Amy Jo Johnson: tudo sobre a vida e carreira da primeira Ranger Rosa
Amy Jo Johnson é uma atriz, cineasta, cantora, compositora e diretora canadense-americana. Como atriz, Johnson é conhecida pelos fãs de tokusatsu por ter feito Kimberly Hart em Mighty Morphin Power Rangers, embora também seja conhecida pelo grande público por ter interpretado Julie Emrick em Felicity e Jules Callaghan em Flashpoint.
Além disso, ela também dirigiu curtas-metragens como “Bent” e “Lines” e longas-metragens como “The Space Between” e “Tammy’s Always Dying”.
Para conhecer sua história de vida e carreira, além de como foi sua participação em Power Rangers, continue a leitura deste post!
De ginasta a Ranger Rosa: a história de Amy Jo Johnson
Amy Jo Johnson nasceu no dia 6 de outubro de 1970, em Hyannis, Massachusetts. Ela tem dois irmãos, um irmão e uma irmã. Embora nascido em Hyannis, Johnson cresceu em Dennis, também em Massachusetts e estudou na Dennis-Yarmouth Regional High School. Quando criança estudou ginástica, chegando a ingressar nos Jogos Olímpicos e participar de vários campeonatos na Europa e na América do Norte.
Amy se mudou para a cidade de Nova York aos 18 anos para seguir o ofício de atriz. Ela frequentou o Lee Strasberg Theatre Institute e a American Musical and Dramatic Academy. Porém, somente mais tarde, ela se mudou para Los Angeles e conseguiu fazer um teste para seu primeiro papel.
O papel mais importante de sua carreira destaque de Johnson veio menos de um mês depois de ela se mudar para Los Angeles, quando foi selecionada para interpretar Kimberly Hart, a Ranger Rosa de Mighty Morphin Power Rangers em seu episódio piloto.
Apesar da série ter feito um grande sucesso e ter trazido a Amy reconhecimento internacional como atriz, a série gerou pouca segurança financeira para ela. Tanto ela quanto os demais atores dos Rangers recebiam apenas US$ 600 por semana para representarem os personagens, além das performances acrobáticas e aparições públicas. Além disso, nenhum deles recebeu qualquer pagamento de royalties de reprises de episódios em que aparecem.
Como a produção não era sindicalizada, o perigo físico no set representava uma ameaça muito grande para Johnson e seus colegas. Durante as filmagens de Mighty Morphin Power Rangers: The Movie, ela quase foi incendiada ao fazer uma acrobacia.
Em Turbo: A Power Rangers Movie (que introduziu os Power Rangers Turbo), por pouco não foi eletrocutada. Por conta desses eventos, Amy finalmente tomou a decisão de deixar a série em 1995, passando o papel de Ranger Rosa para a atriz australiana Catherine Sutherland.
Nos anos posteriores, Johnson afirmou que ficar famosa por meio de Power Rangers às vezes era opressor e causava pesadelos. Ao todo, Kimberly Hart apareceu em 137 episódios da franquia, sendo sua última aparição na TV em um episódio de 2014 em Power Rangers Super Megaforce (que usa cenas de Gokaiger).
Ao lado do ator Jason David Frank, que interpretou o primeiro Ranger Verde, ela também fez uma participação especial no filme Power Rangers de 2017. Os dois aparecem logo após a batalha do Megazord, mas como civis, não como Rangers.
Quais trabalhos Amy Jo Johnson fez após Power Rangers?
Depois de deixar Power Rangers em 1995, Amy estrelou o filme Susie Q do Disney Channel e participou de um episódio de Saved by the Bell (série conhecida no Brasil como Uma Galera do Barulho). Em 1997, ela estrelou a adaptação para a NBC do romance de Lois Duncan, Killing Mr. Griffin, e interpretou uma ginasta com transtorno alimentar em Perfect Body. Ela também reprisou seu papel como Kimberly Hart em Turbo: A Power Rangers Movie no mesmo ano.
Em 1998, ela foi convidada para interpretar Julie Emrick na série Felicity da The Warner Bross. Ela teve um dos papéis principais por três temporadas, além de ter sido uma convidada especial em sua quarta e última temporada.
No início dos anos 2000, Amy fez papéis em filmes como:
Ela também teve papéis especiais em Spin City e ER (Plantão Médico). Em 2004, ela fez a personagem Stacy Reynolds na quarta temporada de The Division. Na segunda metade dessa década, ela teve papéis recorrentes em Wildfire e What About Brian, além de estrelar filmes como “Magma: a Fúria do Vulcão” e “Confiança Fatal”.
A partir de 2008, ela se tornou regular na série Flashpoint como Constable Jules Callaghan. Inclusive, Amy foi indicada ao prêmio Gemini por essa atuação na série que exibiu novos episódios em 2012. Aliás, desde esse ano, ela teve papéis especiais em alguns programas, incluindo um recorrente em Assuntos Confidenciais.
Carreira musical de Amy Jo Johnson
Amy é cantora, compositora e lançou três álbuns:
Ela também fez apresentações musicais em Los Angeles com seu grupo intitulado Amy Jo Johnson Band.
Algumas de suas performances podem ser vistas em programas que ela participou. Sua personagem em Felicity foi originalmente descrita como uma dançarina, mas com a contribuição de Amy, os produtores reescreveram a personagem como uma cantora e guitarrista.
Como resultado, Johnson foi capaz de apresentar sua própria música, “Puddle of Grace”, na série que foi incluída no álbum que traz a trilha sonora oficial de Felicity. Em The Division, sua música “Cat in the Snow” é o tema de um dos episódios. Em Flashpoint, suas canções “Dancing In-Between” e “Goodbye” também foram apresentados.
Os filmes dirigidos por ela também receberam suas canções: “God” em Bent, “Lines” no filme de mesmo nome e “Cracker Jacks” em The Space Between.
Vida pessoal de Amy Jo Johnson
Johnson foi casada anteriormente com Olivier Giner. Os dois se divorciaram em 2017 e têm uma filha nascida em 2008. Atualmente, Amy reside em Toronto, no Canadá, e tornou-se um cidadão canadense em 2015, passando a ter dupla nacionalidade.
Aliás, algo similar aconteceu com Thuy Trang, a atriz que fez a primeira Ranger Amarela ao lado de Amy Jo Johnson em Power Rangers. Ela era vietnamita e migrou com a sua família para os Estados Unidos após passar por uma história de vida muito triste que quase a levou a óbito durante a infância. Para conhecer sua história de vida e carreira, clique aqui e confira o artigo que escrevemos sobre ela!