Machiko Soga: saiba tudo sobre a maior vilã de tokusatsu!
Machiko Soga foi uma atriz e cantora japonesa famosa tanto no Japão quanto no ocidente por conta das personagens que interpretou e dublou em tokusatsu e animes.
Confira agora neste artigo um pouco de sua vida, carreira e principais trabalhos que exerceu.
Vida e carreira de Machiko Soga
Machiko nasceu em Hachioji, Tóquio. Ela recebeu uma educação humilde e foi criada para ser uma cantora, embora seus talentos estivessem mais voltados para a atuação. Ela foi “descoberta” depois de fazer uma peça no Centro de Tóquio. A partir daquele dia, sua vida mudaria para sempre, pois passou a conhecer muitas figuras importantes no mundo da televisão japonesa.
Sua mãe faleceu quando era criança, portanto, ela foi criada pelo pai. Ela tinha dois irmãos e uma irmã. Um de seus irmãos morreu durante a Segunda Guerra Mundial, o outro ainda está vivo. Sua irmã faleceu no parto e seu pai de câncer em 1991. Em 1973, ela foi estudar na Itália por dois anos.
Depois de tirar aulas de dança de jazz por vários anos, seus primeiros papéis foram principalmente papéis de personagens de rádio e voz. Ela estreou no drama de rádio da NHK, Chorinmura, para Kurumi no Ki (1961), e mais tarde ganhou fama como a primeira atriz de voz a retratar Ketaro, protagonista de Obake no Ketaro (TBS, 1965-1968).
No entanto, ela é conhecida pelos fãs de tokusatsu por seus papéis vilões na franquia Super Sentai, como Rainha Hedorian em Denziman e Sun Vulcan e Rainha Bandora de Zyuranger que ficou mundialmente conhecida como Rita Repulsa na versão sabanizada da série, Power Rangers.
Seu último papel em tokusatsu foi Magiel em Magiranger, que, aliás foi um de seus poucos papéis em que ela não foi uma vilã. Porém, esse não foi o seu último personagem.
Seu papel final foi no jogo Space Sheriff Spirits para Playstation 2 em que cedeu sua voz e “rosto” para Ankoku Ginga Jyoou (Dark Galaxy Queen), último chefe e único personagem original deste jogo inspirado nas séries Metal Hero dos anos 80.
Soga também fez as vozes do Cyborg 007 na série Cyborg 009 de 1968 e de Ball Boy em Machineman, série de 1984 conhecida pelo público brasileiro. Machiko também dirigia sua própria loja, vendendo jóias, roupas antigas, tapeçarias, entre outros bens.
Machiko Soga no Brasil
Infelizmente a intérprete das mais emblemáticas vilãs de tokusatsu não chegou a visitar nossas terras, ao menos não como Hiroshi Watari, Takumi Tsutsui e Hiroshi Tokoro que vieram para participar de eventos junto aos fãs.
Contudo, a exemplo dos três, ela se tornou uma das atrizes mais queridas por conta das personagens que interpretou nas séries exibidas aqui, tais como:
Arakinin Morgana
Morgana é uma feiticeira que aparece nos episódios finais de Jiraiya com a finalidade de se unir a Dokusai para obter Pako, o tesouro do século. Foi uma das personagens de Machiko Soga mais conhecidas no Brasil.
Rainha Pandora
A líder do Império Water que planejava dominar a Terra, planeta das águas, e que, para isso, precisava derrotar a dupla Spielvan e Diana.
Laraba, a mãe de Barrabás
Spielvan foi exibido na TV Manchete junto de Maskman e nesta série pudemos ver mais uma atuação de Machiko, embora somente em um episódio. Ela interpretou a mãe do vilão Barrabás.
Honey Manda
Em Policial do Espaço Gyaban, Soga fez o papel do monstro de um dos episódios. Tratava-se de um monstro-abelha.
Shinigami Beast
No ano seguinte, em Sharivan, Machiko fez o papel do monstro Shinigami Beast, também durante um episódio.
A morte de Machiko Soga
Machiko faleceu no dia 7 de maio de 2006, aos 68 anos de idade. Nesse dia a polícia recebeu um telefonema do empregado de seu antiquário informando que ela não havia comparecido à loja.
Os policiais foram até sua residência, porém, ela já havia morrido. Como morava sozinha e vinha lutando contra o câncer no pâncreas, causa de seu falecimento.
Curiosidades sobre Machiko Soga
Quando Power Rangers foi exibido no Japão e recebeu dublagem japonesa, Machiko Soga foi chamada para dublar a si mesma como Rita Repulsa. Deve ter sido um trabalho, no mínimo, interessante.
E por falar em Power Rangers, em sua memória, os produtores de Power Rangers: Mystic Force usaram imagens de Soga como Magiel para retratar uma reformada Rita Repulsa no episódio final da série.
Gostou deste artigo sobre a Machiko Soga? Deixe um comentário e nos diga a sua opinião sobre as personagens que essa incrível e talentosa atriz interpretou.