Godzilla 2014

Godzilla 2014: com vocês, o filme do rei dos monstros feito nos EUA

Toku Blog YouTube

Godzilla 2014 é um filme de monstros produzido no mesmo ano nos EUA, dirigido por Gareth Edwards. É um reboot do filme de tokusatsu original da Toho e o segundo filme protagonizado pelo rei dos monstros a ser produzido por um estúdio de Hollywood.

O projeto começou como um curta-metragem em 2004, mas foi transferido para a Legendary em 2009 para ser reconstruído como um longa-metragem. O filme foi anunciado oficialmente em março de 2010 quando Edwards foi anunciado como diretor em janeiro de 2011. A filmagem principal começou em março de 2013 nos Estados Unidos e terminou em julho de 2013 no Canadá.

A  estreia foi no dia 16 de maio de 2014 e o filme foi um sucesso de bilheteria, o que levou a Toho a produzir um reboot próprio e a Legendary a prosseguir com as sequências, tais como Godzilla: King of the Monsters lançado em 31 de maio de 2019 e Godzilla vs. Kong a ser lançado em 20 de novembro de 2020.

A história de Godzilla 2014

godzilla 2014

Em 1954, Godzilla , um predador alfa pré-histórico , é atraído para Bikini Atoll na tentativa de matá-lo com uma bomba nuclear . Em 1999, os cientistas monarcas Ishiro Serizawa e Vivienne Graham investigam o esqueleto de um monstro semelhante a Godzilla em uma caverna desenterrada por uma mina de urânio em colapso nas Filipinas.

Eles também encontram dois esporos gigantes, um dormente e outro chocado, junto com uma trilha que leva ao mar. No Japão , a usina nuclear de Janjira experimenta uma atividade sísmica incomum. Um tremor quebra o reator, forçando Joe, o supervisor do local, a fechar a porta do reator antes que Sandra, sua esposa, e equipe possam escapar enquanto a planta entra em colapso.

15 anos depois, o filho de Joe e Sandra, Ford, um oficial de eliminação de explosivos da Marinha dos EUA , retorna de uma missão para sua esposa Elle e seu filho Sam em São Francisco , mas deve partir imediatamente para o Japão depois que Joe for detido por invadir a quarentena de Janjira.

Joe está determinado a descobrir a causa do colapso e convence Ford a acompanhá-lo a recuperar dados vitais de sua antiga casa. Eles descobrem que a zona não está contaminada e recuperam os dados, mas são descobertos e levados para uma instalação nas ruínas da fábrica. 

A instalação abriga uma enorme crisálida que vinha se alimentando dos reatores da fábrica por 15 anos e emitindo fortes pulsos eletromagnéticos ao longo do tempo. Tratas-se de uma criatura gigante, semelhante a um inseto, que emerge da crisálida e escapa, destruindo a instalação. Joe fica gravemente ferido e depois morre. O incidente é relatado como um terremoto.

Serizawa e Graham se juntam a uma força-tarefa da Marinha dos EUA liderada pelo almirante William Stenz para procurar a criatura, apelidada de MUTO. Serizawa e Graham revelam a Ford que uma expedição em alto mar de 1954 despertou Godzilla e testes nucleares na década de 1950 foram realmente tentativas de matá-lo e, quando isso não funcionou, o Project Monarch foi estabelecido para estudar secretamente Godzilla e monstros semelhantes. 

Black Friday Toku Blog 2023
Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Saiba tudo sobre Godzilla, Mothra e King Ghidorah: O Ataque Dos Monstros Gigantes
👉 Godzilla, a série animada do rei dos monstros japoneses
👉 Godzilla Vs Destoroyah: o dia em que o rei dos monstros quase morreu


Curiosidades sobre Godzilla 2014

Este filme teve a primeira aparição do ator Akira Takarada em um filme de Godzilla feito fora do Japão, mais especificamente uma participação especial como um funcionário da alfândega que cumprimentaria Ford Brody em Tóquio. No entanto, sua cena foi cortada do filme final, embora Takarada tenha estado presente na estreia japonesa do filme.

Outra cena interessante que aparece no filme: quando Ford e Joe estão vasculhando as ruínas da zona de quarentena, a palavra “Mothra” pode ser vista impressa abaixo de uma caixa de vidro.

Com 355 pés de altura, ou 108 metros, o Godzilla neste filme era originalmente o maior visto na série de filmes. Contudo, em 31 de março de 2015, foi confirmado que o Godzilla no Shin Godzilla da Toho excederia o tamanho do Godzilla da Legendary, chegando a 118,5 metros. 

No entanto, a encarnação Shin Godzilla foi derrubada por Godzilla Earth, introduzida na trilogia do anime Godzilla , que foi confirmado como o mais alto já visto nos filmes, com aproximadamente 318 metros de altura.

Aliás, este filme parece tomar emprestado alguns elementos do enredo a partir do script da Tristar cancelado em 1994. Em ambos, acredita-se que Godzilla esteja destinado a salvar a Terra de monstros que são mais uma ameaça para ele do que ele (o Gryphon e o MUTOs, respectivamente).

Os dois filmes têm Godzilla decapitando o monstro inimigo e os militares acreditam que Godzilla é a maior ameaça em ambos, até que o rei dos monstros derrota a ameaça principal.

A maior diferença é que, embora Godzilla não cause deliberadamente destruição em nenhum local e evite conflitos com os militares, o Godzilla do da TriStar cancelado parece atacar assentamentos humanos, especificamente ilhas japonesas e dizima as forças militares quando atacado.

Este é o primeiro filme desde Terror de Mechagodzilla em que Godzilla não causa destruição intencionalmente. Uma possível razão para isso é que o diretor do filme, Gareth Edwards , estava mais familiarizado com as encarnações mais leves e heróicas do personagem, especificamente a da série animada, quando ele era um garoto que crescia em Warwickshire no centro. da Inglaterra.

Aliás, agora que você já sabe tudo sobre o Godzilla 2014 feito nos EUA, para conhecer a série animada também produzida por lá e que fez sucesso no Brasil pela Cartoon Network, confira este artigo que escrevemos sobre ela!

Black Friday Toku Blog 2023

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.