Toqger

ToQger: conheça o esquadrão do mundo da imaginação!

Toku Blog YouTube

Ressha Sentai ToQger (烈車戦隊トッキュウジャー) é a 38ª série Super Sentai da Toei Company, foi ao ar depois de Zyuden Sentai Kyoryuger.

Estreou em afiliados à TV Asahi no dia 16 de fevereiro de 2014, foi exibido junto de Kamen Rider Gaim e, mais tarde, Kamen Rider Drive no bloco de programação do Super Hero Time, e terminou no dia 15 de fevereiro de 2015.

O tema da série é trem e, ao contrário das séries anteriores, em que os heróis são nomeados pelas cores, os heróis de ToQger são numerados e trocam regularmente de cores durante a batalha.

Leia também:
Versão sabanizada: afinal de contas, por que isso existe?
Por que Super Sentai e Power Rangers soltam faíscas?
Anime de Super Sentai: conheça as animações inspiradas nos esquadrões!

A história de ToQger

Somente aqueles com uma grande Imaginação podem ver a estrada de ferro mística conhecida como a Linha do Arco-Íris pela qual os trens maciços conhecidos como Ressha são conduzidos por cinco guerreiros conhecidos como ToQgers.

Embora seja sua missão salvar cidades das forças malignas da Linha das Sombra que estão usando o medo e a tristeza dos moradores para estabelecer sua própria ferrovia para permitir a chegada de seu líder Imperador Z, cuja intenção é consumir luz para mergulhar o mundo em escuridão.

Os cinco ToQgers também são amigos de infância que lutam para recuperar as memórias de sua cidade natal depois que foi consumido pelo mal da Linha das Sombras.

Os ToQgers começam uma jornada para libertar essas “Cidades das Sombras” de seus inimigos na tentativa de recuperar suas memórias, enquanto a Linha das Sombra deve lidar com alguma oposição entre seus próprios assuntos.

Personagens de ToQger

Right / ToQ1

Ele é um jovem animado que está sempre de frente e se apresente para aproveitar a alegria da vida. Ele é o único a dar o seu todo, o tipo para ser facilmente desencadeado e ir contra as chances.

Dos cinco ToQgers, a imaginação da direita é a mais forte e ele inspira os outros a acreditar no que ele acredita, muitas vezes puxando seus amigos se eles gostam ou não. Ele muitas vezes age antes de pensar e odeia lugares apertados. Ele parece ser o único ToQger com qualquer forma de memória de seus passados.

Ele tem o hábito de iniciar mudanças de transferência durante as lutas sem pedir permissão, muitas vezes irritando seus amigos, bem como o condutor.

Tokkati / ToQ2

Ele é um personagem muito cauteloso, ainda que desajeitado e esquisito, que o outro ToQgers fez amizade quando se mudou para Subarugahama. Quando algo acontece, apesar de ser flighty e exagerar para qualquer coisa, Tokatti é o tipo que quer investigar e pesquisar primeiro, mas se torna muito incessante quando se trata de resultados.

Ele é um especialista em analisar inimigos e fazer planos, mas devido a seus processos de pensamento deliberado, ele é incapaz de pensar sobre a marcha e improvisar. Ele é realmente ruim em estar a tempo também. Apesar de ser esclarecedor, ele observa que Hikari é mais esperto na equipe.

Mio / ToQ3

Ela é uma mulher desportiva, caçadora, que instintivamente cuida dos outros enquanto esconde os aspectos mais delicados e românticos de sua personalidade. Por isso, ela é bastante popular com os meninos. No entanto, ela é muito desconfortável com a idéia de romance.

Mio atua como a grande irmã da equipe e geralmente a pessoa que mantém todos em seus lugares. Quando criança, ela possuía uma boneca chamada Mikey e seus pensamentos sobre o brinquedo provaram ser um amortecedor para sua imaginação até que Hammer Shadow inconscientemente lhe permita usar sua imaginação completa.

Hikari / ToQ4

aprenda a desenhar tokusatsu anime mangá

Ele é um homem pouco sociável e não fala muito, muitas vezes é visto descansando em um canto sozinho, enquanto o resto da equipe está ocupado com outra coisa.

Embora a sua imaginação e opinião difiram, seus instintos de luta natural e o colocam em boa posição nas batalhas. Enquanto Right, muitas vezes, estimula todos a usarem a imaginação, Hikari é quem mantém seus amigos com os pés no chão.

Embora bastante obediente a Mio, ele muitas vezes provoca Kagura. Tem uma sagacidade rápida e Tokatti observa que ele é o mais inteligente da equipe, embora não exiba esse lado muitas vezes.

Kagura / ToQ5

Kagura é uma moça cuja imaginação é a mais forte após Right. Devido a isso, o corpo dela não está acostumado a luta, a não ser quando ela usa sua imaginação para se tornar uma guerreira imbatível.

Porém, isso acaba se tornando uma faca de dois gumes porque, quando Kagura não está inspirada e imaginativa, não pode ter aproveitamento máximo da sua força.

Akira Nijino / ToQ6

Akira é um trabalhador ferroviário da Rainbow Line, que originalmente era membro da Shadow Line e, sob o nome de Zaram, um dos comparsas de seu General Schwarz. Possuindo o poder de causar chuva, Zaram acreditava que seu poder era capaz de um grande mal. Por isso, ao ver um arco-íris pela primeira vez, ele se juntou à Linha do Arco-íris para pagar por seus pecados do passado e encontrar um lugar digno de morrer por sua nova causa.

Condutor / ToQ7

O condutor é um enigmático condutor do trem, possui conhecimento do passado dos ToQgers e faz a proteção do grupo.

Ele, contudo, é promovido ao comandante da força da polícia ferroviária da Linha do Arco-Íris, e seu nome muda de condutor para ToQ7.

Curiosidades sobre ToQger

Esta é a primeira série Super Sentai a ter trens como tema central. Algo similar foi explorado em Kamen Rider Den-O cujo DenLiner levava os seus passageiros para fazer viagens através do tempo.

Além disso, esta é a primeira equipe a ter todos os integrantes como crianças, embora presos na aparência de adultos.

Quanto ao design, eles também são o primeiro time desde GoGoFive cujos membros têm luvas brancas e botas como parte de seus uniformes principais.

Esta é a segunda equipe a poder mudar de cor durante as lutas, a primeira foi GokaigerPorém, ao contrário do esquadrão pirata, as mudanças de cores do ToQgers mantém as designações de seus números, enquanto as de Gokaiger envolvem qualquer membro de Super Sentai.

ToQger também é a segunda série pós-Jetman que não foi “sabanizada” para uma temporada de Power Rangers após o Tokumei Sentai Go-Busters.

Os personagens principais da série fizeram uma aparição no filme Zyuden Sentai Kyoryuger vs. Go-Busters: The Great Dinosaur Battle! Farewell Our Eternal Friends, e apareceram num encontro especial e conferência de imprensa na Tokyo Dome City no final de janeiro de 2014.

Em outubro do mesmo ano, a série recebeu o Prêmio Especial do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo no Prêmio Especial da Estrada Ferroviária do Japão. Também foi o único Super Sentai banido na China por razões políticas.

E você já assistiu ToQger? Deixe um comentário aqui neste post e nos diga a sua opinião sobre a série.

quadrinhos de tokusatsu

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.