Kamen Rider Stronger

Kamen Rider Stronger: o guerreiro da justiça que combate todas as formas do mal

Toku Blog YouTube

“Venho do Céu e venho da Terra! Luto pelas pessoas! Combato todas as formas do mal! Eu sou o guerreiro da justiça KAMEN RIDER STRONGER!”

Com essas palavras, o sétimo motoqueiro mascarado se apresenta aos seus inimigos antes de transformá-los em poeira. Kamen Rider Stronger é o quinto título da franquia Kamen Rider, concluindo a saga dos 7 Riders Lendários (que é como são conhecidos os heróis das cinco primeiras séries desta franquia de tokusatsu).

Stronger é, provavelmente, a série mais descontraída da Era Showa, mas na medida certa, sem que o negócio caia na bobeira, como é comum em outras séries por aí.

A história de Kamen Rider Stronger

kamen rider stronger

Shigeru Jou é voluntariamente submetido, pela organização do mal Black Satan, a uma operação que o reconstrói como um cyborg. Porém, antes da etapa final da operação, a lavagem cerebral, ser realizada, Shigeru se revolta e foge.

Tudo não passava de um plano dele para adquirir poderes suficientes para vingar morte de seu melhor amigo pelas mãos de Black Satan. Durante sua fuga, ele salva Yuriko Misaki, uma mulher que passava por um experimento semelhante.

Juntos, eles se tornam Kamen Ride Stronger e Denpa Ningen Tackle, e iniciam sua luta por justiça contra Black Satan. Posteriormente, surge uma nova ameaça: o Exército Delza. Uma cousa muito maneira é que todos os poderes de Stronger derivam da eletricidade, e os de Tackle, do magnetismo. Que dupla!

Personagens de Kamen Rider Stronger

Kamen Rider Stronger Tackle

Shigeru Jou / Kamen Rider Stronger

Aqui, temos um protagonista debochado, com ares de Bruce Lee, e que, por muitas vezes, quase parece se divertir em sua luta contra o mal. Ele tira sarro de todo mundo, de seus inimigos, de sua parceira Tackle e de seu mentor, o bom e velho Tobei Tachibana.

Outro ponto curioso é que Shigeru não desenvolve absolutamente nenhum laço com outros personagens que não sejam Tackle, Tobei e os Riders anteriores, o que, provavelmente, faz dele o mais solitário de todos.

Mais para frente, recebe um upgrade em seus poderes, podendo usar o Charge Up e assumir uma forma mais poderosa.

Yuriko Misaki / Tackle

A sidekick de Stronger não é considerada, de fato, uma Kamen Rider, embora cumpra quase todos os requisitos para tal. Uma personagem muito charmosa, interessante e carismática.

Sua forma heroica tem a aparência de uma joaninha e seu golpa Denpa Nage é uma poderosa onda eletromagnética.

Tobei Tachibana

Em sua última participação nas séries Kamen Rider, o velho Tobei parece quase um outro personagem – mais desajeitado e besta que anteriormente, age menos como mentor e mais como um ajudante atrapalhado, acompanhando o tom leve do seriado.

Goro Numata

Este personagem é apenas mencionado na série. Goro era o melhor amigo de Shigeru, que foi morto pelos mesmos.

Yoichiro Masaki

Cientista de Black Satan que foge da organização e implanta o Dínamo Supereletrônico em Shigeru, permitindo-lhe utilizar o Charge Up e assumir uma forma mais poderosa.

Grande Líder de Black Satan

Como o nome sugere, é o líder supremo de Black Satan. É ele quem cria os Satan Bugs.

Satan Bug

Pequenos parasitas que podem possuir os humanos, controlá-los e até mesmo transformá-los em monstros.

Titan

Oficial de alta patente de Black Satan. Após ser morto por Stronger, é trazido de volta à vida por Black Satan e torna-se o Titan Dos Cem Olhos.

Dead Lion

O mais forte dos oficiais de Black Satan. Tem a aparência de uma esfinge.

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

General Shadow

Oficial de alto escalão de Black Satan. Possui uma grande rivalidade com Titan. É um exímio esgrimista e tem ataques baseados em cartas de baralho e ilusões. Funda o Exército Delza, após a derrota de Black Satan pelas mãos de Stronger.

Black Satan Soldiers

São os soldados rasos de Black Satan. Usam roupas pretas com grandes chifres e olhos amarelos.

Great Leader of Delza Army

Um gigante de pedra controlado por um cérebro de um olho só.

Delza Army Corps

Os soldados rasos de Delza. Usam diferentes máscaras dependendo de sob o comando de quem agem. O Exército Delza possui vários generais, que são chamados de Cyborg Majins. São eles:

  • Oficial Steel: um monstro com uma armadura chifruda dotado de enorme força física.
  • Comandante Wild Eagle: um monstro-águia. Tem a aparência de um cavaleiro e é armado com um machado e um escudo.
  • Doutor Kate: um monstro de aparência vegetal que utiliza técnicas venenosas.
  • Major Skull: tem a aparência de uma caveira e utiliza uma foice.
  • Barão Rock: um monstro de pedra, equipado com uma clava e capaz de redirecionar energia elétrica.
  • General Wolf: um lobisomem membro do Clã do Lobo. Possui uma grande variedade de ataques.
  • Oficial-Comandante Brank: baseado no monstro de Frankenstein. Possui enorme força física e também utiliza armas de fogo.
  • Snake Woman: uma mulher-serpente capaz de sugar o sangue dos humanos e hipnotizá-los ao olhá-los nos olhos.
  • Marshal Machine: um monstro-múmia equipado com um corpo reforçado e uma metralhadora. Também pode mumificar suas vítimas, voar em seu caixão e invocar uma barreira mágica em forma de pirâmide.
  • Comandante Magnet: um monstro-ciborgue capaz de controlar o magnetismo.
  • Armored Knight: com a aparência de um samurai, esse monstro-ciborgue de Delza possui duas espadas que podem gerar fogo.

Veículos de Kamen Rider Stronger

Veículos de Kamen Rider Stronger

Kabutolaw

É a moto de Stronger. Pesa 200Kg, pode atingir 300Km/h e foi construída a partir de uma Suzuki GT380.

Tentolaw

É a moto de Tackle. Pesa 150Kg, pode atingir 250Km/h e foi construída a partir de uma Suzuki Hustler TS125.

Curiosidades sobre Kamen Rider Stronger

A série Kamen Rider Stronger encerra a saga dos 7 Riders Lendários: Ichigo, Nigo, V3, Riderman, X, Amazon. Stronger, cujo visual foi inspirado no besouro-rinoceronte, a princípio, estava planejado para ser a última série da franquia, o que acabou não acontecendo com a vinda de Skyrider na sequência.

A série substituiu Ultraman Leo no TBS, em um dos raros casos em que Riders e Ultras dividiram a mesma emissora.

O ator Shigeru Araki, que interpretou Shigeru Jou / Stronger, morreu de pneumonia, em 2012. Até o presente momento, foi o único ator a interpretar um Rider principal a falecer.

Na ocasião, foi dada a Shigeru Araki a oportunidade de escolher entre interpretar Kamen Rider Stronger ou Tsuiyoshi Kaijou / Akaranger, em Goranger. Ele escolheu ser um Kamen Rider em vez de membro do primeiro Super Sentai.

A atriz Kyoko Okada, intérprete de Yuriko / Tackle, morreu em 1986, aos 27 anos, vítima de uma violenta crise de asma. Ela era amiga muito próxima do ator Takeshi Sasaki (Hayato Ichimonji / Kamen Rider Nigo). Por conta de sua asma, os movimentos de Okada na série foram desenvolvidos para que ela performasse o mínimo de lutas necessárias.

O ator Akira Namada, que fez a forma humana de Titan, mais tarde viria a interpretar Tamura (de Kamen Rider OOO) e Juzaburo Nanba (de Kamen Rider Build).

Já Hidekatsu Shibata, a voz do General Shadow, também dublou vários personagens notáveis, como: General Jark (Kamen Rider Black RX), Barão Ashura (Mazinger Z), Hiruzen Sarutobi (Naruto) e King Bradley (Full Metal Alchemist).

Por falar em vilões, no mangá Kamen Rider Spirits, é contada a origem do personagem Major Skull. Ele é um humano que nasceu deformado e foi abandonado por seus pais em um cemitério e adotado por Delza. Essa história faz referência ao mangá GeGeGe no Kitarou, cujo protagonista foi abandonado da mesma forma.

Ainda no mangá Kamen Rider Spirits, a história de Goro Numata é melhor explorada: é revelado que, antes de ser morto por Black Satan, ele havia sido vítima de uma operação e transformado em Kikkaijin Spark / Kamen Rider Spark, uma espécie de protótipo de Stronger. Curiosamente, a aparência de Spark é extremamente semelhante à de Kamen Rider Kabuto.

Kamen Rider Spark
Arte feita por fã apresenta o visual de Kamen Rider Spark ao lado de Stronger e Tackle

A morte de Major Skull é uma homenagem ao final do mangá Skull Man de Shotaro Ishinomori.

É Stronger quem dá o nome Skyrider a seu sucessor, até então, chamado apenas de Kamen Rider. Nos últimos episódios, Stronger recebe a ajuda dos Riders anteriores. Aliás, a batalha dos 7 Riders contra Delza é simplesmente épica até porque seria a última da franquia.

Por sinal, sabia que os Super Sentais também estiveram prestes a acabar? Agora que você já conferiu todas as informações e curiosidades sobre Kamen Rider Stronger, veja também neste outro post como o fim dos esquadrões coloridos quase aconteceu!

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.