Afinal, séries tokusatsu são coisa de criança?
“Séries japonesas são coisa de criança” – esta é uma frase que alguns fãs de tokusatsu já ouviram em algum momento da vida. Afinal, é comum que crianças vibrem com as aventuras de heróis japoneses e passem a se interessar por outros tipos de produção quando se tornam adolescentes e adultos. Mas, será que séries tokusatsu são realmente voltadas unicamente para o público infantil?
Para responder essa pergunta, redigimos este artigo a fim de apresentar quais são as principais características de produções infantis e os públicos que as séries japonesas podem conquistar. Vamos lá?
Leia também: |
O que acontece com os monstros japoneses quando ficam gigantes? |
Tokusatsu Music: saiba quais são os principais cantores de tokusatsu |
Miniaturas de tokusatsu: conheça a arte de Junnyor Jun |
Quais são os aspectos dos filmes e séries infantis?
Os filmes infantis começaram a ganhar notoriedade na década de 1930 nos Estados Unidos e na Europa onde foram nomeados como “filmes de família”. Enquanto os filmes norte-americanos eram estrelados por crianças que atendiam a um padrão específico de aparência física, os europeus tratavam de apresentar crianças de aspectos mais comuns.
Além disso, os filmes produzidos na Europa tratam de mostrar histórias a partir da perspectiva da criança, explorando várias emoções e experiências que vivemos durante a infância. Um exemplo disso é a série alemã Pumuckel que era exibida pela Rede Manchete durante a época de ouro dos tokusatsus.
Por outro lado, as produções do gênero feitas nos Estados Unidos envolvem tanto crianças quanto adultos para que os filmes e séries sejam facilmente comercializados para todos os tipos de público no mundo inteiro.
Quais filmes e séries infantis também são apreciadas por adultos?
Como as produções norte-americanas têm o intuito de agradar toda a família, as produções da Disney são as que mais se destacam na relação de filmes infantis que adultos também veem. Afinal, além de muitas pessoas crescerem assistindo obras da Disney e continuar vendo-as com os filhos, os filmes trazem mensagens que pertencem ao estilo de vida delas.
O Rei Leão é um bom exemplo, pois, enquanto as crianças se divertem cantando Hakuna Matata, os mais velhos têm sua atenção voltada ao amadurecimento de Simba que envolve assumir responsabilidades e lidar com perdas, características do mundo adulto.
Personagens da Marvel e DC também fazem bastante sucesso entre pessoas das mais diversas idades e fica mais claro perceber para quais públicos eles são destinados a partir do tipo de produção.
Vejamos os X-Men, por exemplo. Os desenhos animados dos mutantes são voltados ao público infantil, pois trazem histórias simples, cheias de ação, além de um apelo visual que desperta nas crianças o interesse pelos brinquedos da franquia.
Já os quadrinhos são destinados ao público jovem e adulto. Muito embora crianças também possam lê-los, elas trazem elementos características de histórias para os mais velhos, tais como violência, sexo e drogas.
E o mesmo é replicado em boa parte dos filmes, os X-Men mesmo têm como classificação indicativa 12 anos, enquanto séries como Demolidor e filmes como DeadPool são indicados para maiores de 18 anos.
Ok, mas e as séries tokusatsu? Também agradam tanto crianças quanto adultos?
Agora que entendemos o contexto dos filmes e séries infantis tal como foram concebidos no ocidente, podemos focar no Japão para, por fim, responder a pergunta: afinal, tokusatsu é coisa de criança?
Muitos tokusatsus clássicos (como o próprio Kamen Rider) foram baseados em mangás, a exemplo de como ocorre até hoje com os animes. Portanto, tratemos primeiro de entender como são classificados os mangás japoneses.
Quais são os tipos de mangás e seus públicos no Japão?
Kodomo
Estes são os mangás voltados para o público infantil (kodomo significa “criança” em japonês) e trazem histórias simples e cheias de ensinamentos e lições de moral. Doraemon é um exemplo deste tipo de mangá.
Shounen
Este é o estilo de mangá mais conhecido no mundo inteiro, tratam-se de histórias destinadas ao público infanto-juvenil masculino e exploram gêneros como ação, aventura, comédia e esportes. Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Yu Yu Hakusho são alguns dos mangás shounen de maior sucesso no Brasil.
Shoujo
Ao contrário do shounen, os mangás shoujo são voltados para o público infanto-juvenil feminino e, embora suas histórias também possam ser de aventura ou comédia, a maioria dos títulos é de romance, podendo incluir elementos fantásticos (como Sailor Moon) ou não (como Orange).
Ecchi
Apesar de se tratar de um estilo, alguns otakus consideram o ecchi como um estilo de mangá. Mais precisamente aqueles que trazem tons de erotismo na história, tal como pode ser visto em Video Girl Ai e DNA2 de Masazaku Katsura.
Gekiga
Este é um gênero que surgiu nos anos 50 com a intenção de se diferenciar dos quadrinhos shounen. Assim, suas histórias são destinadas ao público adulto e trazem temas mais densos, além de um traço mais pesado. Golgo 13 é o mais conhecido mangá desse tipo.
Seinen
Mangás seinen tiveram início nos anos 70 inspirados no gekiga, pois possuem características muito semelhantes e o mesmo tipo de público adulto. Akira e Ghost in the Shell são as maiores referências.
Josei
Esta é a versão feminina do Seinen, ou seja, engloba mangás que trazem histórias para mulheres adultas. Ao contrário do shoujo, as tramas são mais realistas e raramente trazem elementos fantásticos, além de explorar mais a sexualidade. Honey and Clover é um dos títulos mais conhecidos.
A quais públicos japoneses as séries tokusatsu são destinadas?
Os tokusatsus mais conhecidos no mundo inteiro são produzidos para o público infantil, pois suas características são as mesmas dos mangás kodomo. Os Super Sentais, por exemplo, são compostos por histórias simples e ensinamentos, apesar de séries de outros gêneros como Machine Man também terem esse perfil. Por conta de séries assim, algumas pessoas acabam entendendo que tokusatsu é coisa de criança, mas isso não é verdade.
Algumas séries são feitas com foco em públicos mais velhos. Dentro do gênero Super Sentai mesmo, Jetman conquistou o público shounen por trazer uma trama mais desenvolvida, ótimas cenas de ação e personagens menos infantis como Black Condor que, ao contrário de outros paladinos da justiça de mesmo estilo, fuma cigarro e bebe whisky quando não está combatendo o mal.
Kamen Rider Kuuga e as primeiras séries da Era Heisei também foram produzidas visando atrair o público shounen, até mesmo as histórias dos episódios tinham uma narrativa muito similar às dos animes do mesmo estilo.
Apesar do estilo shoujo não existir entre as séries tokusatsu, há o Fushigi Comedy cujas heroínas, como Patrine, cativam o público infanto-juvenil feminino e também Panchanne com a qual mulheres adultas conseguem se identificar por ter uma personagem que, além de proteger o mundo como uma heroína, lida com situações como cuidar dos filhos, do marido e dos afazeres domésticos.
Existem também heroínas criadas para conquistar o público masculino adulto como Dogoo Girl cujas personagens esbanjam beleza e sensualidade. E isso nos leva à séries de tokusatsu adultos que, a exemplo dos mangás gekiga e seinin, trazem personagens mais maduros, histórias mais complexas, além de pitadas maiores de violência e sexualidade. GARO é o exemplo mais conhecido, assim como Lion Maru G, a continuação direta do clássico Kaiketsu Lion Man.
E claro que também existem produções voltadas para toda a família. Os últimos filmes estrelados por heróis que tiveram suas estreias há 10, 20 ou 30 anos (tais como Uchuu Keiji Next Generation e Space Squad) trouxeram tanto elementos que chamam a atenção das crianças (como os roll calls clássicos) quanto dos adultos (cenas de violência um pouco acima do padrão, romance e sensualidade).
A partir desses exemplos, podemos concluir que tokusatsu não é coisa de criança somente. Apesar de as séries mais conhecidas serem voltadas para elas, há heróis japoneses para todos os tipos de públicos. E para saber tudo à respeito desse incrível universo das séries tokusatsu, confira o guia que escrevemos à respeito.