texto sobre setembro amarelo

Um texto sobre setembro amarelo e suicídio em tokusatsu

Toku Blog YouTube

O Japão traz muitas alegrias a pessoas do mundo inteiro por meio de seus filmes, séries, mangás, games, animes e, claro, tokusatsu. Mas, ele também é o país que tem o sétimo maior índice de suicídio no planeta.

Este mês ocorre o setembro amarelo dedicado à conscientização das mortes provocadas pelo suicídio. Por isso, dedicamos este texto sobre setembro amarelo a fim de explicar os seguintes pontos:

  • como surgiu esse movimento;
  • o que leva tantas pessoas a suicidarem no Japão;
  • quais são as referências do assunto em tokusatsu;
  • quais atores de tokusatsu tiraram a própria vida;
  • que mensagem os heróis japoneses passam àqueles que pensam em tirar a própria vida. 

Continue a leitura.

O que é o setembro amarelo?

Setembro é considerado o mês oficial das campanhas de prevenção ao suicídio. Este movimento vem sendo realizado desde 2010 com a finalidade de promover uma causa universal de muita importâcia.

No Brasil ele foi iniciado em 2015 a partir do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

A cor amarela foi escolhida para que todos possam expô-la em locais, marcas e canais para, assim, atribuir mais visibilidade à causa. Desde então, o amarelo pôde ser visto em muitos lugares e ações publicitárias durante o mês de setembro.

Quais são as taxas de suicídio no mundo?

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), aproximadamente 800 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

79% dos suicídios ocorrem em países de média e baixa renda, costumam ser cometidos por meio de enforcamento, uso de pesticidas ou armas de fogo.

Quais são as taxas de suicídio no Brasil?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios no mundo, sendo a maior delas no Rio Grande do Sul que apresenta uma taxa de 10 suicídios a cada 100 mil habitantes.

As principais causas estão relacionadas à desordens mentais provocadas, geralmente, pela depressão e uso abusivo de álcool, além de problemas socioeconômicos.

Quais são as taxas de suicídio no Japão?

O suicídio é considerado um dos maiores males sociais do Japão que é considerado o sétimo país com a mais alta taxa do mundo: cerca de 14,9 para cada 100 mil habitantes.

Além disso, o suicídio fez parte de diversos momentos da história japonesa, sendo visto como algo “tolerável” durante muito tempo. Era um ato praticado por samurais que se sentiam desonrados e, anos depois, pelos pilotos suicidas da Segunda Guerra Mundial, os kamikazes.

Segundo a NPA, as principais razões que levam os japoneses ao suicídio são:

  • problemas escolares (2% do total);
  • problemas de relacionamento (4% do total);
  • problemas no trabalho (10% do total);
  • problemas domiciliares (15% do total);
  • problemas financeiros (17% do total);
  • problemas de saúde (49% do total, a taxa cresceu bastante este ano por conta do coronavírus).

Referências de suicídio em tokusatsu

Vejamos agora alguns exemplos de séries que citam o suicídio assim como alguns atores que tomaram essa triste decisão em suas vidas.

Referência de suicídio em séries de tokusatsu

Embora existam episódios de muitas séries que abordam o tema, separamos aqui os três mais conhecidos entre os tokufãs.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Manabu em Jiraiya

No episódio 5 de Jiraiya, “O Roubo da Espada Olímpica”, Manabu ameaça se matar por ter feito a espada olímpica cair nas mãos dos Feiticeiros. Muito embora o harakiri (ou seppuku) seja um ritual praticado pelos samurais para recuperar a honra, não deixa de ser suicídio no fim das contas.

Dr. Gori em Spectreman (alerta de spoiler)

No último episódio de Spectreman, Dr. Gori reconhece seu fracasso como cientista em busca da conquista ao dizer: “O mal é sempre lembrado, o bem é tão difícil de ser reconhecido, a morte é a solução”. Assim, ele se atira de um penhasco e explode ao ativar a bomba que carregava consigo.

Sayoko Hayashida em Sharivan

O episódio 16 de Sharivan gira em torno de Sayoko, cantora de sucesso que cometeu suicídio após perder a sua voz por conta de uma doença. Mad a traz de volta à vida com a finalidade de tornar os jovens agressivos por meio de sua música.

Atores de tokusatsu que cometeram suicídio

Infelizmente, não é pequena a relação de atores japoneses que tiraram a própria vida. Trouxemos aqui três exemplos.

Shogo Shiotani

Um dos atores mais prestigiados pelo público brasileiro por ter interpretado Akira Houjo, o Cybercop Marte, em Cybercop.

Sua carreira como ator e dublê se encerrou no dia 5 de maio de 2002 quando ele se jogou de um prédio após ter entrado em depressão em virtude de uma crise financeira e por ter tido projetos de trabalhos negados.

Tatsuya Nomi

Tatsuya fez o papel de Daigo, o Shishiranger de Gosei Sentai Dairanger. Ele também fez algumas participações em outros tokusatsus como Moero!! Robocon e Boukenger.

O suicídio ocorreu em sua própria casa no dia 18 de maio de 2017 e teve condolências prestadas pelos seus colegas de atuação em Dairanger e também atores de outros Super Sentais como Bioman, Maskman, Turboranger, Hurricaneger e Dekaranger.

Baku Hatakeyama

Hatakeyama fez o primeiro Kiranger de Himitsu Sentai Goranger, o Super Sentai pioneiro da franquia. 

O papel do simpático herói que estava sempre comendo curry rice deu a ele oportunidades de novos trabalhos, mesmo após sua saída de Goranger. Porém, no dia 13 de julho de 1978, Hatakeyama morreu ao se enforcar em sua casa.

Sua nota de suicídio citou problemas financeiros, carreira em declínio e a propabilidade de ser rolutado para sempre como Kiranger.

Qual mensagem os heróis de tokusatsu transmitem àqueles que pensam em suicídio?

Uma verdade em comum atinge todos os seres humanos: a vida é muito difícil. Por isso, há pessoas que não conseguem suportar o seu peso e acabam tomando a decisão de tirá-la.

Os heróis de tokusatsu mostram o quão árdua a vida pode ser, pois muitos precisam passar por desafios maiores do que suas capacidades. Super Sentais, Kamen Riders, Metal Heroes…todos acabam tendo de enfrentar sozinhos impérios com exércitos, armamentos e poder muito maior do que eles possuem.

Assim, as dificuldades da vida trazem medo e faz com que muitas pessoas queiram colocar nela um ponto final. Por isso, mensagens que estimulem todos a viver são muito importantes tanto em setembro quanto em todos os dias do ano.

Finalizamos este texto sobre setembro amarelo com as palavras do Cybercop Júpiter – no episódio 26 da série – que demonstram a importância de viver apesar do medo que os problemas possam gerar:

“Todo mundo sente medo, mas a gente se esforça para vencer o medo. Isso é coragem.”

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.