monstros japoneses

Saiba como a matemática explica o agigantamento dos monstros japoneses

Toku Blog YouTube

Quem gosta de tokusatsu, em algum momento, já se perguntou porque os monstros japoneses de algumas séries, como Super Sentais, por exemplo, ficam gigantes. Ok, sabemos que isso ocorre quando ele é derrotado em combate e recebe um raio que o faz crescer de tamanho. Mas, qual fenômeno explica isso? É a pergunta que muitos fãs se fazem até hoje. Na verdade, muitas outras dúvidas também são levantadas, tais como:

  • Por que os monstros ressuscitam como gigantes?
  • Por que muitos monstros ficam irracionais quando gigantes?
  • Por que os monstros se tornam mais fracos e lentos quando gigantes?
  • Aliás, por que ele se torna tão fraco a ponto de perder a luta para um robô gigante que, geralmente, sequer consegue se locomover direito?

Para responder essas perguntas de uma vez por todas, escrevo este artigo. Porém, como existem mais de 40 Super Sentais cujos monstros aumentam de tamanho de diversas formas e sofrem diferentes consequências por conta disso, optei por focar nos Changeman, Super Sentai de maior sucesso no Brasil, para responder às perguntas acima. Vamos lá?

Leia também:
Afinal, por que não há mais tokusatsu no Brasil?
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?
Roll Call: por que heróis japoneses fazem poses antes de lutar?

Os monstros de Super Sentai morrem e ressuscitam como gigantes?

Antes de entrarmos na teoria sobre o agigantamento dos monstros, tratemos de eliminar um mito recorrente nesse tipo de produção: a que os monstros morrem e ressuscitam como gigantes. Porém, isso não procede.

Ao menos, em Changeman, eles recebiam uma rajada da Power Bazooka, arma mais poderosa do esquadrão, e eram abatidos pelo choque e explosão do disparo. Porém, eles não morriam, apenas ficavam muito feridos e se tornavam gigantes após serem atingidos pelo raio de Gyodai.

Outras séries deixam isso ainda mais claro como, por exemplo, Denziman que mostra o monstro se levantando após receber o golpe final e executando o seu próprio agigantamento.

O que acontece quando alguém (mesmo um monstro) se torna gigante?

É biologicamente impossível alguém se tornar gigante sem que isso gere uma série de consequências conforme aponta o princípio matemático conhecido como lei quadrado-cubo, e o mesmo vale para os monstros de Changeman.

A lei do quadrado-cubo é aplicada em vários campos científicos e técnicos e descreve a relação entre volume e área de um corpo à medida que suas dimensões aumentam ou diminuem.

O princípio estabelece que, quando uma forma cresce em tamanho, seu volume cresce mais rápido que sua superfície. Por exemplo: ao tornar um cubo simples 10 vezes maior, sua área de superfície será aumentada 100 vezes mais, enquanto seu volume aumentará 1000 vezes mais.

E, como certas funções dos corpos de organismos vivos (o que inclui monstros de tokusatsu) estão relacionadas à área e algumas ao volume, a funcionalidade de certos órgãos fica atrelada à uma determinada faixa de tamanho.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Isso explica porque os monstros de Changeman conseguem falar e se comunicar como seres humanos quando estão em tamanho normal, mas perdem essa capacidade quando ficam gigantes. Certamente, a funcionalidade de seus cérebros é proporcional ao tamanho original de seus corpos e fica prejudicada quando crescem, razão pela qual eles só conseguem grunhir ao invés de falar após receberem o raio agigantador de Gyodai.

Esse mesmo princípio pode ser aplicado nos outros esquadrões exibidos aqui no Brasil pela Rede Manchete. Apesar dos monstros de Flashman e Maskman serem naturalmente irracionais (e assim permaneciam após receberem o raio agigantador de Meduzan e Okelamp respectivamente), havia algumas exceções como Anagumas, um dos poucos monstros do Império Subterrâneo Tube capaz de falar e raciocinar.

No final de Maskman, ele ficou gigante para enfrentar o quinteto e também se tornou irracional. Anagumas gigante não falava, apenas soltava grunhidos, o que fortalece a teoria aqui discutida. E por falar em força…

Por que os monstros japoneses ficam mais fracos e lentos quando se tornam gigantes?

Um ser que se conseguisse se tornar gigante teria a sua força muscular severamente reduzida uma vez que a seção transversal de seus músculos aumentaria pelo quadrado do fator de escala, enquanto sua massa aumentaria pelo cubo de o fator de escala.

Assim, um monstro dez vezes maior, com cem vezes mais músculos precisa realizar mil vezes mais trabalho. Como resultado disto, as funções cardiovasculares e respiratórias são severamente sobrecarregadas, o que os torna mais lentos e mais fracos (até mesmo a ponto de perder a luta para um robô gigante desengonçado que mal consegue se locomover).

Change Robo

Isso ocorre com monstros agigantados tanto de origem terrestre quanto marinha, o que nos leva a responder outra curiosidade.

Por que quase todo tokusatsu tem monstros gigantes marinhos?

Como pudemos ver, muitas funções corporais são prejudicadas em virtude do aumento desproporcional de área e volume. A energia consumida pelo corpo inteiro será diretamente proporcional à massa corporal, e assim será o suprimento de oxigênio necessário.

Assim, a necessidade de oxigênio aumentará de maneira proporcional ao volume. No entanto, a área da superfície  responsável pela difusão de oxigênio nos vasos sanguíneos irá crescer muito mais devagar, causando suprimento insuficiente de oxigênio para o corpo.

Por essa razão, é comum vermos em tokusatsu monstros aquáticos ou de origem aquática, pois, na vida real, os maiores animais existentes são marinhos. E isso não é uma coincidência porque a flutuação da água nega, de certo modo, os efeitos da gravidade, o que possibilita que criaturas do mar tenham tamanhos muito grandes por não precisarem das mesmas estruturas musculoesqueléticas das criaturas terrestres. E com monstros de tokusatsu não poderia ser diferente.

Godzilla Ebirah
Godzilla Vs Ebirah, o monstro que é o terror dos oceanos,

Gostou deste artigo sobre o que acontece com os monstros japoneses quando eles ficam gigantes? Acredita que seus amigos também irão gostar? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais! Até a próxima!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.