tokusatsu lgbt

Personagens LGBTQIA+ em tokusatsu: conheça os principais

Toku Blog YouTube

Atualmente, existem mais de 500 produções de tokusatsu realizadas no mundo inteiro. Logo, é comum vermos variados tipos de personagens (tanto heróis quanto vilões) com os quais os fãs se identificam. Isso leva alguns a se perguntarem: há personagens LGBTQIA+ em tokusatsu?

A resposta é sim. Apesar de o Japão ter uma cultura mais tradicional e fechada, a maioria dos japoneses diz ser a favor do movimento LGBT+ como parte da sociedade que tem como proibida a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero em algumas cidades, além de contar com eventos como a Tokyo Rainbow Pride realizada desde 2012 e com número maior de participantes a cada ano.

Assim, aqui neste post apresentamos quais são os principais personagens e também atores de tokusatsu que fazem parte de grupos LGBTQIA+. Vamos conhecê-los?

O que é LGBTQIA+?

LGBTQIA+ é um movimento social e político que defende a diversidade, representatividade e direitos das pessoas que fazem parte da sua comunidade.

Sua primeira sigla foi GLS que significava gays, lésbicas e simpatizantes. Com o passar do tempo, passou a ser LGBT por se referir às lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

Atualmente, mais letras foram incluídas por unirem outros grupos de pessoas à comunidade representadas pelo QIA+, são elas:

  • queer: aqueles que transitam entre noções de gênero como, por exemplo, as drag queens;
  • intersexo: pessoas que estão entre o sexo feminino e masculino por não se enquadrarem na forma binária;
  • assexual: todos que não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero, ou que não veem relações sexuais como prioridade humana;
  • +: este símbolo é usado para incluir outros grupos e variações de gênero ou sexualidade como, por exemplo, os pansexuais que sentem atração por pessoas, independente do gênero.

Agradecemos a validação dos tokufãs que pertencem a grupos LGBTQIA+ por confirmarem as informações acima para a produção deste artigo.

Quais são os personagens de tokusatsu LGBTQIA+?

Vejamos agora os principais personagens de tokusatsu que são oficialmente considerados representantes da comunidade.

Kamen Rider Bravo de Kamen Rider Gaim

tokusatsu lgbt kamen rider bravo

Oren Pierre Alfonzo é o Kamen Rider Bravo. Ele é um militar veterano, chefe de cozinha e proprietário da confeitaria Charmant.

Na série, Oren é visto como um homem extravagante e de características femininas, o que pode ser notado tanto nas roupas que veste quanto por usar rímel, batom e esmalte de unha.

Apesar disso, sua forma de Kamen Rider é o oposto: sua armadura tem a aparência bruta e musculosa, o que condiz com sua força, pois é um dos personagens mais poderosos da série.

Kamen Rider Raia de Kamen Rider Ryuki

Kamen Rider Rai tokusatsu lgbt

Miyuki Tezuka é o Kamen Rider Raia, um dos 13 membros de Kamen Rider Ryuki.

Sua primeira aparição na série o revelou como um adivinho bastante preciso nas suas predestinações e decidiu se tornar um Kamen Rider para mudar os destinos dos demais, fazendo dele um dos personagens mais nobres e honrados.

Sua orientação foi revelada no spin-off lançado em 2013 que reuniu todos os 13 Riders novamente. Na trama, ele tem um relacionamento com Jun Shibaura, o Kamen Rider Gai. 

Kamen Rider Gai de Kamen Rider Ryuki

Kamen Rider Gai tokusatsu lgbt

Jun Shibaura tem sua estreia em Kamen Rider Ryuki como um estudante universitário com plenos conhecimentos de computadores e programação.

Ele decidiu se tornar Kamen Rider Gai para ser o vencedor da Guerra dos Riders, fazendo dele um dos personagens mais ambiciosos da série.

Como dito, seu relacionamento com Miyuki é mostrado no spin-off produzido 13 anos depois da estreia da série na cena em que ambos aparecem deitados na cama e se beijam.

kamen rider ryuki tokusatsu lgbt
Kamen Rider Raia e Kamen Rider Gai

Ranger Amarela de Power Rangers

Trini é a Ranger Amarela de Mighty Morphin Power Rangers. Embora tenha sido interpretada pela atriz Thuy Trang na série clássica, aqui nos referimos à personagem do remake feito na forma de filme em 2017.

Nessa versão, a Ranger Amarela é interpretada pela atriz Becky G e sua orientação sexual é questionada de forma sutil e breve na cena em que um dos Rangers pergunta se ela está tendo problemas com o namorado…ou com a namorada.

power-ranger-amarela-trini-tokusatsu-lgbt-1

Como ela não responde, a dúvida paira no ar, mas tanto o público quanto diversas fontes informativas sobre Power Rangers deram por entendido que ela seja lésbica ou bisexual.

O portal MIC diz que, por ela ser adolescente, é provável que ainda esteja identificando seus gostos, o que inclui a sexualidade.

Ranger Verde de Power Rangers Dino Charge

power ranger verde tokusatsu lgbt

Riley Griffin é o Ranger Verde de Power Rangers Dino Charge que tem visual inspirado no velociraptor.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Na série, ele é um garoto de 17 anos que cresceu em um rancho com seu irmão mais velho e sua mãe. Ele é quieto, confiante e disciplinado, embora feroz uma vez que assume a sua forma de Ranger.

Embora a série não confirme que ele seja homossexual, não é o que defende seu ator Michael Taber. Nas suas redes sociais, ele afirmou ter interpretado o personagem como gay e que ele tem um “crush” por Chase, o Ranger Preto.

Ranger Solar de Power Rangers

power ranger verde tokusatsu lgbt

Esta personagem, na verdade, pertence às HQs dos Power Rangers publicadas pela Boom! Studios. 

Ellarien – ou simplesmente Ari – é uma jovem que tem uma história de vida difícil: por ser órfã desde criança, ela praticava roubos para conseguir sobreviver. Um dia, ao tentar roubar um monge, acabou recebendo dele um artefato capaz de transformá-la na Ranger Solar, uma integrante de cor roxa.

Na história, ela acaba revelando ser a namorada de Remi, outra personagem exlusiva dos quadrinhos.

Ranger Solar Laranja de Power Rangers

power ranger solar laranja tokusatsu lgbt

Remi pertence a uma raça de alienígenas que reúnem características de felinos e raposas. Na saga Beyond The Grid, ela se torna a Ranger Solar Amarela.

Ao lado de Ellarien, ela busca encontrar novos heróis dispostos a formar uma nova equipe de Power Rangers e, assim, combater o mal. Ela também é conhecida como a primeira (e única até então) Ranger feminina com uniforme laranja.

Embora apareçam inicialmente como amigas e parceiras de batalhas, posteriormente ela e Ellarien revelam ser namoradas.

Ranger Verde de Power Rangers Dino Fury

Power Rangers Dino Fury é indicado a prêmio de representação LGBTQIA+

Izzy Garcia é a Ranger Verde desta temporada de Power Rangers e também é a primeira personagem LBGTQIA+ canônica da franquia em série de TV. Essa informação foi confirmada no no 13º episódio da série intitulado “O casamenteiro” em que os demais Rangers descobrem que ela está namorando a sua, outrora, rival Fern.

O relacionamento de Izzy foi além da série, pois a personagem fez a produção concorrer ao 33º prêmio anual de mídia GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) e ganhar o primeiro lugar (que foi disputado com títulos da Disney, Netflix e Nickelodeon).

Quais são os atores LGBTQIA+ em tokusatsu? 

Os bastidores de tokusatsu também contam com atores e atrizes que pertencem à comunidade LGBTQIA+. Apresentamos aqui dois deles.

Yuki Yajima

yuki yajima bioman yellow four tokusatsu lgbt

Yuki Yajima ficou conhecida pelo público brasileiro por ter feito o papel de Helen em Sharivan, mas sua personagem mais conhecida é Mika Koizumi, a primeira Yellow Four de Bioman que teve participação apenas até o nono episódio da série.

Na autobiografia de Takayuki Suzuki, ex-produtor da Toei, intitulada “Yume wo oitsudukeru Otoko” (O homem que busca sonhos), ele revela que a saída da atriz foi súbita e inesperada, fazendo com que a substituição por Sumiko Tanaka que fez Jun Yabuki, a segunda Yellow Four, fosse feita às pressas.

Durante uma entrevista feita à TV japonesa, a atriz da Pink Five (Michiko Makino) e o ator do Green Two (Naoto Ota) disseram que a viram dez anos depois num bar de “onabe” (que, em japonês, significa “sapatão”). Quando um dos membros do programa perguntou se ela havia virado lésbica, eles disseram que sim e que seu visual estava bem estranho.

yuki yajima bioman yellow four tokusatsu lgbt
Print do programa de TV cuja legenda diz “Yellow do Bioman (se tornou) sapatão”. Em japonês, “onabe” significa “panela”, mas também é uma palavra coloquial cujo significado mais próximo do português é “sapatão”.

David Yost

David Yost é o ator que interpretou Billy, o primeiro Ranger Azul de Mighty Morphin Power Rangers, papel que interpretou durante três temporadas.

Em Power Rangers Zeo, ele se tornou um dos mentores dos Rangers, mas deixou a produção antes do desfecho e a razão foi a sua orientação sexual.

david yost power rangers tokusatsu lgbt

Em uma entrevista de 2010, ele revelou que deixou a série porque não aguentava mais o assédio de membros da equipe por conta de ele ser gay. Era frequentemente chamado de “bicha”, além de ser questionado por produtores sobre sua sexualidade e apontado como pessoa não digna de ser um super-herói.

Em 2019, David Yost esteve na CCXP no Brasil que foi marcada também por disponibilizar ao público, pela primeira vez, a armadura do Jaspion.

david yost power rangers ccxp 2019
David Yost com a equipe do Megapower Brasil na CCXP

Qual é a importância dos personagens LGBTQIA+ em tokusatsu?

As produções de tokusatsu conquistam fãs não apenas no Japão, mas no mundo inteiro. Afinal, seus heróis (independente de serem deste ou de outros mundos) têm características muito humanas e isso faz com que seu público se identifique particularmente com cada um deles.

Personagens como Akira, o Blue Mask de Maskman, mostram que você pode ser um super-herói, mesmo que tenha baixa estatura. Kibaranger de Dairanger deixou claro que mesmo as crianças podem defender o mundo. As pessoas paraplégicas também conseguem se sentir representadas pelo Super Speed Parahero Gandine, o primeiro herói de tokusatsu cadeirante.

O mundo é composto por diversos tipos de pessoas, o que inclui a comunidade LGBTQIA+. Portanto, ter heróis que façam parte de diversos grupos amplia o público de tokufãs, tornando o tokusatsu cada vez mais conhecido.

Gostou deste artigo sobre personagens LGBTQIA+ em tokusatsu? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.