanto, o sentimento anti-japonês na Indonésia forçou a pressão política sobre o governo para negar vistos para os cineastas japoneses.

O produtor Tomoyuki Tanaka voou para Jacarta a fim de renegociar com o governo indonésio, mas não teve sucesso e no voo de volta ao Japão, concebeu a ideia de um filme gigante inspirado na produção norte-americana de 1953, The Beast from 20,000 Fathoms (“O Monstro do Mar”) e o incidente de Daigo Fukuryu Maru que aconteceu em março. daquele ano.

Durante seu voo, Tanaka escreveu um esboço e apresentou-o ao produtor executivo Iwao Mori que aprovou o projeto em abril de 1954, depois que o diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya concordou em fazer os efeitos do filme e confirmou que o filme era financeiramente viável.

Mori também sentiu que o projeto era um veículo perfeito para Tsuburaya e testou o sistema de storyboards que ele instituiu na época. Mori também aprovou a escolha de Tanaka de ter Ishiro Honda dirigindo o filme e encurtou o título da produção para o Projeto G (de “gigante”), além de dar status à produção classificada e ordenou que Tanaka minimizasse sua atenção a outros filmes e focasse principalmente em Projeto G.

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O roteiro de Godzilla

Godzilla

Tsuburaya, então, apresentou um esboço próprio, escrito três anos antes; apresentava um polvo gigante atacando navios no oceano Índico. Em maio de 1954, Tanaka contratou o escritor de ficção científica Shigeru Kayama para escrever a história. Com apenas 50 páginas e escrita em 11 dias, o tratamento de Kayama mostrava o dr. Yamane usando óculos escuros, uma capa e morando em uma casa de estilo europeu da qual só saía à noite.

Godzilla foi retratado com uma aparência mais parecida a um animal, chegando a terra para se alimentar de animais. O tratamento da história de Kayama também contou com menos destruição, além de usar cenas baseadas em O Monstro Do Mar, ao fazer Godzilla atacar um farol.

Takeo Murata e o diretor Ishiro Honda co-escreveram o roteiro em três semanas, confinando-se em uma pousada japonesa na ala de Shibuya, em Tóquio.Ao escrever o roteiro, Murata afirmou que Tsuburaya e Tanaka lançaram suas ideias também. Tanaka solicitou que eles não gastassem muito dinheiro, enquanto Tsuburaya os encorajou a fazer o que fosse preciso para que isso funcionasse.

Murata e Honda reconstruíram personagens e elementos-chave, adicionando o triângulo amoroso Emiko-Ogata-Serizawa, enquanto no tratamento de Kayama, Serizawa foi descrito como apenas um colega do Dr. Yamane. No tratamento de Kayama, a aparição completa de Honda e Murata optaram por não revelar Godzilla simplesmente mostrando partes da criatura enquanto o filme chegava à revelação completa. A Honda e Murata também apresentaram os personagens Hagiwara e Dr. Tanabe em seu rascunho, mas o papel de Shinkichi, que teve um papel substancial no tratamento de Kayama, foi cortado.

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O design de Godzilla

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Godzilla foi projetado por Teizo Toshimitsu e Akira Watanabe sob a supervisão de Eiji Tsuburaya. No início, Tanaka pensou em fazer com que o monstro fosse parecido com um gorila ou baleia, dando a ele o nome “Gojira” (uma combinação das palavras japonesas para gorira e kujira que significam, respectivamente, “gorila” e “baleia”), mas acabou se parecendo a um dinossauro. Posteriormente, no filme Godzilla Vs King Ghidorah, esse motivo é explicado.

Kazuyoshi Abe foi contratado anteriormente para criar o visual de Godzilla, mas suas idéias foram posteriormente rejeitadas devido ao fato de Godzilla parecer humanóide e mamífero demais, com uma cabeça em forma de cogumelo. Porém, Abe foi contratado para ajudar a desenhar os storyboards do filme. Toshimitsu e Watanabe decidiram basear o projeto de Godzilla nos dinossauros e, usando livros e revistas de dinossauros como referência, combinaram elementos de um tiranossauro, um iguanodonte e as barbatanas dorsais de um estegossauro.

Apesar de querer ter utilizado a animação em stop motion, Tsuburaya relutantemente se acomodou na adequação. Toshimitsu esculpiu três modelos de argila nos quais o terno seria baseado. Os dois primeiros foram rejeitados, mas o terceiro foi aprovado por Tsuburaya, Tanaka e Honda.

O traje de Godzilla foi fabricado por Kanji Yagi, Koei Yagi e Eizo Kaimai, que usaram varas de bambu finas e arame para construir um quadro para o interior do terno e adicionou malha de metal e amortecimento sobre ele para reforçar sua estrutura e finalmente aplicadas camadas de látex.

Trajes de borracha derretida foram aplicados adicionalmente, seguidos por recortes esculpidos e tiras de látex coladas na superfície do traje para criar o couro escamoso de Godzilla. Esta primeira versão do traje pesava 100 quilos. Para close-ups, Toshimitsu criou uma marionete de menor escala, mecânica e manual, que pulverizou correntes de névoa para agir como a respiração atômica de Godzilla.

Haruo Nakajima e Katsumi Tezuka foram escolhidos para vestir o traje do Godzilla, devido à sua força e resistência. No primeiro traje, Nakajima tinha dificuldades de manter o equilíbrio devido aos pesados ​​materiais de látex e inflexíveis usados ​​para criar o traje. Esta primeira versão do traje foi cortada ao meio e usada para cenas que exigem apenas tiros parciais de Godzilla ou close-ups, com a metade inferior equipada com suspensórios de corda para Nakajima usar.

Um segundo traje idêntico foi criado para filmagens de corpo inteiro, sendo mais leve que o primeiro, mas Nakajima ainda tinha dificuldade de manter-se dentro do traje por muito tempo de acordo com o livro Japan´s Favorite Mon-Star. Nakajima perdeu peso durante a produção do primeiro filme, mas, manteve-se firma em retratar Godzilla e outros monstros até sua aposentadoria em 1972.

Tezuka filmou cenas no traje Godzilla, mas devido ao seu corpo mais velho, ele não conseguiu se comprometer totalmente com as exigências físicas exigidas do papel. Como resultado, poucas de suas cenas chegaram ao final, já que poucas foram consideradas utilizáveis.

O nome de Godzilla também foi uma fonte de consternação para os cineastas. Como o monstro não tinha nome, o primeiro rascunho do filme não se chamava Gojira, mas sim G, também conhecido como Kaihatsu Keikaku G (“Plano de Desenvolvimento G”).

Nakajima confirmou no livro The Official Godzilla: Compendium que a Toho realizou um concurso para nomear o monstro. Inclusive, uma explicação que é atribuída à lenda é que os atributos físicos de um enorme funcionário do Toho Studios o levaram a ser apelidado de Gojira.

Contudo, em um documentário da BBC de 1998 sobre Godzilla que você pode assistir clicando aqui, Kimi Honda, a viúva do diretor, descartou a história do nome do funcionário como uma lenda, acreditando que, apesar dos executivos da Toho adorarem brincar com tais histórias, ela não é crível.

Os efeitos especiais de Godzilla

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Tsuburaya originalmente queria usar o stop motion para os efeitos especiais do filme, mas percebeu que levaria sete anos para ser concluído com base na equipe e infraestrutura atuais da Toho. Assim, concentrando-se na adequação e nos efeitos em miniatura, Tsuburaya e sua equipe vasculharam os locais que Godzilla destruiria e quase foram presos depois que um guarda de segurança escutou seus planos de destruição, mas foram libertados depois de mostrar à polícia seus cartões de visita e deixar claro que se tratava de um filme e não de um plano real de destruição.

Kintaro Makino, o chefe de construção das miniaturas, recebeu plantas de Akira Watanabe para as miniaturas e designou de 30 a 40 trabalhadores do departamento de carpintaria para construí-los, o que levou um mês para construir a versão reduzida de Ginza, em Tóquio. A maioria das miniaturas foi construída na escala de 1:25, mas o edifício do governo foi reduzido para uma escala de 1:33 para parecer menor que o Godzilla.

A estrutura dos edifícios era feita de finas tábuas de madeira reforçadas com uma mistura de gesso e giz branco. Explosivos foram instalados dentro de miniaturas que seriam destruídas pelo sopro atômico de Godzilla. Enquanto alguns foram borrifados com gasolina para fazê-los queimar mais facilmente, outros incluíam pequenas rachaduras para que pudessem desmoronar facilmente.

Além disso, técnicas de animação óptica foram usadas para as barbatanas dorsais brilhantes de Godzilla, tendo centenas de células desenhadas quadro a quadro. Haruo Nakajima transpirou tanto dentro do traje que a equipe tinha de secar o forro todas as manhãs e, às vezes, virar o traje do avesso, além de reparar os danos.

A equipe de efeitos especiais passou 71 dias filmando. A maior parte do filme foi filmado no estúdio da Toho. A equipe da Honda também filmou em locações na península de Shima, na província de Mie, para as cenas da Ilha Odo.

A Toho havia negociado com as Forças de Autodefesa do Japão para filmar cenas que exigiam os militares e filmaram práticas e exercícios de alvos para o filme. A equipe de Honda seguiu um comboio de veículos JSDF para a cena de despacho do comboio. Duas mil meninas de uma escola foram chamadas para a cena de oração pela paz. No total foram 51 dias de filmagem.

A versão americana de Godzilla

Godzilla King of the Monsters

Após o sucesso do filme no Japão, a Toho vendeu os direitos americanos a Joseph E. Levine por US$ 25.000. Assim, uma versão altamente alterada do filme foi lançada nos Estados Unidos e em todo o mundo como “Godzilla, o Rei dos Monstros” em 27 de abril de 1956.

Esta versão reduziu o original para 80 minutos e apresentou novas imagens com o ator canadense Raymond Burr interagindo com duplas de corpo misturadas com as filmagens da Honda para fazer parecer que ele fazia parte da produção japonesa original. Muitos dos temas políticos do filme foram aparados ou removidos completamente.

Foi esta versão do filme Godzilla original que introduziu o personagem ao mundo inteiro, além de ser a única que os críticos e estudiosos tiveram acesso até 2004, quando o filme de 1954 foi lançado em cinemas da América do Norte. “Godzilla, o Rei dos Monstros” arrecadou US$ 2 milhões durante sua exibição, mais do que o filme de 1954 arrecadou no Japão.

Honda não sabia que Godzilla tinha sido reeditado até que Toho levou “Godzilla, o Rei dos Monstros” ao Japão em maio de 1957. Legendas em japonês foram dadas aos atores japoneses já que seus diálogos diferiam muito do roteiro original, além de serem dublados em inglês. Desde o lançamento do filme, Toho adotou o apelido de “Rei dos Monstros” para Godzilla, que, desde então, aparece assim no marketing oficial da produtora, tal como em propagandas e materiais promocionais.

Em 1998, a TriStar Pictures lançou uma releitura de Godzilla, dirigida por Roland Emmerich. Apesar de Emmerich querer que seu Godzilla não tivesse nada a ver com o Godzilla da Toho, ele manteve alguns elementos do filme original de 1954, afirmando que tomaram parte do enredo básico do filme original em que a criatura é criada pela radiação e torna-se um grande desafio.

Em 2014, a Warner Bros e Legendary Pictures lançou um reboot da franquia Godzilla, dirigida por Gareth Edwards. Edwards afirmou que seu filme Godzilla foi inspirado no filme original de 1954 afirmando que Godzilla é uma metáfora para Hiroshima no filme original e que a produção buscou manter isso, além de outros aspectos.

Mas, e você? O que acha de Godzilla? Assistiu tanto a versão original quanto a americana? Deixe um comentário aqui neste post e nos diga a sua opinião!

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