Roll Call de Tokusatsu

Roll Call de Tokusatsu: por que heróis japoneses fazem pose antes da luta?

Toku Blog YouTube

Quem curte séries japonesas já deve estar mais que acostumado em ver roll call de tokusatsu, isto é, o momento em que os heróis sobem em algum ponto alto do cenário para fazer uma apresentação um tanto acrobática e circense enquanto pronunciam seus nomes para o vilão. Somente após isso, a luta começa.

roll call de tokusatsu

Mas, afinal, por que os heróis nipônicos fazem isso? Como sabemos que essa pergunta perpetua a cabeça de muitos fãs do gênero, redigimos este artigo para explicar porque isso acontece. Vamos lá?

Leia também:
Por que Power Rangers e Super Sentais soltam faíscas?
O fim dos Super Sentais: saiba como isso quase aconteceu.
Referências de tokusatsu em séries americanas: conheça as principais!

A cultura japonesa em tokusatsu

Vamos começar entendo uma coisa: séries tokusatsu trazem muitos aspectos da cultura japonesa. E isso não ocorre somente porque os protagonistas são japoneses (incluindo os personagens que vêm de outros planetas por serem interpretados por atores nipônicos) assim como as aventuras que se passam na terra do sol nascente.

E há outros pontos culturais presentes. Por exemplo: a cor vermelha dos líderes em Super Sentais representa o sol que está desenhado na bandeira japonesa, o uso de espadas por robôs gigantes é uma clara alusão aos samurais.

Portanto, o roll call – chamado pelos japoneses de “nanori” – tem origem num estilo teatral clássico e muito conhecido por lá: o Noh.

O que é Noh?

Noh (能) é derivado da palavra japonesa que significa “habilidade” ou “talento”, é uma das principais formas de drama musical clássico que vem sendo realizado desde o século XIV. Desenvolvido por Kanami e seu filho Zeami, é a mais antiga arte teatral que ainda é regularmente apresentada hoje.

Noh é frequentemente baseado em contos da literatura tradicional com uma pitada sobrenatural cuja história é contada por um narrador. Assim, o Noh integra máscaras, fantasias e vários acessórios em uma performance cênica baseada em dança.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

As emoções são transmitidas principalmente por gestos estilizados, enquanto as máscaras icônicas representam os papéis de fantasmas, mulheres, crianças e idosos. Tendo uma forte ênfase na tradição e não na inovação, o Noh é extremamente codificado e regulado pelo sistema iemoto.

Teatro Noh
Teatro Noh

E o que isso tem a ver com roll call de tokusatsu?

Segundo Tsuyoshi Kazuno, que supervisionou filmes de Ultraman como “Meta Batalha na Galáxia Ultra”, o nanori existente no teatro Noh (e também no teatro Kabuki) é a inspiração dos roll calls em tokusatsu.

Afinal, nanori significa “dizer o nome”, ou seja, é a parte do Noh em que os artistas se apresentam e oferecem uma explicação do tipo: “Eu sou o monge viajando do leste. Ainda não estou à vista da capital, para a qual decidi viajar nesta primavera”. Isso é conhecido como nanori.

Indo mais a fundo, a origem do nanori vem do Japão feudal, época em que os samurais diziam seu nome e de sua terra de origem antes de enfrentarem o oponente. Por isso em tokusatsu é comum ouvir os monstros dizendo “Nani mono da?!” que significa “Quem é você?”. Isso explica porque os monstros perguntam isso aos heróis mesmo já sabendo o nome deles, pois é pura referência aos samurais.

Isso explica porque os heróis japoneses se apresentam e fazem pose antes de lutar: a apresentação é inspirada na performance teatral do Noh e o fato de anteceder a batalha faz lembrar os tempos dos samurais.

Roll Call de Tokusatsu

Por essa razão, Yuji Kobayashi disse em seu livro, “Tokusatsu Hero no Tsukurikata” ou “Como fazer heróis de tokusatsu”, que o nanori foi um dos elementos mais difíceis de explicar aos produtores ocidentais de Power Rangers que, afinal, o manteve.

E por falar nisso, agora que você já sabe a origem do roll call de tokusatsu, confira também este artigo que escrevemos sobre a verdadeira história por trás da adaptação de Super Sentais em Power Rangers.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.