Armas no Japão: diferenças entre tokusatsu e realidade
É comum alguns fãs de tokusatsu acompanharem acontecimentos referentes ao Japão e muitos ficaram perplexos com a notícia publicada hoje, 8 de julho, nos principais veículos de informação: Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro japonês, morreu após ser baleado duas vezes durante um discurso na cidade de Nara.
A razão do choque desse ocorrido se deve ao fato de ataques com armas de fogo serem raros no Japão.
Um cenário diferente é visto em séries de tokusatsu como Cybercop, também Winspector e até mesmo Patrine. Portanto, como é o cenário de armas no Japão dentro do quadro da violência no país? Continue a leitura para saber!
Exemplos de armas no Japão vistos em tokusatsu
Uma das principais características de tokusatsu envolve a luta contra o mal, geralmente representado por monstros. Contudo, algumas produções apresentam vilões que são seres humanos e as histórias trazem um ritmo mais próximo da realidade. Vejamos alguns exemplos.
Kaiketsu Zubat
Na abertura de Zubat vemos Asuka, melhor amigo de Ken Hayakawa, ser metralhado e morto diante de seus olhos.
Cybercop
Além de combater a Destrap, os Cybercop também eram acionados para combater a criminalidade crescente em Tóquio. No primeiro episódio vemos homens altamente armados que mantêm pessoas como reféns.
Winspector
O episódio 4 de Winspector começa com a polícia metropolitana reunida e armada para deter um ladrão que mantém uma menina como refém. Para cometer o crime, ele fez uso de uma arma de fogo.
Patrine
No episódio 12 de Patrine, o filho do presidente de um país visita o Japão e torna-se alvo de um criminoso que aponta uma arma e se prepara para tirar a sua vida. No entanto, é impedido por Patrine que chega no momento certo.
Como ocorreu a morte do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe?
Enquanto fazia um discurso de campanha para eleições parlamentares na cidade de Nara, Shinzo Abe foi baleado duas vezes e, mesmo sendo levado até o hospital de helicóptero, acabou chegando lá sem vida visto que um dos ferimentos o atingiu no coração.
O autor dos disparos foi identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos, e já se encontra preso. Segundo a NHK, ele teria usado uma arma artesanal – parecida a uma espingarda de cano duplo, além de ser ex-integrante da Força de Autodefesa Marítima do Japão, o equivalente nipônico da Marinha.
Abe tinha 67 anos de idade e ficou no poder durante oito anos, sendo o chefe de governo japonês a ocupar o cargo por mais tempo. Em 2021 ele renunciou por problemas de saúde, sendo sucedido por Fumio Kishida.
Como é feito o controle de armas no Japão?
O Japão possui um rígido controle de armas de fogo, razão pela qual a morte de Shinzo Abe chocou o mundo. Para ter uma ideia, enquanto o Brasil registrou 30 mil mortes por armas de fogo em 2021, o Japão teve apenas um registro em todo o país.
Isso leva as pessoas a terem dúvidas sobre como funciona essa supervisão no Japão, levantamos aqui as principais e suas respectivas respostas.
Quem pode ter arma no Japão?
A lei japonesa afirma que ninguém deve possuir uma arma de fogo, tampouco espadas. Uma das poucas exceções permitidas é dada aos cidadãos que praticam caça e tiro esportivo, mas precisam passar por um longo e burocrático processo até conseguir a aprovação.
Qual arma a polícia japonesa usa?
Por mais que policiais dentro do serviço possam portar armas de fogo, eles raramente a utilizam. Por isso, as armas que usam são as próprias mãos a partir dos treinamentos de artes marciais que recebem.
Além de precisarem ter faixa preta em judô, os policiais passam mais tempo praticando kendo do que aprendendo a usar armas de fogo.
Quais são os crimes mais cometidos no Japão?
Como pudemos conferir, os assassinatos por armas de fogo representam uma parcela muito pequena dos crimes cometidos no Japão. Violência doméstica e sexual lideram os tipos de crimes no país, seguidos por roubo e agressão (geralmente por parte de estrangeiros).
Qual é a diferença entre armas de fogo no tokusatsu e na realidade japonesa?
Assim, podemos concluir que a forma como os crimes com armas de fogo são vistos no tokusatsu são tão fictícios quanto os ataques de monstros gigantes.
Claro que, para países como o Brasil (cujos índices de criminalidade e violência são altos), é mais fácil conectar os exemplos de tokusatsu citados neste artigo à realidade local, mas eles estão muito aquém da realidade japonesa, apesar das exceções como a morte do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.
Por fim, se achou este conteúdo interessante, compartilhe-o nas suas redes sociais.