Conheça a vida e carreira de Tetsuya Ushio, o ator do Lion Man
Para celebrar a longevidade, os japoneses comemoram o aniversário das pessoas que entram na terceira idade. Completar 70 anos no Japão significa comemorar o Koki (古希) que quer dizer “ 70 anos de vida”. E, por falar em Koki, o aniversariante de hoje, 13 de dezembro, é do Sr. Tetsuya Ushio, ator do tokusatsu Lion Man, que completa 70 anos.
Vida e carreira de Tetsuya Ushio
Ushio nasceu em Quioto, no dia 13 de dezembro de 1949 e aos 14 anos mudou-se com sua família para Kanazawa. Trabalhou em uma fábrica de papéis e loja de discos até que se mudou para Tóquio onde conseguiu fazer parte do Departamento de Artes Cênicas da Toei Performing Institute.
Em 1971, ganhou seu primeiro papel de destaque como ator atuando como Shishimaru em Kaiketsu Lion Maru (1972), para nós brasileiros, conhecido como “Lion Man Branco”, obra da P Productions.
Com postura e dinamismo, o Sr. Ushio interpretou, além do nosso conhecido Dan Shimaru em “Lion Man”, em japonês: Fuun Lion Maru (1973), outras séries de tokusatsu, como: Super Robot Red Baron (1973), Ultraman Leo (1974) e Kamen Tenshii Roseta (1998).
Após atuar no papel de Dan Shimaru , sua interpretação ganhou evidência e, a partir daí recebeu convites para interpretar em vários filmes, novelas e séries que ganharam destaque no Japão naquela época até 2010 quando interpretou seu último papel nas telas.
Curiosidades sobre Tetsuya Ushio
De 1987 a 1994, Ushio foi apresentador em um programa de Jóquei da emissora japonesa Fuji TV, chamado Super Keiba, sendo o âncora por esse período. Este programa até ganhou um jogo no SNES (Super Nintendo) em 1993, onde podemos ver o Sr. Ushio em forma de game!
Em 2010, completando 39 anos de carreira, ele se aposentou.
Ele é casado com Akiko Kujo, que interpretou Saori, a irmã de Shishimaru em Kaiketsu Lion Maru (Lion Man Branco). Eles se conheceram durante as filmagens e permanecem juntos até hoje.
Além das atuações nas telinhas, o Sr. Ushio também é cantor! Fez um dueto com a famosa cantora japonesa Sayuri Ishikawa, em 1975, interpretando a canção tema de “Aoi Sanmiaku” (Cordilheiras Azuis) que fez parte da trilha sonora de um famoso longa metragem japonês que leva o mesmo nome, porém ele não atuou no filme.
Então, depois de uma trajetória de vida dessas, nada melhor do que comemorar os seus merecidos 70 anos!
Este texto foi redigido por Rita Decco Sinhoretti e revisado por Daniel Marinho dos Santos. Agora que você já conhece a vida e carreira de Tetsuya Ushio, saiba mais sobre sua principal obra, Lion Man, aqui neste artigo.