Ganbaron: com vocês, o pequeno Superman japonês!
Ganbaron (小さなスーパーマン ガンバロン) é um tokusatsu produzido no ano de 1977 e foi tido como a versão japonesa do Superman. Também foi o terceiro da franquia Baron que contou com Red Baron de 1973 e Mach Baron de 1974.
História de Ganbaron
“Mais rápido que o trem-bala! Mais forte que um monstro gigante! Pode voar mais alto que um edifício! Ele é GANBARON!”
Assim o narrador inicia cada aventura da série estrelada por Teru Tendou, um jovem repórter do Shonen Times. Quando preciso, ele pode se transformar em Ganbaron e salvar o mundo de seus inimigos.
As histórias de cada episódio giram em torno de Teru e seus amigos que, apesar de passar por sérios apuros, não podem descobrir que sua real identidade é o herói Ganbaron que conta com diversos veículos para combater os vilões, inclusive um robô gigante chamado Daibaron!
Curiosidades sobre Ganbaron
Apesar de ser a terceira série da franquia Baron, a história não tem muita conexão com as anteriores por decisão da produtora.
Aliás, outro ponto estratégico da série foi fazer com que crianças da mesma faixa etária do público fossem os protagonistas. A ideia era justamente causar uma identificação maior com o herói.
Aventuras que começam com o herói, que tem tamanho humano, e terminam com o robô gigante são corriqueiras em séries Super Sentais. Porém, esse formato começou justamente com Ganbaron.
Apesar dos personagens principais não serem muito conhecidos, Ganbaron trouxe atores consagrados no seu elenco, tal como Susumu Kurobe (ator do primeiro Ultraman) e também Amamoto Hideyo (conhecido pelo público japonês como o Dr. Shinigami do primeiro Kamen Rider e pelos fãs brasileiros como Professor K de Machine Man).
E por falar em Kamen Rider, Ganbaron não foi a única série inspirada pelo Superman. Skyrider de 1979 também foi baseado no homem de aço, sobretudo por ter sido o ano da estreia do seu filme no Japão.
A série teve apenas 32 episódios, embora a intenção fosse ter mais. O fim súbito ocorreu por conta do falecimento do principal patrocinador pertencente à empresa Bullmark. O orçamento da série caiu drasticamente, o que levou ao seu término precoce.
Em 2007 foi realizado no Japão um evento em comemoração aos 30 anos de Gangaron. Kazuto Ando que interpretou o personagem esteve presente e foi recebido com muito entusiasmo pelos fãs da série.
Atualmente a série encontra-se disponível em DVD na Amazon. Por ser uma série difícil de ser encontrada no streaming, é um bom meio de conhecê-la.
Aliás, o que achou de Ganbaron? Agora que leu este artigo, veja também o vídeo de abertura abaixo e deixe a sua opinião nos comentários.