Entrevista com Seikoh Senoo, ator do Metalder, o Homem Máquina!
Seikoh Senoo é o ator do Metalder, o Homem Máquina, série do gênero Metal Hero de 1987 exibida por aqui no começo dos anos 90, época de ouro do tokusatsu no Brasil.
A página Herosatsu fez uma entrevista exclusiva com Seikoh que trazemos na íntegra aqui no Toku Blog. Confira abaixo!
Como foi para Seikoh Senno interpretar Metalder
Herosatsu: Como você reagiu ao saber que interpretaria um personagem de Tokusatsu, considerando que alguns atores japoneses renomados alegam o Tokusatsu como algo infantil para um ator de gabarito?
Seikoh Senoo: Fiquei bastante surpreso, achei que não seria escolhido até mesmo porque haviam atores com mais experiência do que eu. Mas fiquei feliz em saber que seria um “super-herói”. Não vejo o Tokusatsu como sendo apenas um programa infantil. Aqui no Japão, já faz muito tempo que um programa de Tokusatsu é referência a “super-heróis”. A maioria das crianças no Japão cresce pegando essa influência. Dessa forma elas aprendem coisas importantes como a justiça, cortesia, piedade filial, vida e amor, de modo que seja um modelo a seguir. Eu acho que para tentar transmitir as crianças esse tipo de cultura, não importa a cor da pele ou nacionalidade. Uma das primeiras cenas que gravei em Metalder, foi a transformação de Hideki para Metalder.
Herosatsu: Qual a sua opinião sobre os personagens de Tokusatsu em geral? Você considera como sendo importantes para formação de caráter ou mera diversão e entretenimento?
Seikoh Senoo: Hoje em dia os programas de Tokusatsu são no geral uma porta de entrada para jovens atores que tem uma boa aparência e que possam fazer sucesso por terem um rosto bonito. Mas na minha opinião, isto não tem tanta importância. O que quero dizer, é que se você representa muito bem um determinado personagem, você fica para sempre na memória das pessoas que presenciaram seu trabalho, um rosto bonito de nada serve se você não souber atuar. Eu acho que isso é “universal”. Hoje a aparência conta mais que o talento. Na época, começávamos a filmar de manhã e íamos até a madrugada. Mesmo sendo muito cansativo eu não demostrava isso em frente as câmeras. Eu queria mostrar o melhor de mim para os fãs (especialmente as crianças). Tinha de estar em boas condições físicas pois fazia muitas cenas de ação, isso foi bom, pois evitou de eu fumar e beber por um bom tempo.
Herosatsu: Como você viu o personagem Metalder? Qual a sua opinião sobre Hideki Kondo? Era um personagem agradável aos seus olhos? Era um personagem que realmente era um herói mesmo com seu dilema de “andróide versus humano”?
Seikoh Senoo: Metalder foi criado sendo um robô que não tinha consciência. Era isso que diferenciava ele dos demais herois até o momento. Por esse motivo, compreendi e comecei a agir como sendo realmente um robô que absorve tudo de um ser humano, a capacidade de ensinar o que é certo e o errado, a bondade e a maldade. Quero dizer que em momentos de perigo você se tornar um “anjo ou demônio”. Então eu absorvia isso como se eu fosse um verdadeiro humano, mais do que um herói que aprendeu a ter um sonho de defender a todos.
Herosatsu: Qual a emoção ao viver um personagem de Tokusatsu? Isso está apenas nos fãs que vêem o personagem na tela se transformando? Um ator vive aquela sensação maravilhosa de “se transformar em Metalder” ou isso é coisa dos fãs apenas?
Seikoh Senoo: Eu mesmo cresci assistindo Kamen Rider , Ultraman etc. Me emocionava muito vendo esses programas quando criança, era uma época em que fui muito feliz. Então quando eu começava a gravar e interpretava o Hideki (Metalder) eu lembrava da minha infância, da emoção que sentia e me esforçava ao máximo para passar isso para as crianças e não destruir os seus sonhos.
Herosatsu: Metalder, foi um trabalho que marcou a sua vida? Se sim, por que motivo Metalder marcou sua carreira e sua vida?
Seikoh Senoo: Como um ator, penso que consegui trabalhar puramente motivado com muito esforço e hoje recebo muitos agradecimentos daqueles que assistiram Metalder. Foi em Metalder que eu pude ser um “super-herói” de verdade, sinto saudades daquela época.
Herosatsu: Se você fosse de verdade Hideki Kondo, o que teria feito e o que não teria feito diferente do que foi mostrado na série?
Seikoh Senno: Se possível, gostaria de falar de um fato recente. Houve uma catástrofe envolvendo uma usina nuclear destruída por um grande terremoto há três anos no nordeste do Japão (o acidente nuclear de Fukushima Daiichi). Se eu fosse o Hideki, queria estar lá em primeiro lugar e salvar a vida das muitas pessoas que ficaram em baixo da construção destruída, reparar o reator nuclear no qual as pessoas não tinham como entrar devido a radioatividade, fazer coisas como Superman ou Spiderman e muitos heróis fazem para salvar a vida das pessoas. Eu penso que um “heroi verdadeiro” é ser humano em primeiro lugar, aquele que consegue liderar o povo para que vivam em paz, e não alguém artificial (no caso, um homem máquina) como se somente ele pudesse trazer a paz.
A opinião de Seikoh Senno sobre os episódios e personagens de Metalder
Herosatsu: O que você considera que fez Metalder durar apenas 39 episódios? Você considera algum motivo em especial? Exemplo: ser dramática demais. Concorda com essa opinião?
Seikoh Senoo: Não sei dizer. Nós tínhamos que decorar os textos e interpretar somente, maiores detalhes do programa não eram revelados para os atores. Imagino que possa ter sido por causa da venda dos brinquedos ou dos patrocinadores.
Herosatsu: Qual a sua opinião sobre o final de Metalder? Uns dizem que ele morreu e virou apenas energia, outros dizem que por ser máquina ele não poderia morrer, o que você pensa sobre isso, como você explicaria os acontecimentos do episódio “Eternamente Metalder”?
Seikoh Senoo: No último episódio, Metalder desapareceu e deixou lembranças em nossos corações. No começo eu pensava que seria melhor ele desaparecer apenas, para que fosse sempre lembrado por aqueles que conviveram ao seu lado. Era um cenário como se o meu “desejo se tornasse realidade” morrer com a sensação de ter se dedicado e salvado o mundo. Então, a razão do Metalder caminhar solitariamente até sumir aos olhos de Satoru e Maya é o momento de descansar. “O corpo fica mas deixa a lembrança com tempo”. É um estado mental de Bushidoo, o meu favorito.
Herosatsu: Springer muitas vezes era considera um ator por nós que assistíamos, ele agia e interpretava muito bem! O que poderia falar sobre Springer? Que tipo de cão ele era com o elenco? Que tipo de tratamento recebia e como ele era tensionado a fazer as cenas e movimentações que precisava fazer?
Seikoh Senoo: O nome verdadeiro do Springer era “Gueruman”. Na verdade, não era um cão e sim uma cadela da raça Dobermann. Ela era muito minha amiga e eu procurava ter um convívio direto com Gueruman, isso facilitava bastante na hora das filmagens. Os adestradores me ensinaram muitas coisas e muitas vezes eu mesmo participava com ela nas aulas de adestramento. Eu sempre gostava muito de encontrar com a Gueruman. Eu achei muito interessante o cenário de Metalder, pois ele não teve uma amizade tão profunda com outro robô ou ser humano, sua amiga mais íntima e no qual ele poderia abrir seu coração era um cão. Foi com o Springer que ele teve seu primeiro contato quando despertou. Então, eu pensei que para Hideki Kondo ficou combinando muito bem.
A influência de Metalder na vida de Seikoh Senoo
Herosatsu: Como seus familiares, amigos, pessoas em geral lhe recepcionam ao saber que foi Metalder? Por exemplo, existe algum filho, algum neto que diga pra todo mundo “meu pai foi o Metalder” ou alguma esposa que se orgulhe do marido ter sido um herói de Tokusatsu? Como é essa relação com a realidade de ter vivido o Metalder?
Seikoh Senoo: Hoje em dia as pessoas perto de mim sabem que eu fui o Metalder. Mas acho que para elas isto não seja tão especial e talvez pensam que antigamente era apenas um de meus trabalhos como ator. Espero que meus filhos ou meus parentes, falem bem da minha interpretação em Metalder no futuro. Mas, vou deixar isso nas mãos deles. Eu penso que tive muita sorte de ter sido escolhido para ser o Metalder, e procuro não pensar em opiniões diferentes das pessoas. É um sentimento muito forte e jamais vai mudar em momento algum da minha vida. Eu não penso sobre Metalder no meu dia a dia, mas continuo tendo a consciência de viver corretamente como Metalder.
Nós, do Toku Blog, agradecemos o pessoal da Herosatsu por permitir publicar esta entrevista com Seikoh Senoo, ator do Metalder. Aproveite e confira também outras notícias e artigos sobre atores de tokusatsu!