Toku Blog: como é ter um blog sobre tokusatsu?
Olá! Sou Ivan de Souza, criador do Toku Blog! Em breve fará 1 ano que o blog está no ar e com postagens frequentes sobre tudo que envolve o universo dos heróis japoneses.
Alguns pensam que é simples ter um blog sobre qualquer coisa, pois basta redigir posts e compartilhar nas redes sociais, certo? Sim, é simples assim. Mas, isso não significa que seja fácil.
E se você alguma vez se perguntou como é a rotina deste blog (por curiosidade ou porque está pensando em ter um), venha comigo, pois vou lhe contar tudo neste post!
Quem está por trás do Toku Blog?
Volta e meia algumas pessoas enviam mensagens ao Toku Blog dizendo “pessoal do Toku Blog”, “equipe do Toku Blog” e afins. Afinal, são tantos conteúdos postados em diversos canais que o comum é pensar que exista um time por trás.
Mas, na verdade, 90% do trabalho do blog é feito por mim, Ivan de Souza: postagens, notícias, redes sociais, vídeos, newsletters e afins. Os outros 10% referem-se à produção de alguns artigos que são escritos por outros redatores, tais como um dos maiores entendedores de tokusatsu, radiodifusão e luta livre no Brasil: Matheus Mossmann.
O Toku Blog ocupa algumas horas do meu dia, apesar da frequência de postagens. Minha principal ocupação é como Analista de Marketing na Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina e do melhor treinamento online de Marketing Digital do Brasil. Também sou o fundador da Henshin, agência dedicada a construção de websites com resultados.
Levando em conta todas as atividades que o Toku Blog demanda, costumo dedicar em torno de 12 horas por semana à ele, geralmente pelas manhãs, horário de almoço e momentos antes de dormir.
Como os artigos do blog são escritos?
Para fazer as postagens dos artigos, produzo antes a pauta da semana. Embora a ideia fosse ter artigos diários no blog, não consegui suprir essa demanda sozinho. Escrever um bom blog post é trabalhoso e consome bastante tempo.
Portanto, atualmente, costumo publicar dois artigos por semana, um feito por mim e o outro por redator terceirizado ou “guest writer”, um sobre assuntos relacionados ao universo tokusatsu e o outro sobre alguma série específica. Para a produção desses artigos, estudos de SEO são feitos para que tenham um bom ranqueamento no Google.
Por isso, um artigo do Toku Blog costuma levar em torno de 2 horas para ficar pronto. Alguns mais completos levam mais tempo, o do Jiraiya, por exemplo, me consumiu o sábado inteiro!
O tamanho dos artigos pode variar de acordo com a sua importância. Como o Jiraiya é famoso e, como no Toku Blog trato de levar informações que surpreendam até mesmo os fãs mais cascudos, o artigo sobre ele requereu uma quantidade maior de palavras, um total de 5 mil.
Por outro lado, o artigo sobre Zenta Force pôde ser feito com 350 palavras, pois há poucas fontes de informação sobre a série em português e inglês (tive de buscar fontes em coreano para escrevê-la) de modo que um artigo de tamanho mínimo foi o suficiente para falar sobre a série.
Como as notícias do blog são apuradas?
Além dos artigos, o blog também conta com notícias. Qual é a diferença entre ambos? Simples, enquanto os artigos são perenes, ou seja, têm um tempo de vida maior (visto que alguém pode fazer buscas por “Jaspion” tanto hoje quanto daqui a dois anos), as notícias são factuais, isto é, têm um período de vida curto.
Por essa razão, as mais quentes costumam ter maior desempenho quando compartilhada nas redes sociais (o post sobre o tokusatsu dos Cavaleiros do Zodíaco foi o mais acessado do blog no mês de agosto, por exemplo) e o texto costuma ser menor que o dos artigos.
Para apurar essas notícias, uso diversas fontes desde jornais e blogs japoneses até sites estrangeiros, fóruns de discussão e redes sociais. O horário que costumo publicá-las é pela manhã, a não ser que uma notícia muito impactante ocorra no meio do dia, é quando procuro parar por cinco minutinhos para apurar e postar.
Por sinal, como aprendi na faculdade de jornalismo, toda vez que me deparo com uma informação que pode virar notícia, trato de buscar três fontes que informem o mesmo para confirmar que ela é crível.
E como são feitas as postagens das Redes Sociais?
O Toku Blog está presente em três redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, além de um canal no Youtube.
Uma vez por semana, geralmente aos sábados pela manhã, monto o calendário editorial da semana seguinte que irão compor as principais postagens das três redes sociais, ou seja, 4 imagens e 3 vídeos que são publicados simultaneamente no Facebook, Instagram e Twitter.
Claro que em cada postagem traz também informações sobre o tokusatsu presente na imagem ou no vídeo. Para escolhê-los, tenho um arquivo em que compilei todos os tokusatsus produzidos no mundo, totalizando mais de 500 produções! Por isso, nas redes sociais do Toku Blog você tanto pode encontrar curiosidades sobre os heróis mais famosas do Japão até os clássicos do tokusatsu brasileiro.
Cada nova postagem é imediatamente compartilhada no Facebook e no Twitter com uma chamada de “NOVO POST”. Além disso, os artigos publicados anteriormente também são postados novamente diariamente às 20h seguindo a ordem do calendário editorial. As notícias também são replicadas nas redes logo após serem publicadas no blog, mas, ao contrário dos artigos, nunca mais voltam a ser postadas nas redes do Toku Blog.
Materiais para download
O Toku Blog também conta com materiais para download que, até então, são histórias em quadrinhos de tokusatsu. Conforme apontei neste artigo sobre gibis de heróis japoneses, este tipo de mídia foi muito comum no Brasil no início dos anos 90 e você pode baixá-las aqui, além de conferir títulos exclusivos como os quadrinhos dos Blastrangers, o primeiro Super Sentai brasileiro!
Aliás, se você produz quadrinhos de tokusatsu e quer disponibilizá-los no Toku Blog, fale conosco (ou melhor, fale comigo, hehe) e fique a vontade para contar sobre o seu projeto!
Newsletter
Semanalmente a newsletter do Toku Blog é enviada a todos os assinantes. Portanto, ao fazer a sua inscrição, uma vez por semana receberá em sua caixa de entrada um e-mail meu trazendo curiosidades sobre algum tokusatsu e também os últimos artigos e notícias para que você não perca nada que tenha sido publicado no blog nos últimos 7 dias.
Vídeos
Por fim, o Toku Blog tem um canal no YouTube que, por sinal, precisa de uma atenção maior de minha parte, reconheço.
No início deste post expliquei o quão movimentada é minha rotina, e produção de vídeos é uma tarefa que toma bastante tempo. Para se ter uma ideia, este vídeo do Jiraiya me ocupou uma tarde de sábado inteira! Se não estiver acreditando, observe quantas cenas ele tem e leve em conta que precisei baixar episódios completos de cada série para extrair os momentos que melhor se encaixavam no briefing.
Porém, não se preocupem. Entre as prioridades do Toku Blog está dedicar mais tempo a produção de vídeos próprios, tanto no canal do YouTube quanto nas redes sociais.
Quanto custa manter o Toku Blog?
Agora, vou falar de um ponto que talvez lhe surpreenda. Como o Toku Blog, a exemplo do próprio nome, é um blog, mantê-lo tem custo zero, não é mesmo? Errado! Para que tenha uma ideia, manter o Toku Blog ativo me custa mensalmente em torno de R$ 1.000!
– Mas, Ivan, postar em blog e redes sociais é tranquilo…de onde saíram esses mil reais por mês?!
Se você estiver se perguntando isso, vem comigo que vou lhe mostrar agora.
Domínio do blog
Como você pode ver, embora a tokunet seja cheia de blogs de extensões gratuitas como blogspot.com.br ou wordpress.com, o domínio do Toku Blog é próprio e foi escolhido a dedo uma vez que tokusatsu.com ou tokusatsu.com.br não estão mais disponíveis. Portanto, anualmente, o pagamento deste domínio é feito ao Registro BR.
Servidor do blog
Além do domínio, o blog precisa estar hospedado num lugar, certo? Muito embora existam hospedagens gratuitas para blogs como o Blogger e o WordPress.com mencionados anteriormente, o CMS (Content Management System) que uso para o Toku Blog é o WordPress.org, a principal plataforma de conteúdos do mundo, que requer um servidor próprio.
Assim, contratei a hospedagem da Hostgator que ainda conta com uma ótima equipe de suporte que me auxiliou prontamente em situações de emergência como ativação do SSL (certificado de segurança para que você possa navegar tranquilamente por aqui sem medo de ser feliz) e assistência no dia em que o blog recebeu tantas visitas que caiu!
Se você tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura deste artigo que escrevi no blog da Rock Content sobre como contratar servidor para sites, além deste e-book que ensina TUDO sobre a plataforma WordPress, também escrito por mim.
Conteúdos do blog
Quando falo de conteúdos do blog, me refiro aos artigos que são publicados semanalmente que são diferentes das notícias publicadas diariamente.
Afinal, as notícias são conteúdos breves, de aproximadamente 100 palavras, e que não recebem uma estrutura de SEO (otimização dos conteúdos para sistemas de buscas como o Google) tão robustas.
Por outro lado, os artigos seguem uma série de etapas até que estejam prontos para serem publicados no blog, são elas:
- primeiro é criada a pauta do conteúdo que traz qual é o assunto a ser abordado, a persona à qual o texto será destinado (caso não saiba e esteja interessado em saber, confira aqui o que são personas para blogs), algumas referências e qual chamada para ação o post terá no último parágrafo;
- cada artigo deve estar vinculado a uma palavra-chave em foco e outras que estejam distribuídas de forma natural no texto de modo que os posts do Toku Blog possam ser encontrados pelos fãs que fazem pesquisas no Google sobre heróis japoneses;
- uma vez que os dois passos acima estejam prontos, o próximo passo é passar a tarefa ao redator que a escreva, afinal, se você for um leitor frequente do blog, deve ter percebido que nem sempre sou eu quem assina as postagens.
Tempo dedicado ao blog
Agora que você já sabe quase todas as ações que são feitas no Toku Blog, chegou a hora de informar quantas horas preciso para redigir os artigos, notícias, newsletters, atualizar redes sociais, além de cuidar constantemente da estratégia e análise do blog.
Como disse no começo do texto, são aproximadamente 12 horas semanais que dedico ao Toku Blog para que ele siga da maneira como é hoje. Isso equivale a pouco mais de 1 hora e meia por dia que para alguns pode parecer pouco, mas para outros pode ser muito, dependendo da rotina.
Ferramentas para o blog
Uso algumas ferramentas que otimizam as ações do blog e pago por elas! A começar pelo Postgrain que permite programar postagens no Instagram, além de ver relatórios de performance nessa rede social e permitir replicar cada post no Facebook e Twitter.
E claro que tanta mordomia não é gratuita, ainda mais levando em conta que o Instagram, ao contrário do Facebook e Twitter, não conta com uma ferramenta analítica de performance. Portanto, todo mês pago a mensalidade do Postgrain que também atende outros projetos meus como o Japan Content Marketing (blog sobre Marketing Digital em japonês) e Plantar Mudas (site e blog sobre plantação de mudas, a vida não é só tokusatsu, afinal).
Anúncios do blog
Para que o Toku Blog seja o maior blog de tokusatsu do Brasil, investimentos são necessários. Por isso, impulsiono alguns artigos de maior sucesso e também aqueles que precisam de uma força para terem melhor ranqueamento no Google.
Assim, todos os meses pago anúncios no Facebook e no Instagram para promover essas publicações. Por enquanto, não uso outros meios como Google Adwords e Taboola porque são mais caros, fogem do orçamento médio de mil reais por mês.
Aliás, como são gastos esses mil reais, afinal?
E se você ainda estiver se perguntando como esses mil reais são gastos, eles correspondem às somas de todos os pontos acima: meu tempo investido no blog (afinal, minha hora tem preço, poderia estar ganhando dinheiro prestando consultorias para empresas ao invés de escrever posts sobre tokusatsu, por exemplo), terceirização de alguns artigos, ferramentas, anúncios…todos postos na ponta do lápis somam aproximadamente mil reais.
O Toku Blog dá dinheiro?
Volta e meia algumas pessoas me fazem essa pergunta, pois, se é feito tamanho investimento, algo precisa voltar, certo?
Sim, mas esse algo nem sempre é dinheiro. Em termos de cifrão, o blog conta com anúncios do Google Adsense e alguns produtos afiliados (tais como cursos de japonês, cursos de mangá, bonecos de tokusatsu), mas o retorno gerado mensalmente é muito baixo.
Por isso, minha resposta costuma ser “não”. Levando em conta o investimento financeiro e de tempo feito todo mês, o Toku Blog não dá dinheiro.
Por que ter um blog de tokusatsu?
E para que tanta dedicação e trabalho se o Toku Blog não traz retorno financeiro? Muito embora quisesse que o blog fizesse parte dos ganhos mensais que pagam as minhas contas, há somente um ativo que me faz estar aqui escrevendo textos como este: o amor pelo tokusatsu!
Este é um tipo de produção que me fascina desde os quatro anos de idade quando assisti Jaspion e Changeman pela primeira vez. Me senti inspirado ao ler os primeiros artigos sobre o assunto publicado na extinta (porém, saudosa) revista Herói em meados dos anos 90.
Desde aquela época obtive muito conhecimento sobre o assunto simplesmente pelo prazer de ver séries japonesas e também ler a respeito. Por isso, o Toku Blog nasceu com a intenção de se tornar o maior canal de tokusatsu nacional para trazer muitas informações e curiosidades sobre o fabuloso universo dos super-heróis japoneses.
E isso tem rendido resultados cada vez melhores! O Toku Blog já se encontra na primeira página de resultados do Google para quem procura por tokusatsu e o objetivo é continuar crescendo!
E se você quiser fazer parte deste crescimento, que tal produzir um guest post para o Toku Blog? Basta entrar em contato que eu mesmo (sim, eu mesmo) respondo você! 🙂