CCXP Brasil 2019 Jaspion

Vida de Tokusatsu: Jaspion e o fantástico momento da CCXP Brasil 2019

Toku Blog YouTube

Três décadas depois de estrear no Brasil, o Fantástico Jaspion continua emocionando seus fãs e proporcionando momentos únicos, inéditos e inesquecíveis. Na última edição da CCXP Brasil 2019, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de dezembro, em São Paulo, tivemos um daqueles momentos que podemos chamar de verdadeiramente épicos. Vamos relatar essa história nos mínimos detalhes:

Relato de um fã de 34 anos e outro de nove na CCXP Brasil 2019

Meu nome é Bruno Seidel e escrevo esse artigo a convite do meu amigo Ivan, aqui do Toku Blog. O relato é uma forma de compartilhar a experiência que meu sobrinho João e eu tivemos na CCXP19.

O João tem nove anos e, muito por influência do tio, cresceu assistindo a séries de tokusatsu, além de animes, games e toda a variedade de diversão proporcionada pelo vasto universo da cultura pop. Ele curte tanto séries clássicas (as que marcaram a minha infância) como as mais recentes (que são mais compatíveis com a geração dele).

A viagem para São Paulo, na CCXP, foi um presente completo para o João: primeira vez em São Paulo, primeira viagem de avião, primeira experiência em um evento desse tamanho…só isso já teria valido a pena! 

E só quem vai na CCXP consegue ter uma dimensão do tamanho do evento: mais de 280 mil pessoas circulando em um complexo imenso que é o São Paulo Expo (115 mil m², que é 16 vezes o tamanho do Maracanã). Muita gente, muitas opções de entretenimento, muita coisa legal e filas. Muitas fila. Fila para tudo!

O herói de todos nós!

No meio disso tudo, ela estava lá: a Metaltex, armadura original do Jaspion, usada nas cenas de close da série, em 1985. Ela foi trazida diretamente do Japão pelo produtor da Toei, Yussei Nagamatsu. Durante os quatro dias de evento, a brilhante e metálica armadura ficou exposta em uma estrutura de vidro numa área próxima ao camarim dos cosplayers. 

CCXP Brasil 2019 Jaspion Metaltex

Claro que foi constantemente fotografada por milhares de fãs o tempo todo. A ação foi promovida pela Sato Company, responsável pela produção do vindouro (e aguardado) filme do Jaspion “made in Brazil”.

Aliás, o momento mais aguardado pelos fãs de tokusatsu na CCXP foi, possivelmente, o painel sobre o filme do Jaspion, que aconteceu no sábado, dia 7. A atração contou com a presença de Nelson Sato (proprietário da Sato Company e produtor do filme), do Rodrigo Bernardo (diretor do filme) e do Yussei Nagamatsu, da Toei. 

A mediação ficou por conta do Marcelo Del Greco, editor da JBC e redator da revista Herói. O painel, apesar de trazer poucas revelações e spoilers (pelo menos para aqueles que esperavam alguma confirmação de data, elenco ou cenas da armadura) foi divertido e honesto, sem falsas expectativas lançadas pelos produtores. Também teve um pocket show do cantor Ricardo Cruz, para agitar a galera no final. 

Na parte das perguntas, o João (meu sobrinho) pediu o microfone (para a minha própria surpresa, porque eu nem imaginei que ele teria algo a dizer). Ao ser chamado pelo Del Greco, ele subiu no palco, pegou o microfone e percebeu que estava falando diante uma plateia de mais de 500 pessoas (estávamos sentados bem na frente, ou seja, não dava pra ter muita noção de quantas pessoas estavam naquele auditório). 

CCXP Painel Jaspion

A tal da pergunta, na verdade, foi só um depoimento: “Quando eu tinha 4 anos, eu subia no sótão para ver o Jaspion…” o Del Greco ainda tirou onda e emendou: “Nossa! Quando você tinha quatro anos?? Isso deve fazer muito tempo!!! Quantos anos você tem hoje?” ao que o João respondeu: “nove”. Foi divertido para encerrar o painel num clima leve. 

E foi também marcante para o Sr. Yussei, da Toei, que chegou a manifestar alegria em ver que havia uma criança na plateia prestigiando um painel sobre o filme do Jaspion (haviam pouquíssimas crianças, é verdade). Entenda que, para os produtores da Toei, que lidam com vendas, é crucial que o filme também tenha apelo infantil, pois não adianta fazer um filme de super-herói no Brasil voltado somente para os fãs marmanjos e saudosistas. 

Funciona, emociona, valoriza, mas não é exatamente esse o público alvo das produções de tokusatsu da Toei, que também possuem compromisso com lucro, venda de brinquedos e renovação de seus fãs / consumidores.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Não tem preço!

No dia seguinte (domingo, 8), estávamos quase nos despedindo do evento quando resolvemos passar uma última vez pela Metaltex. Aproveitei para me despedir do Ricardo Cruz (que é um dos amigos com quem eu mais mantenho contato desde os tempos de “tokunet”), o Renato Siqueira (outro amigo de longa data) e o Marcelo Del Greco, com quem eu tive a oportunidade de conversar pessoalmente pela primeira vez. 

Antes do “grand finale”, ainda, tivemos um momento bem curioso: encontrei o Sr. Yussei e trocamos uma ideia, enquanto o João estava ali, na volta. Ao perceber que o João era o mesmo menino que tinha pedido o microfone no dia anterior, o Sr. Yussei ficou visivelmente feliz e animado com a presença de uma criança no meio de tantos adultos saudosistas. 

Ele puxou uma nota de 1000 yenes da carteira e deu de presente para o João: “Pra você gastar quando for pro Japão!”. Foi um gesto muito bonito da parte dele. Todos que estavam ali, na volta, se emocionaram com a cena. O Del Greco até brincou: “Gastar nada!!! Pega essa nota e emoldura num quadro!” Ele ainda deixou a gente tocar na Metaltex durante o recolhimento da armadura.

CCXP Brasil 2019

Financeiramente, talvez uma nota de ¥1000 não represente um grande valor (R$ 37,58, de acordo com o câmbio do dia). Mas não é isso que estava em questão. Foi um presente espontâneo que partiu do próprio Yussei-san, que é um executivo representante de uma empresa chamada Toei Company, a produtora do Jaspion e da grande maioria das séries de tokusatsu que marcaram nossas vidas

A empresa mais amada pelos fãs de Metal Heroes, Kamen Riders e Super Sentais! E quando ele diz para o João “gastar quando for ao o Japão”, isso simboliza uma espécie de “desafio lançado”, uma promessa para que o João cultive sua paixão por tokusatsu, assim como seu tio e tantos outros fãs que estavam por ali.

Outra curiosidade sobre o Sr. Yussei é que, por ser um executivo da Toei, ele tem acesso direto às informações em primeira mão. Tanto é que ele chegou a puxar o celular e mostrar para o Ricardo Cruz, ali mesmo, na noite de domingo, a primeira foto oficial de Mashin Sentai Kirameiger, o Super Sentai que vai estrear em 2020.

Não sei se, para a cultura dos japoneses, é normal “dar de presente”, para um estrangeiro, uma nota de dinheiro (talvez ele até quisesse dar um outro mimo mas, tudo que ele tinha ali, no momento, era aquela nota na carteira).

Não sei se o João, com seus nove anos, consegue entender a importância e o significado disso tudo. Mas é bem provável que, um dia, ele perceba que aquela armadura e aquela nota de mil yenes possuem um valor muito mais do que físico e / ou monetário. E que a vivência de experiências como essa é o que torna certas passagens das nossas vidas inesquecíveis.

A união dos povos da Via Láctea

O “cortejo” da armadura do Jaspion, no apagar das luzes da CCXP, foi o acontecimento mais emocionante do evento, para mim. Pouquíssimas pessoas tiveram o privilégio ali, no final, incluindo o próprio Yussei, da Toei, o pessoal da Sato Company, o Michel Borges (ilustrador do mangá do Jaspion), o Ricardo Cruz, o Del Greco… Fomos convidados pelo próprio Yussei a participar desse momento. 

E aproveitamos para fazer umas fotos bem legais com a Metaltex, encher ela de impressões digitais e conferir nos mínimos detalhes essa lindeza. E de pensar que, durante muitos anos, era muito raro achar fotos inéditas e em boa qualidade da armadura (as fotos do Jaspion eram sempre as mesmas). E ela estava ali, tridimensional, na nossa frente, para ser apreciada tocada e fotografada (muito, por sinal).

As poucas pessoas que participaram desse momento estavam visivelmente emocionadas. Foi uma espécie de celebração do encontro de pessoas que só estavam ali por causa daquele herói. O mesmo herói que encantou uma geração de fãs e que permanece apaixonada e conectada com outros fãs até os dias de hoje.

Obrigado ao pessoal da Sato Company, por esse momento; a todos que participaram desse dia tão especial na CCXP Brasil; ao Sr. Yussei, pela generosidade; e a todos os fãs desse super-herói lendário, pois é graças a essa paixão que, mesmo há décadas fora da TV, ele está aí, conosco. Esqueça esse negócio de voltar para o Planeta Edin, Jaspion: seu lugar é aqui, no Brasil!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.