todos os super sentais

Por que todos os Super Sentais são parecidos, mas têm origens diferentes?

Toku Blog YouTube

Nem todas as produtoras de tokusatsu são como, por exemplo, a P Productions que criou um pequeno universo de heróis que ficaram datados nos anos 70 e 80. Recentemente Toei e Tsuburaya tiveram de adequar os mundos dos seus heróis tal como a DC e Marvel Comics precisaram fazer no passado para que as histórias façam sentido. Mas, uma dúvida perdura: por que todos os Super Sentais são parecidos apesar de suas origens serem diferentes?

Afinal, nem todas as equipes têm a mesma fonte de poderes ou sequer surgiram no tempo presente. Para explicar por que isso acontece, decidimos redigir este artigo que traz uma teoria capaz de fazer tudo se encaixar. Vamos conhecê-la? 

Exemplos de Super Sentais de origens diferentes

Para deixar mais claro o quão diferentes alguns Super Sentais são entre si, vamos analisar as equipes mais conhecidas pelos tokufãs que conheceram o gênero a partir da Rede Manchete: Changeman, Flashman e Maskman.

A fonte de poder dos Changeman é a Força Terrena e todos os seus armamentos e veículos ficam na base da Força de Defesa da Terra. Maskman têm uma origem parecida, o Poder Aura (tal semelhança é, inclusive, apontada na HQ em que as equipes se confrontam), apesar de não ficar claro na série como o Chefe Sugata conseguiu confeccionar os trajes, armamentos e veículos do esquadrão.

Por outro lado, Flashman, tem uma origem completamente diferente, pois o quinteto recebeu seus poderes e mechas após receberem um árduo treinamento no Planeta Flash. 

A partir disso surge a questão: como pode equipes formadas neste e em outros planetas seguirem o mesmo padrão: cinco membros, cada um representado por uma cor, equipados com veículos que formam um robô gigante?

Para sanar essa dúvida, vamos primeiro analisar um padrão existente no mundo não-fictício.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Dailândia: como seria uma nova cidade criada no mundo real?

Embora algumas pessoas não saibam, existem ilhas no mundo à venda para que seus donos façam o que quiser com elas. Vamos hipoteticamente imaginar a aquisição de uma ilha cujo comprador decida transformá-la numa cidade bem estruturada e povoada chamada Dailândia.

Para garantir a segurança do local, essa cidade precisará de departamentos de polícia que certamente seguirão o padrão visto noutras cidades de diversos países do mundo: uniforme, armamentos, viaturas e outros veículos que garantam a segurança.

No Brasil podemos observar que esses pontos variam de acordo com cada cidade: no Rio de Janeiro os uniformes e viaturas são azuis enquanto em Belo Horizonte os policiais vestem uniformes marrons e guiam viaturas brancas. Talvez Dailândia pudesse optar por uniformes verdes e viaturas vermelhas.

Como seria se Dailândia pertencesse ao mundo de todos os Super Sentais?

No universo dos Super Sentais também existe um padrão de que equipes contam com cores diferentes para os seus membros, além de um robô gigante capaz de combater ameaças que venham da Terra, do espaço ou de outras dimensões. Esse formato existe há muito tempo.

Afinal, o primeiro vilão de Super Sentai (até o momento) surgiu 4 bilhões de anos atrás: a bruxa Grandiene que foi combatida muito tempo depois pelo GoGoV. Já os primeiros heróis surgiram na Terra há mais de 170 milhões de anos a partir da Tribo Yamato que deu origem aos Zyuranger.

Os anos que seguiram trouxeram outros esquadrões dentro desse mesmo padrão pré-existente: equipes coloridas equipadas com veículos poderosos. Ou seja, da mesma forma que Dailândia do mundo real segue um formato de polícia conhecido em todo o mundo, essa Dailândia fictícia também poderia fazer o mesmo ao adotar um Super Sentai que protegesse a sua cidade.

É por isso que todos os Super Sentais são parecidos, apesar de suas origens serem diferentes. Como todos os esquadrões nipônicos pertencem ao mesmo universo (tal como nos foi revelado em Gokaiger), faz sentido tal semelhança.

Este artigo foi baseado em conversas de WhatsApp que tive com Thiago Halleck, um dos redatores do Toku Blog e tatuador profissional. Aliás, para conhecer as tatuagens que ele faz baseadas em tokusatsu, confira este post!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.