Como seria se Tóquio fosse realmente destruída por monstros gigantes?
Monstros gigantes destruindo Tóquio é uma cena típica da maioria das séries tokusatsu. Até mesmo heróis com propostas diferentes como Jiraiya já precisaram enfrentar kaijus na luta contra o mal. Porém, uma pergunta martela a cabeça de muitos fãs: se tantos monstros atacam Tóquio constantemente, como ela ainda continua inteira?
É comum vermos episódios que terminam com uma batalha entre monstro e robô gigante que destrói boa parte da cidade. Mas, momentos depois, os heróis aparecem brincando com crianças antes do episódio terminar e a cidade se vê intacta. Como isso é possível?
Produzimos este artigo com a finalidade de mostrar o quão destruída Tóquio seria se fosse realmente atacada por ameaças gigantes oriundas da Terra, espaço e afins. Vamos lá?
Quantas vezes Tóquio foi destruída por monstros gigantes?
Como existem diversos tokusatsus situados em Tóquio pertencentes a universos e produtoras diferentes, neste post vamos focar num gênero específico: Super Sentais. Afinal, Gokaiger já nos mostrou que todos os esquadrões pertencem ao mesmo universo e a maioria das séries tem como característica a luta entre monstros e robôs gigantes.
Para saber o quão danificada estaria a cidade de Tóquio no mundo desses heróis, vamos levar em consideração todas as batalhas travadas nos episódios de TV. Apesar de algumas lutas poderem ter ocorrido em outras cidades, países, planetas e dimensões, são excepcionais. Por isso, vamos ter em conta que as batalhas tenham ocorrido em Tóquio por serem a maioria.
Quão destruída estaria Tóquio até então?
Primeiramente precisamos saber o tamanho da cidade, Tóquio tem um total de 622 km2, quase três vezes menor que São Paulo. Ou seja, bastante espaço para lutas épicas acontecerem.
Mas, o quão destrutiva é uma luta entre robôs e monstros gigantes que acontecem em cada episódio de Super Sentai? Se observarmos bem, as batalhas duram, no máximo, dois minutos e uma quantidade máxima de três prédios são destruídos em média. Isso nos faz concluir que cada uma destrói um quarteirão inteiro.
É válido lembrar que alguns combates não se passam nas cidades e sim em regiões montanhosas, o que diminui os danos. Mas, consideremos a mesma área de destruição equivalente a um quarteirão, ou seja, 10 mil metros quadrados.
De Battle Fever J (primeiro Super Sentai a apresentar um robô gigante) a Ryusoulger temos um total de 2047 episódios. Logo, para saber a proporção da destruição causada pelas lutas, basta fazer a matemática.
10.000 * 2047 = 20.470.000 m2
Como cada metro quadrado equivale a 0,000001 quilômetros quadrados, a fração de Tóquio destruída após todas as batalhas travadas pelos Super Sentais é de aproximadamente 20,47 km2, ou seja, 3,3% da cidade.
Portanto, por mais que os fãs pensem que o mundo dos Super Sentais constantemente atacado por monstros já teria Tóquio ou mesmo o Japão inteiro dizimado, matematicamente, isso não procede.
É por isso que vemos robôs e monstros gigantes lutando e, momentos após, os heróis brincando com as crianças num local onde não há qualquer sinal de destruição. Afinal, a batalha pode ter ocorrido em Kanagawa e, depois, os heróis terem ido ao encontro das crianças em Shibuya que fica a quase 15 km de distância, por exemplo.
Assim, concluímos este post teórico de como seria se Tóquio fosse destruída pelos monstros gigantes. Aliás, já notou que, após serem agigantados, os monstros ficam mais lentos? Quer saber por que isso acontece? Então, confira este artigo que escrevemos a respeito!