Herói ou vilão? Conheça Mechanical Violator Hakaider!
Já imaginou que legal seria se o MacGaren, vilão do Jaspion, tivesse um filme estrelado por ele? Pois, deve ter sido esse sentimento que os japoneses tiveram em 1995 quando foi lançado em vídeo o longa de tokusatsu Mechanical Violator Hakaider (“Jinzou Ningen Hakaider” no original) estrelado pelo personagem de mesmo nome.
Na verdade, Hakaider é o vilão de Kikaider, série produzida pela Toei em 1972 e que contou com uma continuação chamada Kikaider 01. Assim como Kikaider é a junção das palavras “kikai” (máquina) e “rider” (motoqueiro), Hakaider vem de “hakai” que significa “destruição”.
Em ambas as séries Hakaider aparece como aquele que tem como missão destruir o Kikaider, mas nesse filme produzido mais de 20 anos depois da série original a trama é diferente. Aliás, vamos a ela?
Leia também: |
Garo: conheça um dos tokusatsus mais sombrios já produzidos! |
Devilman: conheça o herói demoníaco mais popular do Japão! |
Heróis que bebem e fumam? Com vocês, Kanpai Senshi After V! |
Hakaider: pela liberdade de Jesus Town.
Num futuro distante a guerra e a paz caminham lado a lado num lugar pseudo-utópico chamado Jesus Town governado por um esbelto, porém cruel serafim chamado Gurjev e seu andróide Mikhael.
Porém, um grupo de rebeldes acredita que todas as pessoas estão sendo manipuladas pelas tropas de Gurjev e tentam a todo custo derrotá-los, mesmo sabendo das poucas chances que têm, pois os andróides comandados por Mikhael são muito mais poderosos.
Em meio a esse cenário, Hakaider, que foi isolado da civilização há muito tempo desperta com a memória danificada, tendo assim dificuldades em saber qual é o seu verdadeiro propósito. Assumindo sua forma humana, ele sobe em sua moto e se dirige até Jesus Town sendo interceptado pelos soldados de Gurjev numa perseguição implacável pelas vielas da cidade.
Momentos depois Hakaider acaba encontrando o grupo de rebeldes que estava prestes a ser atacado pelos andróides enviados por Mikhael, contudo o recém despertado robô acaba com todos eles e cria uma afeição por Kaoru, líder dos rebeldes.
Assim, Hakaider promete acabar com os planos manipuladores de Gurjev e devolver a verdadeira paz a Jesus Town.
Curiosidades sobre Hakaider
O filme entrega o que promete: boa história, ótima direção e visual de Keita Amemiya e muita ação! O fato do filme ser estrelado pelo vilão era algo que não víamos desde Dr. Gori Vs Spectreman. Muito embora as intenções de Hakaider sejam mais louváveis que as de Gurjev e Mikhael, estes têm os traços mais singelos e limpos que normalmente são atribuídos aos heróis. Não é o caso de Hakaider.
Seu visual nos faz lembrar de outros personagens conhecidos das séries tokusatsu que passaram no Brasil, como MacGarem de Jaspion e Monsu de Machine Man e talvez eles tenham mesmo sido inspirados no robô destruidor. Aliás, George Lucas revelou que Darth Vader foi inspirado em Hakaider.
Mas, talvez a maior influência do personagem tenha sido numa série aclamada pelo público brasileiro: Metalder, o Homem Máquina exibido aqui pela Rede Bandeirantes. Da mesma forma que Metalder foi claramente baseado no Kikaider enquanto que Hakaider deu luz ao rival Top Gunder.
E então, o que achou de Mechanical Violator Hakaider? Deixe um comentário contando as suas impressões 🙂