WMAC Masters

Episódio final de WMAC Masters: o dia em que a Manchete foi honesta

Toku Blog YouTube

Grande parte dos fãs de tokusatsu no Brasil acompanharam as séries que foram exibidas na Rede Manchete. A programação infantil também contava com produções de outros países que eram passadas ao lado dos heróis japoneses, uma delas é WMAC Masters.

Exibida em 1997, ela foi transmitida ao lado de séries que marcaram essa época como Yu Yu Hakusho, Super Campeões e Kamen Rider Black RX. Porém, uma pergunta permeou a cabeça de todos que acompanhavam seus episódios: por que o capítulo final não foi exibido?

Para saber a resposta, continue a leitura deste post, pois não apenas explicaremos a razão, como também acabaremos com o mistério ao revelar o possível (repetimos, possível) desfecho da trama por trás do torneio dos maiores lutadores de artes marciais!

O que é o WMAC Masters?

Se você chegou até este artigo com base na nostalgia, certamente se lembra de:

“Samtoy apresenta, diretamente dos estúdios da Universal na Flórida: Olimpus! Machine! Super Star! Red Dragon! Great Wolf! Tiger Claw! Panther! Tsunami! Star Warrior! Turbo! Os maiores lutadores do mundo lutando pelo Dragon Star! WMAC Masters!”

Assim era a abertura da série que leva o selo da 4Kids Entertainment. A história envolvia um torneio de artes marciais cujos confrontos eram realizados em zonas de batalha enquanto o narrador apresentava as habilidades de cada master.

As lutas seguem o estilo dos games de luta dos anos 90, pois apresenta barras de energia para que os espectadores saibam quem está em vantagem na luta. Além disso, os episódios também traziam as histórias de vida dos lutadores.

Por que WMAC Masters fez tanto sucesso entre os fãs de tokusatsu?

Por ter sido distribuído pela Samtoy, a série recebeu dublagem feita pela Gota Mágica, conhecida na época por dublar a maioria dos animes exibidos na TV aberta.

Portanto, apesar de se tratar de uma produção americana, ouvir vozes consagradas e receber o selo de qualidade da Rede Manchete fez com que muitos vissem WMAC Masters com mais atenção.

Além disso, seus episódios eram transmitidos logo após Yu Yu Hakusho, o anime de maior sucesso na época, o que tornou mais fácil prender os otakus e tokufãs na telinha.

Outro fator que chamou a atenção do público foi a presença de figuras ilustres como Shannon Lee, filha do Bruce Lee. Ho-Sung Pak, que fez o Liu Kang no filme do Mortal Kombat, e Mike Chaturantabut, que interpretou o Ranger Azul de Power Rangers Lightspeed Rescue, são outros nomes presentes no elenco.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Por que o episódio final não foi exibido?

Atenção: caso você não tenha visto WMAC Masters e tenha interesse, cuidado, pois os próximos parágrafos revelam o desfecho da série!

O prêmio máximo do torneio é o Dragon Star e, nos episódios finais da segunda temporada, ele é roubado por três lutadores que revelam pertencer a uma organização criminosa, o que deixou os espectadores ávidos pelo episódio final…que nunca foi exibido.

A Rede Manchete era conhecida por não transmitir os capítulos finais de séries tokusatsu, então muitos se perguntaram: estão fazendo o mesmo com WMAC Masters?

A resposta é não. Nesse sentido, a Rede Manchete foi honesta, pois WMAC Masters foi cancelado sem ter o episódio final produzido.

Como seria o episódio final de WMAC Masters?

Como o final nunca foi feito, fãs da série criaram hipóteses e fanfics que explicam o desfecho da trama.

O último episódio da segunda temporada surpreendeu os espectadores ao revelar não apenas que Tracer e Warlock roubaram o Dragon Star, mas também Tsunami, um dos masters favoritos do público.

Porém, de acordo com os fanfics e especulações, Tsunami seria, na verdade, um agente secreto que se passou por vilão para unir os demais lutadores em uma batalha final contra a Shakiro, a organização criminosa de artes marciais.

Na verdade, a exemplo de WMAC Masters, muitas séries norte-americanas dos anos 90 não tinham conclusão por ficarem pendentes a possíveis novas temporadas, tal como aconteceu com Super Human Samurai e os Jovens Guerreiros Tatuados de Beverly Hills.

Aliás, sabia que ambas foram feitas pela mesma produtora? Clique aqui para saber mais sobre ela no artigo que escrevemos a respeito!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.