Daileon

Daileon: saiba absolutamente tudo sobre o Gigante Guerreiro!

Toku Blog YouTube

“DAILEON!!” Se você curtia ou ainda curte as aventuras do Fantástico Jaspion que animava as manhãs e tardes da Rede Manchete nos anos 80, com certeza conhece esse nome, pois trata-se do robô gigante que o herói controla para combater os monstros gigantes enfurecidos pelo vilão Satan Ghost.

E há muito mais coisa sobre o Daileon do que vimos nos 46 episódios da série, razão pela qual redigimos este post. Venha conosco e saiba tudo sobre o Gigante Guerreiro!

Leia também:
Afinal, ainda há tokusatsu no Brasil?
Power Rangers é tokusatsu? Saiba a resposta!
Rede Manchete: saiba tudo sobre a principal emissora de tokusatsu no Brasil!

Quem é Daileon?

O certo seria perguntar o que é Daileon. É a nave-mãe de Jaspion com a qual ele chegou a Terra desde o planeta Edin. Para combater os monstros gigantes que vivem no nosso planeta ou no espaço, ele pode assumir a forma de um robô de mesmo tamanho e enfrentá-los de igual para igual. Para acabar de vez com os inimigos, ele conta com armas como:

    • Daileon Punch: o soco do robô capaz de levar as mais poderosas bestas espaciais ao chão;
    • Daileon Kick: um poderoso chute que lança o inimigo a quilômetros de distância;
    • Raio Cósmico: golpe usado pelo robô em que ele reúne toda a energia armazenadas e dispara através de seu peito contra o inimigo.
  • Golpe Daileon: este é o seu golpe final em que toda a energia é concentrada em suas mãos de modo a jogar o oponente para longe até que ele explode!
Daileon nave
A forma de nave de Daileon.

Daileon Vs Robôs Gigantes

Daileon teve um grande destaque em sua época, pois tais mechas eram comuns de serem vistos em animes ou Super Sentais somente. Os demais heróis do gênero Metal Hero que vieram antes de Jaspion contavam com armas e veículos, mas seus “robôs gigantes” eram mais modestos. Vejamos cada um.

Dolu

É a nave do Policial do Espaço Gyaban, o primeiro Metal Hero. Sua forma de combate tem o formato de um dragão, sendo capaz até de cuspir fogo.

Grand Bus

É a nave do Policial do Espaço Sharivan. Seu modo de batalha é um enorme tanque, mas que assemelha-se a um robô humanoide por ter pernas.

Babirus

É a nave do Policial do Espaço Shaider. Diferente das demais, ela assume a forma de um robô gigante. Porém, se limita a combater naves e caças inimigos.

Portanto, o Daileon se destacou por ser um robô de melhor design e com mais poderes. Vejamos agora quais eram os veículos que ele carregava em seu interior.

Daileon Jaspion

Os veículos de Daileon

Como Daileon é um cargueiro espacial, estes são os veículos de Jaspion que ficam armazenados dentro dele.

Alan Moto Space

É a moto que atinge 800 km/h em terra ou no ar (sim, ela também é capaz de voar). Suas armas são a Alan-Laser e a Alan-Míssil.

Gaibin

É a combinação do Gaibin-Tanque com o Gaibin-Jet, pode se locomover tanto em terra quanto no ar. Suas armas são o Gaibin-Laser e o Gaibin-Míssil.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Gaibin-Jet

Parte do Gaibin, o jato que pode voar até 450 km/h. Sua arma é o Jet-Laser.

Gaibin-Tanque

Segunda parte do Gaibin, pode se mover sob a terra até 79 km/h. Suas armas são o Gaibin-Laser e o Gaibin-Míssil.

As versões de Daileon

Sim, além da original japonesa, Daileon também teve outras versões criadas aqui mesmo no Brasil! Vejamos cada uma delas.

Daileon em quadrinhos

Jaspion teve uma versão em quadrinhos que apresentou seu robô gigante em vários designs diferentes desde os que se assemelhavam com o da série de TV até este que você pode ver abaixo. E para baixar os quadrinhos do Jaspion, basta clicar neste link.

Daileon Jaspion quadrinhos

Daileon em animação

Este ano uma animação produzida por Rafael Segnini dominou a tokunet brasileira por apresentar uma animação 3D da transformação noturna do Daileon. Basta clicar na imagem abaixo para assistir.

Daileon animação

Daileon na Escola de Samba

Sim! Daileon esteve presente até no Carnaval! No ano de 2015 a Escola de Samba Águia de Ouro apresentou o Gigante Guerreiro num de seus carros alegóricos. Clique na imagem abaixo para conferir o vídeo e também o comentarista da Globo confundindo-o com o Spectreman!

Daileon Escola de Samba

Boneco do Daileon

Por fim, Daileon teve um boneco lançado no Japão pela Bandai, responsável também pelas coleções de Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers. E ele pode ser seu! Basta clicar aqui ou na imagem abaixo para comprá-lo!

Daileon Bandai

E então, gostou deste artigo sobre o Daileon? Acha que seus amigos também vão curtir? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.