Um herói que não tinha interesse em defender a Terra? Conheça Mirrorman!
Produzido pela Tsuburaya Productions, Mirrorman é uma série que foi ao ar na TV Fuji de 5 de dezembro de 1971 a 26 de novembro de 1972, totalizando 51 episódios. Além disso, foi o primeiro herói de tokusatsu da produtora a não trazer tantos elementos inspirados na Família Ultra e uma trama mais dramática na primeira metade da série, a exemplo de Ultraseven.
Neste artigo trazemos a história de Mirrorman e curiosidades que envolveram a sua produção. Vamos conferir?
História de Mirrorman
Na trama da série, a Terra se vê mais uma vez em perigo por conta de uma raça conhecida apenas como “Os Invasores do Planeta X” que planeja conquistar nosso planeta. Os alienígenas logo descobrem a existência de um jovem chamado Kotaro e fazem planos para capturá-lo por ser filho do Mirrorman original.
Kotaro, contudo, é fotógrafo sem interesse em lutar, sobretudo por não querer aceitar sua descendência alienígena e sua sina heróica, tanto é que ele chega a recusar o pedido do Dr. Mitarai, capitão do esquadrão SGM que combate o ataque de monstros a ajudar o time.
Mas, logo percebeu ser o único que poderia salvar a Terra dos Invasores uma vez que eles assassiná-lo ao capturá-lo. Nesse momento, Kotaro transforma-se pela primeira vez em Mirrorman e passa a combater os monstros enviados pelos Invasores com a ajuda do SGM.
Curiosidades sobre Mirrorman
Mirrorman é, na verdade, baseado em um mangá de mesmo nome. No entanto, existem diferenças entre as versões. No mangá, o personagem aparenta ter o bucal de seu capacete aberto enquanto na série ele é fechado. O mesmo ocorria com alguns mangás de Super Sentais dos anos 80 como Goggle V, por exemplo.
Mirrorman foi usado como inspiração para a criação do personagem Mirror Knight que teve sua aparição num dos filmes do Ultraman Zero. Ele é um habitante do Planeta dos Espelhos e híbrido do Alien Esmeralda que, por sinal, foi baseado em outra produção da Tsuburaya: Jumborg Ace.
Mirrorman teve um spin-off chamado Mirror Fight transmitido pela TV Tokyo de 1 de abril de 1974 a 27 de setembro de 1974, com um total de 65 episódios de curta duração.
Após o fim da série, surgiram vários rumores de sequências ao longo dos anos. Em 2005, isso se tornou realidade em Mirrorman REFLEX, uma série direta para DVD que mais tarde seria compilada em um filme. Sem personagens ou conexão com a série antiga, Mirrorman REFLEX tem um tom mais sombrio em comparação à série original.
Somente em julho de 2018 Mirrorman estreou nos Estados Unidos no canal de televisão Toku. Um mês depois, a série foi adicionada à sua plataforma de streaming. No Brasil ela continua inédita.
Conforme você pôde conferir, apesar de ser uma série da Tsuburaya Productions, Mirrorman trouxe pontos que não eram vistos nas séries da Família Ultra. Mas, a produtora assinou outras obras nos anos 70 que também se distanciavam do gênero.
Uma delas é Aztecaser cujo herói combate os inimigos no melhor estilo de luta livre. Saiba mais neste artigo que escrevemos sobre ele!