Kabutack

Kabutack: com vocês, uma das mais divertidas séries de Metal Hero

Toku Blog YouTube

B-Robo Kabutack é um tokusatsu produzido pela Toei Company e que pertence ao gênero Metal Hero, uma das franquias mais conhecidas no Brasil, principalmente por conta das séries Jaspion, Jiraiya e Jiban

Kabutack foi ao ar de 23 de fevereiro de 1997 a 1 de março de 1998 e foi o pioneiro entre os Metal Heroes a trazer elementos mais infantis como costumamos ver em séries do gênero Fushigi Comedy, a começar por suas semelhanças com Robocon e outras séries similares que marcaram as décadas de 70 e 80.

A história de Kabutack

Dr. Torahiko Kouenji é um gênio responsável por desenterrar os escritos antigos da camada mais antiga do planeta. Ele os traduziu e descobriu a existência das 13 “Peças Estelares” que estavam escondidas na Terra. 

Quem obtiver todas as Peças Estelares, terá qualquer desejo concedido. Assim, o Dr. Kouenji construiu robôs de busca, conhecidos como “B-Robots”, para que pudessem encontrar as Peças Estelares.

Porém, um trio desses robôs, liderado por Cobrander, foi ativado sem que seu programa de educação fosse concluído. Isso fez com que os três começassem a praticar ações ruins na cidade.

Kabutack

Logo, uma equipe formada por três B-Robôs do bem, surge para impedir que o mal domine. Ao lado de Yuzuru Kouenji, neto do Dr. Kouenji, e seus amigos Sayuri Mitaka e Kuranosuke Kichijouji, eles iniciam a busca pelas “Peças Estelares” enquanto combatem a ameaça dos B-Robôs malignos.

Black Friday Toku Blog 2023

Afinal de contas, Kabutack é mesmo um Metal Hero?

Muitos tokufãs se fazem essa pergunta não apenas referente a Kabutack, mas também sua sequência Robotack, pois ambas as produções têm elementos muito diferentes das demais séries de heróis metálicos.

Para saber a resposta dessa pergunta, é preciso analisar o que as fontes oficiais da Toei dizem a respeito disso. Em Super Hero Taisen Z é apresentada uma lista de séries Metal Heroes que não inclui Kabutack e Robotack. 

Além disso, em Super Hero Taihen, ambos são apresentados ao lado dos Metal Heroes, mas como séries que antecederam os Kamen Riders na TV. Essas evidências levam alguns fãs a acreditarem que elas não pertencem ao gênero Metal Heroes.

Contudo, o canal oficial da Toei no YouTube subiu episódios da série dentro da lista The 90’s Metal Hero Series e num dos sites oficiais da produtora ela está categorizada como tal. Portanto, concluímos que sim, Kabutack faz parte do gênero Metal Hero, tanto é que chegou a unir forças com B-Fighter Kabuto num Especial de Natal.

Kabutack B-Fighter

Vale dizer que Kabutack não é a única série que destoa quando comparada à maioria. Jiraiya, por exemplo, não é um herói metálico até porque esse gênero de heróis ainda não havia sido oficializado nos anos 80. Ele acabou entrando no grupo por ter sido o sucessor de Metalder e antecessor de Jiban.

Outra série que se destaca é Blue Swat, pois as únicas partes metálicas de seus trajes são capacete e colete de modo que eles poderiam ser facilmente encaixados no gênero Other Hero.

Aliás, sabia que o visual de Blue Swat pode ter sido um dos visuais cogitados para Jiban na época em que a série estava cogitada para ser a continuação direta de Jiraiya? Agora que você já conferiu informações sobre Kabutack, veja essa e outras curiosidades sobre o Policial de Aço Jiban no artigo que escrevemos sobre ele!

Black Friday Toku Blog 2023

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.