Dairanger! Com vocês, o esquadrão das cinco estrelas!

Toku Blog YouTube

Gosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャー) é a 17ª série da franquia Super Sentai, com um total de 50 episódios exibidos no Japão em 1993. No Ocidente, é conhecida por ter servido de base para a segunda temporada de Power Rangers.

A premissa é simples: um grupo de jovens, utilizando um poder interior chamado Kiryoku, combate a maligna tribo Gouma que, após milhares de anos, ressuscita para trazer o caos e a destruição à humanidade. Entretanto, a partir daí, a trama vai se mostrando muito bem conduzida, com um tom bem mais sério que o usual, cheia de ganchos e grandes revelações.

Leia também:
Maskman: conheça tudo a respeito dos defensores da luz!
O fim dos Super Sentais: saiba como isso quase aconteceu!
Anime de Super Sentai: conheça as animações inspiradas nos esquadrões!

A história de Gosei Sentai Dairanger

Milhares de anos atrás, na China antiga, as tribos Dai e Gouma entraram em guerra. Enquanto os Gouma e seu exército de monstros e demônios queriam a destruição da humanidade, os Dai invocavam as feras lendárias lutavam para preservá-la. A guerra terminou com ambas as tribos praticamente extintas. Havia uma terceira tribo, chamada Shura, desprovida de poderes especiais e que, tendo sido a única remanescente, deu origem aos humanos como conhecemos hoje.

Nos dias de hoje, um homem chamado Mestre Kaku, prevenindo o retorno dos Gouma, recruta cinco jovens e os ensina a utilizar uma poderosíssima energia especial chamada Kiryoku. Com esse poder, eles se transformam no Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger. Grandes batalhas entre ambos os lados vão se sucedendo, enquanto os Gouma buscam um sucessor para o seu mestre, o XVº Gouma, e os Dairanger procuram reviver os Kidenjuu (as feras sagradas que, na prática, são os seus mechas).

Personagens de Dairanger

Gosei Sentai Dairanger

Ryou / Ryuranger

Dairanger Ryuranger

Filho de um antigo membro da Tribo Dai com uma mulher humana, tem 23 anos e lidera a equipe. Como Ryuranger, é um combatente feroz. Fora das batalhas, trabalha como ajudante de cozinha em um restaurante. Sua estrela é a Tenkasei (Estrela Celestial do Fogo). Possui diversas técnicas envolvendo rajadas de fogo, descargas elétricas, socos velozes e golpes de espada.

Daigo / Shishiranger

Dairanger Shishiranger

O membro mais sério, introspectivo e durão do grupo tem 24 anos e trabalha em um petshop. Possui uma conexão com a deusa Kujaku, que evolui para um envolvimento romântico. Alguns dos momentos mais bonitos da série envolvem a relação entre Daigo e Kujaku. Sua estrela é a Tengensei (Estrela Celestial da Ilusão). Suas técnicas são mais táticas, envolvendo ilusões, atordoamentos e defesas perfeitas executadas através do esvaziamento da mente.

Shouji / Tenmaranger

Dairanger Tenmaranger

Com 20 anos, esconde por um coração enorme por trás da aparência rebelde de motoqueiro topetudo. Sonha em se tornar um grande lutador de boxe e desenvolve uma relação muito interessante com os 3 Patetas de Gouma. Sua personalidade humana torna-o um dos personagens mais cativantes da série. Sua estrela é a Tenjusei (Estrela Celestial da Gravidade). Domina variadas técnicas envolvendo chutes, golpes de bastão, rajadas de energia e telecinese.

Kazu / Kirinranger

Dairanger Kirinranger

Um cabeleireiro e dançarino de 21 anos, que aos 15 anos fugiu de casa para Tóquio. Apesar do jeito vaidoso e da aparência inofensiva, se revela um poderoso guerreiro, mestre no Zui Quan (Kung-Fu do bêbado) e dono de poderosas técnicas de soco e de antecipação dos movimentos do oponente. Sua estrela é a Tenjisei (Estrela Celestial do Tempo). Lamentavelmente, é o menos explorado dos heróis, possuindo poucos momentos realmente marcantes.

Rin / Houhouranger

Dairanger Houhouranger

Descendente direta da tribo Dai. Com apenas 18 anos, possui um Kiryoku bem desenvolvido e os maiores poderes psíquicos dentre os cinco, incluindo a capacidade de ter visões. É simpática, inteligente, dócil e tímida. Sua estrela é a Tenpuusei (Estrela Celestial do Vento) e suas técnicas envolvem poderosos tornados.

Kou / Kibaranger

Dairanger Kibaranger

Um menino tarado e encapetado de 9 anos de idade, filho de uma Dai com um Gouma, foi selado com a marca do tigre quando tinha apenas 4 anos pela própria mãe, que desaparece logo em seguida. É o último a integrar a equipe. Sua estrela é a Koushinsei (Nova Estrela Celestial) e suas técnicas especiais envolvem tanto seu sabre, Byakko Shinken, quanto poderosos ataques sonoros.

Aliados dos Dairanger

Dairanger Kaku

Kameo

Dairanger Kameo

Um rapaz gorducho e pacato que ama tartarugas que, na verdade, é a encarnação de Dai Mugen, um poderoso Kidenju em forma de tartaruga.

Mestre Kaku

Dairanger Kaku 2

É o poderoso e misterioso mentor dos Dairanger.

Buda Kujaku

Dairanger Buda Kujaku

Uma remanescente da tribo Dai, discípula do Buda Pavão. Consumida pelo ódio e pelo desejo de vingança, após ter sido aprisionada pelos Gouma durante 6.000 anos, é libertada por Daigo, por quem acaba se apaixonando.

Guhon

Dairanger Guhon

Mestre de Kaku e tio-avô de Rin. Presta suporte aos Dairanger, fornecendo várias armas a eles, como as Dairenkens e a Kiryoku Bazooka.

Byakko Shinken

Dairanger Byakko Shinken

O sabre de Kou é, na verdade, uma entidade viva, possuindo a capacidade de falar e de agir por conta própria.

Daijinryuu

Dairanger Daijinryuu

É o deus-dragão que foi criado pelo próprio universo para manter o equilíbrio natural do mundo.

Youko

Dairanger Youko

A irmã de Ryou.

Tribo Gouma

Dairanger Gouma

15º Gouma

Dairanger 15º Gouma

O atual imperador dos Gouma surge para restaurar a glória de sua tribo. Aparenta ser um velho louco, e pouco se pode entender sobre seu comportamento excêntrico.

Shadam

Dairanger Shadam

É o líder dos generais de Gouma. Cruel e implacável, não mede esforços para conseguir seus objetivos, sendo incapaz de demonstrar o mínimo de compaixão por ninguém, nem mesmo por seus companheiros ou por seu próprio filho, Akomaru.

Gara

Dairanger Gara

A única mulher entre os 3 generais, Gara nutre um enorme ódio contra Kujaku, de quem já foi uma grande amiga, por culpá-la por ter sofrido um horrível ferimento em seu rosto.

Zaidos

Dairanger Zaidos

O mais forte entre os 3 generais, é extremamente leal a Shadam.

Riju

Dairanger Nokorigi Daisojou

Um poderoso sacerdote de Gouma, que pode ainda se transformar no monstro Nokorigi Daisojou.

Chouryou Tetsumenpi

Dairanger Chouryou Tetsumenpi

É o pai de Ryou, o antigo Ryuranger que traiu a tribo Dai e aliou-se a Gouma.

Akomaru

Dairanger Akomaru

Filho de Shadam. Ambiciona o posto do pai e possui uma relação bem próxima com o 15º Gouma. Possui um ódio mortal por Kou.

As 3 Sacerdotisas de Gouma

Dairanger 3 sacertotisas

São elas quem cuidam de Akomaru. São elas: Yubiwa Kanjou, Necklace Kanjou e Earring Kanjou. Suas formas são inspiradas em jóias (anel, colar e brincos, respectivamente).

Os 3 Patetas de Gouma

Dairanger 3 patetas Gouma

Um trio de monstros de Gouma. São fracos e atrapalhados e, por isso, vivem sendo menosprezados por todos de sua tribo. Com o tempo, conquistam o respeito dos Dairanger, especialmente de Shouji. São eles: o monstro-moto Kamikaze Taishou, o monstro-lápide Hakaishi Shachou e o monstro-telefone Denwa Sensei.

General Tenpou

Dairanger General Tenpou

Imediato do 15º Gouma e mentor de Akomaru.

Jin Matoba

Dairanger Jin Matoba

Um mestre em artes marciais que vendeu a alma aos Gouma e transformou-se no terrível Makenshin Jin. É obcecado por derrotar Ryou.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Gouma Shintennou

Dairanger Gouma Shintenmou

São quatro sacerdotes, chamados Touhouten, Nanpouten, Saihouten e Hoppouten, que dominam ilusões e podem fundir-se no monstro Shintennou.

Ikazuchi

Dairanger Ikazuchi

Monstro-robô que acompanha Akomaru.

Primeiro-Tenente Zilong

Dairanger Zilong

Um dos principais oficiais de Gouma, antigo discípulo do Mestre Kaku.

Kottopotoro

Dairanger Kottopotoro

Soldados rasos de Gouma.

Kidenjuu e os veículos dos Dairanger

Dairanger Mechas

Kiba Machines

Dairanger Kiba Machines

Os Dairanger possuem as Kiba Machines, motos de aspecto baseado em cavalos. Elas são idênticas, exceto por suas cores e pela numeração em suas laterais. São elas: Red Kiba 1, Green Kiba 2, Blue Kiba 3, Yellow Kiba 4 e Pink Kiba 5.

Kidenjuu

Dairanger Kidenjuu

Já os mechas (robôs) dos Dairanger são chamados de Kidenjuu. Na verdade, tratam-se não de robôs, mas de feras lendárias, entidades vivas, que podem ser controladas pelos Dairanger. Eles são invocados quando os heróis usam as poderosas jóias Tianbao Lai Lai. São eles:

Kidenjuu Ryuseioh

Dairanger Kidenjuu Ryuseioh

A fera lendária de Ryou, possui a forma de um dragão e pode assumir uma forma humanóide, chamada Kidenbujin Ryuuseioh, baseada em Sun Wukong (o mesmo macaco mitológico chinês que inspirou o Goku de Dragon Ball).

Kidenjuu Sei Shishi

Dairanger Kidenjuu Sei Shishi

A fera mitológica de Daigo, tem o formato de um leão e utiliza ataques baseados em névoas, miragens e ilusões.

Kidenjuuu Sei Tenma

Dairanger Kidenjuuu Sei Tenma

A fera mitológica de Shouji, tem o formato de um pégaso e pode atirar rochas contra os inimigos e controlar a gravidade.

Kidenjuuu Sei Kirin

Dairanger Kidenjuuu Sei Kirin

A fera mitológica de Kazu, tem o formato do Kirin e ataca disparando bolas de fogo, além de controlar o tempo.

Kidenjuuu Sei Houou

Dairanger Kidenjuuu Sei Houou

A fera mitológica de Rin, tem o formato da Fênix e é capaz de atacar disparando raios e tornados.

Kidenjuuu Won Tiger

Dairanger Kidenjuuu Won Tiger

A fera mitológica de Kou, tem o formato de um tigre. Assim como o Ryuuseiou, pode mudar para uma forma guerreira, tornando-se Kidenbujin Won Tiger.

Chou Kidenju Daimugen

Dairanger Chou Kidenju Daimugen

O aparentemente inofensivo Kameo pode se transformar no sétimo Kidenjuu, que possui a forma de uma tartaruga. Também possui uma forma guerreira, chamada Chou Kidenbujin Daimugen.

Shisei Gattai Tenkuu Kiden

Dairanger Shisei Gattai Tenkuu Kiden

É a combinação dos Kidenjus de Daigo, Shouji, Kazu e Rin. Sua forma lembra tanto um palácio chinês quanto uma nuvem (impressão que se reforça quando serve de montaria para o Kidenbujin Ryuuseiou, fazendo novamente menção a Sun Wukong).

Dairenoh

Dairanger Dairenoh

É a fusão de Ryuuseioh com Tenkuu Kiden.

Kiba Daioh

Dairanger Kiba Daioh

É a fusão de Won Tiger com Tenkuu Kiden.

Shichisei Gattai Juukou Kiden

Dairanger Shichisei Gattai Juukou Kiden

É a fusão de todos os Kidenjuus.

Curiosidades sobre Dairanger

Durante um tempo, Kibaranger foi considerado o primeiro membro masculino de cor branca em um Sentai (até então, eram todas mulheres). Quando, posteriormente, a Toei oficializou Goranger e JAKQ como parte da franquia, o posto passou a pertencer ao Big One, de JAKQ;

O personagem Kibaranger também foi o primeiro striker a pilotar um mecha (o Dragonranger, de Zyuranger, comandava o Dragon Caesar por meio da flauta). Ele também foi a primeira criança a integrar um Sentai.

Dairanger Kibaranger Zyuranger Dragonranger

A atriz Mikiko Miki, que interpreta a mãe de Kou, também interpretou a Comandante Aya, em Jetman. No Brasil, ela ficou conhecida por dar vida à Oficial Miho Asakuza, de Cybercops.

Miki não foi a única em Dairanger a estrelar Cybercops: o ator Ryouma Sasaki (Tenente Zilong) é o mesmo que interpretou Osamu Sayonji, o Cybercop Mercúrio.

Kazuhisa Hirose, que interpretou Jin Matoba, é um veterano que já foi visto em várias outras produções de tokusatsu. Seu currículo inclui personagens ilustres, como Wandar (Flashman); Doutor Kemp (Liveman); Imperador Toranza (Jetman) e General Zander (Changerion), além de participações em Bioman, Jaspion, Changeman, Winspector, Kamen Rider Black, Solbrain e Kamen Rider Agito.

Na vida real, o ator Keisuke Tsuchiya, que interpretou Kazu, o Kirinranger, possui um irmão gêmeo chamado Daisuke. Daisuke contracena com o irmão no episódio 25, interpretando a cópia maligna de Kazu. O inverso também foi feito na série B-Fighter, em que Daisuke interpreta o protagonista, Blue Beet: Keisuke aparece como o clone Black Beet. Em Kakuranger, ambos interpretam os gêmeos Jirou e Tarou.

Dairanger Keisuke Tsuchiya

Em Maio de 2017, o ator Tatsuya Nomi, que interpretou Daigo, o Shishiranger cometeu suicídio, deixando fãs perplexos.

Dairenou foi o primeiro mecha em cuja cabine o Sentai pilotava de pé.

Kaku é o nome japonês de Jia Xu, um famoso estrategista e conselheiro da China antiga.

Muitos elementos de Dairanger serviram como base para a segunda temporada de Power Rangers: o personagem Kibaranger, os mechas e os monstros foram todos devidamente sabanizados.

Em Power Rangers Lost Galaxy, os movimentos que o personagem Magna Defender faz para se transformar são idênticos aos feitos pelos Dairanger.

O Mestre Org, de Power Rangers Wild Force, teve seu visual inspirado no 15º Gouma.

Dairanger é considerada por muitos como uma das melhores séries da franquia Super Sentai. Isso se deve, principalmente, à complexidade de sua trama e à dinâmica frenética dos episódios, além das cenas de ação espetacularmente coreografadas.

Uma das músicas incidentais da trilha sonora é inspirada na Marcha Imperial de Star Wars. Da mesma forma, a história envolvendo Ryu e seu pai, Chouryou Tetsumenpi, também é baseada na história de Luke Skywalker e Darth Vader.

Os Dairanger retornam no especial Super Sentai World, unindo forças com Fiveman, Jetman, Zyuranger, Dairanger e Kakuranger.

Super Sentai World

Keiichi Wada retorna ao papel de Ryo no episódio 33 de Kaizoku Sentai Gokaiger, quando entrega o poder dos Dairanger ao esquadrão pirata. Ei Hamura e Keisuke Tsuchiya retornam aos papéis de Shouji e Kazu no último episódio de Gokaiger.

E você? O que acha de Gosei Sentai Dairanger? Deixe um comentário e nos diga a sua opinião sobre a série!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.