Esquadrão Relâmpago Changeman

Changeman: com vocês, o esquadrão relâmpago defensor do planeta Terra!

Toku Blog YouTube

Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン), conhecido no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman, é um tokusatsu da franquia Super Sentai produzido pela Toei Company e exibida pela TV Asahi entre 1985 e 1986.

Foi a primeira série Super Sentai exibida por aqui e um marco do tokusatsu no Brasil para toda uma geração de fãs de seriados japoneses. Uma verdadeira febre que assolou o Brasil e em 2018 completou 30 anos de estreia por aqui. Relembre as aventuras do Esquadrão Relâmpago na luta contra o império Gozma.

Personagens dos Changeman

O temível Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo, no original – sacou a pronúncia adaptada para “senhor”?) é um tirano galáctico que conquista planetas a seu bel prazer, dizimando povos e os escravizando. Durante seu percurso pelo espaço recruta um exército de invasão,  o perverso império Gozma. Todos eles são remanescentes de planetas destruídos por Bazoo e buscam a restauração de suas terras natais.

O sub-líder do império é o Comandante Giluke, que tem ao seu lado o implacável Pirata Espacial Buba, a poderosa Shima e o fiel escudeiro Gata. Além deles, o monstro Gyodai, capaz de transformar monstros em tamanho gigante. Na linha de frente de ataque, os asquerosos Soldados Hidler. O próximo alvo de Gozma é o planeta Terra.

Changeman Esquadrão Relâmpago

Para conter os ataques da vilania, é formada a equipe dos Defensores da Terra. Liderados pelo Sargento Ibuki, bravos combatentes são treinados sob as condições mais inóspitas possíveis. Alguns chegam a desistir, mas acabam sendo escolhidos pelo próprio planeta Terra, já que são banhados pela Força Terrestre. Assim, tornam-se membros do Esquadrão Relâmpago Changeman. São eles: Tsurugi (Dragon), Hayate (Griphon), Oozora (Pegasus), Sayaka (Mermaid) e Mai (Phoenix).

Quais são os membros dos Changeman?

Hiryu Tsurugi / Change Dragon: outrora, ele foi um oficial da Força Aérea Japonesa e também o melhor jogador de baseball da sua escola. Ao se transformar em Change Dragon, ele enfrenta os inimigos com ataques aéreos, de curto e longo alcance.

Sho Hayate / Change Griphon: antes de se tornar um Changeman, ele fazia parte do exército japonês. Além de mulherengo, é muito narcisista, vive penteando os cabelos (algumas vezes até mesmo durante as lutas). Seu 

Yuma Ozora / Change Pegasus: ele era um oficial do exército antes de se juntar aos Changeman. Seu maior sonho, no entanto, não é ser um militar ou defensor da Terra e sim abrir um restaurante.

Sayaka Nagisa / Change Mermaid: ex-oficial da força-tarefa do exército japonês, ela é a integrante dos Changeman com maiores conhecimentos estratégicos, o que é essencial para as táticas da equipe.

Mai Tsubasa / Change Phoenix: ela era uma espiã do exército nipônico antes de se tornar uma Changeman. Por essa razão, ela é especialista em disfarces. Também é a que tem personalidade mais forte entre os cinco.

Equipamentos dos Changeman

De posse de potentes veículos como Moto e Auto Changer, os heróis combatem as intempéries que afligem a Terra. Munidos da poderosa Bazooka, formada a partir de suas bazucas individuais, destroem os monstros de Gozma. A bordo da Base Shuttle, os Changeman pilotam três superveículos que formam o magnífico Change Robo: Jet-Changer 1 (Dragon), Heli-Changer 2 (Griphon e Mermaid), e Land-Changer 3 (Pegasus e Phoenix). Os heróis possuem ataques individuais e ataques em grupo, como a Formação Raio Bumerangue e a Defesa Furacão.

Changeman - Change Robo

Personagens coadjuvantes em Changeman

Um dos destaques na trama é Nana, uma garota que veio do planeta Technoliquel e detém a famigerada Aura Energética, fonte de poder inesgotável para quem for banhado por ela no momento em que a menina a emanar. A temível Ahames, a Rainha de Mazzo, uma poderosa inimiga que os Changeman têm de enfrentar ao longo da trama, é a primeira a se banhar na Aura Energética. O dragão bicéfalo Yan-Geran, mascote de Ahames, também causou muitos problemas aos heróis durante as aventuras.

Giluke, após ser derrotado pelos Changeman e mandado a um cemitério espacial por Bazoo, reaparece na Terra e inicia sua caçada pela Aura Energética de  Nana, para que ele possa “renascer” tão forte como antigamente. Ao conseguir seu objetivo, transforma-se no Super Giluke.

O príncipe Ícaro, o filho do Rei Bazoo, é outro personagem marcante na trama. Juntamente com o monstro Dolar, vem à Terra e acaba criando uma grande afeição por Sayaka, que é muito parecida fisicamente com sua mãe. Por conta deste laço de doçura vinda de Ícaro, Bazoo resolve dar cabo da vida do próprio filho. Vai ser ruim assim no inferno, hein?

Changeman - Império Gozma

Outro que sofreu nas mãos de Gozma e acordou tarde demais foi Buba. A pirata espacial Gil, o grande amor de sua vida, aparece na Terra e alerta sobre os planos de Gozma. No meio do caminho, Gil é brutalmente assassinada, ao passo que Giluke tenta transformar Buba em um monstro espacial. Foi o alerta final para que Buba abrisse os olhos definitivamente. Shima, princesa de Aman, foi outra que acabou se rebelando contra Gozma e se aproximando cada vez mais de Change Dragon durante os desdobramentos finais da série.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

A família de Gata tem papel fundamental na trama. O garoto Wallage é um dos transmissores da mensagem de paz para o universo através da doce música de sua ocarina. Zone, mulher de Gata, estava grávida e buscava apenas uma vida em harmonia entre os povos, para que pudesse criar a criança em um ambiente de paz.

A trama revela, aos poucos, que todos os combatentes de Gozma eram também vítimas das circunstâncias, e que poderiam ter um destino bem diferente caso Bazoo não tivesse aparecido na vida deles.

Leia também:
Jaspion: saiba tudo sobre o lobo galático!
Lion Man: saiba tudo sobre o herói que é uma dádiva dos ninjas!
Flashman: saiba tudo sobre o comando estelar!

 

Curiosidades sobre os Changeman

Bebendo na fonte dos desenhos de odisseias cósmicas de Leiji Matsumoto, como Patrulha Estelar, Capitão Harlock e Galaxy Express 999, Changeman tem um apelo muito forte para a questão da guerra entre os povos, e as mazelas que isso causa em diversas sociedades. Em 1985, a Toei já havia abordado temática semelhante em Jaspion – uma época em que o espaço estava em alta graças ao Cometa Halley.

Fugindo um pouco da temática “desvirtuada” em Bioman (1984), em que os acontecimentos da série quebravam um pouco a linearidade dos Super Sentai, Changeman voltou a “colocar nos eixos” o padrão dos esquadrões coloridos, com monstro do dia em tamanho civil que, depois de executado, cresce e se torna um monstro gigante.

Changeman foi a primeira série desde Battle Fever J (1979) a não ter um integrante amarelo na equipe. Change Mermaid foi a segunda integrante de cor branca a figurar nos Super Sentai, fato que não ocorria desde JAKQ (1977), com o personagem Big One.

Dois especiais de vídeo permanecem inéditos no Brasil até o momento. Somando com os 55 episódios semanais, Changeman foi a série a segunda série a ter mais histórias exibidas na TV japonesa na franquia Super Sentai, perdendo apenas para os 84 episódios de Gorenger (1975). 

Changeman - Power Bazooka

A série foi lançada em VHS no Brasil a partir do primeiro semestre de 1987, em um ousado lançamento da Everest Video. Após o sucesso comercial das fitas, a série estreou, juntamente com Jaspion, na Rede Manchete. O Clube da Criança, apresentado por Angélica, foi o lar das séries a partir de 22 de fevereiro de 1988. Changeman ficou na Manchete até 1992. Em 1994, foi remanejado para a Record e em 1996 para a CNT/Gazeta, onde ocorreu sua última exibição oficial no Brasil. Na década de 1990, o selo Intermovies relançou as fitas VHS. Já nos anos 2010, a Focus Filmes foi a responsável por trazer a série em DVD.

Uma semana depois da estreia na TV, ocorreu um show de lançamento no Anhembi. Foi a primeira apresentação do famigerado “Circo Show”, que percorreu diversas cidades do Brasil, apresentando histórias inéditas para a criançada, nos mesmos moldes dos shows do Korakuen Park, que tradicionalmente ocorrem no Japão.

Os brinquedos de Changeman foram lançados no Brasil pela Everest Brinquedos, Apolo e Rosita. Máscaras, bottons, espadas, bonecos e outros apetrechos fizeram muito sucesso na virada dos anos 1980 para 1990. Uma massiva campanha no Dia das Crianças de 1988 em parceria com a Mesbla foi o estopim para a venda dos produtos. As espadas, produzidas pela Rosita, até hoje circulam no mercado nacional, com outra roupagem.

Os quadrinhos da série foram lançados no Brasil pela EBAL, que quadrinizava histórias idênticas às da TV. Posteriormente, foi parte integrante da revista do Jaspion, publicada pela Abril Jovem. Changeman foi parte integrante de uma série de crossovers produzidos pelos roteiristas brasileiros, incluindo aventuras com Boomerman, Flashman, Jaspion e um encontro com os Maskman. Aliás, obrigado a Gabriel Calvet por conceder as imagens que ilustram este artigo.

Changeman Quadrinhos

Um herói muito similar ao visual de Change Griphon, chamado Cho Jigen Zelsite, foi criado em 1985 e teve participação do character designer Yutaka Izubuchi, um dos papas dos Super Sentai dos anos 1980.

O internacional é da série é Electro Changeman. Curiosamente, o programa humorístico Tá no Ar: A TV na TV homenageou os Changeman em um sketch que mostrava  a luta do Esquadrão Electro Five nas ruas de uma Tóquio feita de maquete. A produção, totalmente falada em japonês, teve abertura estilizada remetendo aos defensores da Terra, cena de transformação, bazuca e até monstra gigante, interpretada por Andréa Beltrão.

E por falar em adaptações, Changeman também foi o primeiro Super Sentai dos anos 80 adaptado para Power Rangers. Sim, é isso mesmo. Em Power Rangers Super Mega Force, que usa cenas de Gokaiger, os defensores de Alameda dos Anjos usam os poderes dos e se transformam nos Changeman cujos poderes foram chamados de “Ranger Dragão Lendário”.

Enquanto isso, no Brasil, uma lenda urbana tomou conta da web brasileira desde o começo dos anos 2000 intitulada Torre de Babel. Ela fala sobre três supostos episódios cuja exibição foi proibida pela própria Toei por serem bizarros, violentos e perturbadores.

Atualmente, o esquadrão relâmpago está em poder da Sato Company no Brasil, e você pode assistir Changeman online dublado na TokusatsuTV, seu canal no Youtube.

E você? Assistia ou assiste Changeman? Então, deixe um comentário neste post dizendo a sua opinião sobre a série!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.