Hikarimaru: informações e curiosidades sobre o cavalo do Lion Man
Todos que acompanharam o tokusatsu no Brasil nos anos 80 e 90 certamente se recordam do fiel cavalo do Lion Man, tanto o que acompanhava o Fuun Lion Maru (também conhecido como Lion Man Laranja) quanto o cavalo alado de Kaiketsu Lion Maru (a série original, conhecida aqui como Lion Man Branco). Este post é dedicado a ele, o fiel Hikarimaru!
Os cavalos têm grande importância para os japoneses. De acordo com o Xintoísmo (a principal religião do Japão), acredita-se que, no princípio do mundo, existiu um cavalo especial que servia como transporte a uma divindade chamada Zenchi no Mikoto (Deus da Graça). Esse cavalo voava pelo céu livremente, demonstrando beleza e coragem com suas enormes asas brancas.
Com vocês, Hikarimaru, o cavalo do Lion Man
Como amante de Lion Man, não pude deixar de associar esse personagem xintoísta à série da P-Productions. Em Kaiketsu Lion Maru (1972), ou Lion Man Branco, o irmão mais novo de Shishimaru (interpretado por Tetsuya Ushio), chamado Kosuke (interpretado por Norihiko Umechi) ganha a nobre missão de invocar dos céus um cavalo alado, chamado Hikarimaru.
A principal missão do cavalo Hikarimaru era ajudar Shishimaru a lutar contra a força maligna de Gozun. Sempre fiel à flauta de Kosuke, o nobre cavalo descia dos céus quando era invocado pelo som do instrumento.
Curiosidades sobre Hikarimaru e os bastidores de Lion Man
Em 1987, o Sr. Tetsuya Ushio cedeu uma entrevista, quando ainda era apresentador de um programa de corrida de cavalos chamado Super Keiba e relatou suas experiências nas gravações com o cavalo Hikarimaru.
Após receber o papel de protagonista da série, foi informado que teria que aprender a andar a cavalo e dominar a prática “tatimawari” (que se trata de uma combinação de lutas com espadas), em apenas 5 dias antes do início das gravações.
O Sr. Ushio nunca havia montado em um cavalo e tampouco praticado “tatimawari”. Ele afirmou durante a entrevista:
Era tudo a primeira vez para mim (…), mas o mais difícil foi aprender a andar a cavalo.
O cavalo usado nas filmagens era de competição e nunca havia sido montado por um leigo, ou seja, alguém que não fosse praticante de hipismo profissional e, não era castrado, sendo uma de suas características o temperamento difícil.
Por várias vezes, ele foi arremessado do cavalo, levando-o a ficar com muitos hematomas pelo corpo. Somente após 1 ano e meio de gravações, o cavalo passou a obedecê-lo.
Em um momento da entrevista, comentou que sua trajetória na série foi muito sacrificante e perigosa, chegando a pensar que morreria durante as gravações, mas reconheceu que, se não tivesse passado por isso, não teria sido ator por tantos anos e também, criado admiração por cavalos.
Quando assistimos a nossa série preferida, não imaginamos quais são os desafios que os atores enfrentam para desenvolver com tantos detalhes os movimentos, ações e diálogos dos personagens com perfeição, para assim, tornar os capítulos emocionantes.
Gostou deste artigo sobre Hikarimaru, o cavalo do Lion Man? Consegue imaginar quais foram os desafios nos bastidores da sua série de tokusatsu preferida? Deixe sua opinião nos comentários? Agradecimentos a Asterios Sinhoretti, Daniel Marinho dos Santos e Ivan de Souza pela edição e revisão deste artigo.