Afinal de contas, qual é o público-alvo de tokusatsu no Japão?
Dizem que tokusatsu é feito para crianças, mas há muitos adultos que, até hoje, vibram com as aventuras dos heróis nipônicos, ao menos aqui no Brasil. Isso faz com que muitos se perguntem: qual é o público-alvo de tokusatsu no Japão?
Para responder essa pergunta, produzimos este artigo sobre quais pessoas esse tipo de produção é destinada no Japão e quais são impactadas por ela tanto lá quanto aqui. Vamos conferir?
Qual é o público-alvo das principais produções de tokusatsu?
É um tanto óbvio e de conhecimento de todo tokufã que o público principal das séries de tokusatsu é o infantil. Conforme apontamos neste artigo, por mais que haja produções voltadas ao público juvenil e adulto também, as crianças ainda são as maiores consumidoras de tokusatsu, sobretudo de gêneros como Super Sentai, Kamen Rider e Ultraman.
Prova disso podemos ver nos produtos ligados a essas séries: a maioria é composta por brinquedos e bonecos fabricados para fazer a alegria dos pequenos. Como a publicidade infantil ainda é permitida no Japão, propagandas desses produtos infestam os intervalos comerciais do Super Hero Time, além das revistas especializadas como Terebi-Kun.
Claro que há exceções de séries e filmes destinados tanto às crianças quanto aos jovens e adultos. Jetman é um exemplo clássico, pois atraía as crianças pelo apelo visual do Super Sentai e os jovens pela história construída nas linhas do tipo de mangá shonen.
Outro exemplo é Kamen Rider Kuuga que trazia uma característica marcante nas primeiras séries Heisei: um estilo de ação que agradava as crianças e uma trama novelística que chamava a atenção das mães (além dos atores bonitos que faziam parte do elenco).
Há também as produções totalmente voltadas aos adultos como GARO, Kamen Rider Amazons e After V, cujos heróis passam todos os episódios bebendo e fumando no bar.
Mesmo assim, as séries infantis sempre ganham mais destaque e força no mercado japonês. Nos principais gêneros temos exemplos que tentaram propor algo menos voltado para as crianças, mas não obtiveram muito êxito. Por exemplo: Metalder, Kamen Rider Shin e Ultraman Nexus.
Qual é o público brasileiro de tokusatsu?
Ao contrário do Japão, os tokufãs brasileiros são, em sua maioria, adultos cujas idades variam de acordo com cada geração de heróis.
A geração que cresceu vendo as aventuras do Ultraman e National Kid nos anos 70 hoje se encontram na casa dos 50 anos, enquanto aqueles que conheceram tokusatsu a partir de Power Rangers hoje estão com 20 ou 30 anos.
Porém, quem se encontra em peso no fandom hoje é a geração Rede Manchete que conheceu os heróis nipônicos a partir de Jaspion, Changeman e muitos outros que depois vieram.
Vale lembrar que nessa época, nos anos 80 e 90, não havia muitas opções para o público infantil, basicamente o que passava na TV aberta.
Já hoje as crianças são bem abastecidas pelas inúmeras variedades disponíveis na internet, streaming e até mesmo na televisão por assinatura. Isso faz com que tokusatsus recentes dublados (como alguns filmes da Família Ultra) se tornem mais uma opção no oceano vermelho do entretenimento infantil.
Quando séries clássicas foram exibidas pela Band em 2020, muitas fotos, vídeos e stories de crianças vendo tokusatsu dominaram as redes sociais do fandom. Porém, tratava-se dos filhos dos fãs que eram incentivados pelos pais a verem os seus heróis de infância.
Qual é o público japonês de tokusatsu?
Muito embora eu, Ivan de Souza, escreva os artigos do blog tomando como base fontes de sites, revistas e outros canais de informação, esta terceira e última parte do post redijo como base na experiência que tive durante o tempo que morei no Japão, em Tóquio.
É evidente que os personagens de tokusatsu são destinados às crianças, isso se vê tanto na publicidade espalhafatosa dos outdoors, trens e lojas de brinquedos quanto em eventos como os shows ao vivo de Super Sentais cuja platéia é composta por crianças acompanhadas de seus pais (eu era o único adulto, estrangeiro e sozinho presente nesses espetáculos).
A título de curiosidade, uma informação que poucas pessoas sabem: o famoso aperto de mão que os Reds convidam para fazer nesses shows (“kimitachi boku to akkushu”) é cobrado a parte. No vídeo abaixo você pode ver o dia em que apertei a mão dos Kyoryuger após o show, isso custou 500 ienes (aproximadamente R$ 10).
Mas, não existem adultos que gostam de tokusatsu no Japão?
Claro que existem. Uma evidência disso pode ser vista no dorama Tokusatsu GaGaGa que é protagonizado por uma otome (que, no ocidente, é o termo feminino para otaku) que gosta muito de tokusatsu apesar de já ter 26 anos de idade, o que faz ela esconder esse gosto para não ser julgada pelas pessoas que consideram isso uma estranheza.
Enquanto no Brasil ainda é difícil achar pessoas que conheçam séries de tokusatsu, no Japão isso é muito comum, pois elas vêm de lá. Mas, o fato de qualquer pessoa que você parar na rua conhecer alguns Kamen Riders e Super Sentais não faz deles um tokufã.
Gosto de usar a comparação com Turma da Mônica aqui no Brasil. A maioria dos brasileiros sabe quem são Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, mas isso não faz deles fãs das obras de Maurício de Sousa e sim pessoas que leram seus quadrinhos na infância e ponto final assim como os japoneses veem Kamen Riders quando crianças e nada mais do que isso.
Então, qual é o perfil do japonês adulto fã de tokusatsu?
Pelo que pude perceber, assim como os brasileiros, há japoneses que continuam a gostar de tokusatsu impulsionados pela nostalgia da infância e sentem orgulho disso.
O lutador Hiroshi Tanahashi, por exemplo, já exibiu um traje de luta inspirado em Kamen Rider. Aqui no ocidente, David Gelb, diretor de Marvel 616, disse ser apaixonado por tokusatsus por tê-los visto quando criança durante o tempo em que morou no Japão.
Logo, o tokufã japonês adulto é aquele que lembra com carinho das séries que via quando pequeno e que segue a ver produções atuais por conta disso.
Conseguia ver isso claramente em Akihabara cujas lojas eram frequentadas por muitos adultos que iam atrás de seus itens favoritos. Me surpreendeu o dia em que, enquanto procurava por sofubis na Mandrake, um homem de mesma idade que eu (entre 20 e 30 anos na época) comprou para si um cinto de transformação do Kamen Rider W que era caríssimo!
Por sinal, comprava meus sofubis de Kamen Riders num sebo de Akihabara que era administrado por um velhinho que conhecia muito bem tokusatsu em geral. Certa vez perguntei se ele tinha os bonecos dos Riders secundários de Blade, por exemplo, e ele sabia o nome de todos. Talvez ele soubesse por trabalhar num sebo, ou talvez porque ele gosta dessas séries tanto quanto nós.
Assim, respondendo a pergunta do título deste post, o público-alvo de tokusatsu no Japão é formado majoritariamente por crianças, mas também acaba atingindo pessoas de todas as idades, provando que não existe momento certo na vida para gostar de heróis japoneses.
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