Conheça todas as fases da história da tokunet no Brasil
Tokunet é o termo criado para a rede de fãs de tokusatsu que usam canais (sobretudo online) para falarem sobre os heróis japoneses dos quais tanto gostam.
Contudo, antes mesmo dessa palavra cair em uso, a tokunet já existia nos primórdios da exibição de séries de séries japonesas no Brasil. Quais foram as fases pelas quais ela passou até se tornar a rede de fãs tal como é conhecida hoje?
Para responder essa pergunta, redigimos este artigo e convidamos você a acompanhá-lo até o final!
Fase 1 da tokunet: amigos de infância, vizinhos e parentes
Os jovens pertencentes à geração Z que já nasceram em épocas fundamentadas na internet comumente se perguntam como todos faziam para se conectarem nos distantes anos 70 e 80.
Embora, nos dias de hoje, seja possível conhecer pessoas de qualquer parte do planeta, nesses tempos de outrora, as conexões se restringiam aos amigos, vizinhos e parentes que, geralmente, viviam na mesma cidade.
Portanto, podemos dizer que essa é a origem da tokunet: crianças (afinal, muitos fãs conheceram o tokusatsu na infância) que estudavam na mesma escola ou moravam no mesmo bairro compartilhavam o gosto pelos heróis japoneses enquanto brincavam com seus bonecos ou trocavam figurinhas.
Fase 2 da tokunet: eventos de anime
Embora a primeira metade dos anos 90 tenha sido marcada por essas mesmas características das décadas anteriores, a segunda foi marcada por algo que se encontra presente até hoje no universo geek: os eventos de anime.
Apesar de as primeiras edições em São Paulo e no Rio de Janeiro reunirem poucas pessoas, eram espaços em que os otakus podiam, por fim, se conhecerem e falar sobre seus animes favoritos, além de conferir títulos inéditos na TV que passavam nas exibições.
Apesar do ponto forte desses encontros ser a animação japonesa, havia algumas pessoas que gostavam de tokusatsu (ainda chamado de live-action na época). Eram poucos os tokufãs até porque o tokusatsu não era bem quisto por otakus que consideravam tais produções toscas e repetitivas.
Porém, esse cenário estava a ponto de mudar.
Fase 3 da tokunet: sites e blogs
Com a vinda da década de 00, o acesso à internet chegou ao alcance de muitas famílias que passaram a usar a rede mundial de computadores para procurar informações sobre os seus assuntos favoritos em sites como Google, Yahoo e o saudoso Cadê.
Assim, os fãs de heróis japoneses puderam, finalmente, encontrar páginas totalmente dedicadas ao assunto e que, pela primeira vez, apresentavam o termo certo para sua classificação: tokusatsu (aposentando de vez o “live-action” que era muito genérico).
Sites como Tokusatsu Tyosenshuu do “Spielvan” e Tokusen da “Benikiba” eram os mais acessados por trazerem fotos e informações. Episódios podiam ser encontrados em formato Real Player no site do Pegasus 8 (criado pela mesma dupla de irmãos do Kyoudai Express).
Fase 4 da tokunet: mIRC, listas de discussão e fóruns
Além dos sites, a primeira metade da década de 00 foi marcada por listas de discussão via e-mail pela qual os tokufãs podiam debater sobre o universo dos heróis de tokusatsu. Cada e-mail enviado para a lista trazia um assunto diferente e, para participar, bastava responder.
Para ter conversas em tempo real, todos se encontravam (geralmente nos finais de semana, quando o pulso telefônico da internet discada era mais barato) no mIRC, um programa de chat que tinha uma sala exclusiva para o tema: #tokusen.
Posteriormente, com a popularização das plataformas de fóruns online, os primeiros sobre tokusatsu começaram a aparecer e os fãs migraram para eles. Inclusive, as séries exibidas no Brasil que foram remasterizadas – tanto em termos de imagem quanto vídeo – por fãs passaram a ser disponibilizadas nos fóruns.
Fase 5 da tokunet: eventos de tokusatsu
Por mais que eventos como o Alma Tokusatsu, considerado o maior do nicho no país, tenham sido realizados há poucos anos, eventos de tokusatsu surgiram muito antes.
Em 1996, por exemplo, a Ultracon já era realizada em São Paulo e reuniu fãs da franquia, assim como redatores de revistas que eram referências na época como Herói e Heróis do Futuro.
Nos primeiros anos do século 21, eventos de tokusatsu se restringiam a reuniões de amigos para fazer maratona de episódios em VHS até que um evento exclusivo foi realizado no Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro em 2002. Os organizadores se conheceram pelo mIRC e levaram aos fãs atrações como exibição de tokusatsu, karaokê e muito mais.
Nos anos seguintes, eventos de tokusatsu passaram a ser realizados e os próprios eventos de anime passaram a ter espaços exclusivos para o tema.
Fase 6 da tokunet: redes sociais
Na segunda metade da década de 00, o Facebook surgiu e começou, aos poucos, a tomar o espaço do Orkut no Brasil, o que fez os tokufãs migrarem para a rede criada por Mark Zuckemberg.
Fanpages e grupos sobre tokusatsu surgiram e o público pôde começar a interagir em um espaço diferente dos fóruns. Posteriormente, Twitter e Instagram também ganharam espaço e permitiram que todos recebessem conteúdos via publicações, além de interagir nos comentários, tal como no Facebook.
Uma vez que as redes sociais passaram a ser parte integrante da vida de todos nós, consumir conteúdos de tokusatsu por elas se tornou mais conveniente.
Fase 7 da tokunet: canais do YouTube
Na segunda metade da década de 00, canais do YouTube começaram a ganhar força já que produtores passaram a criar vídeos com mais qualidade em termos de vídeo, imagem e conteúdo.
Toku Doc, Resistência Tokusatsu, BarrigolTV são alguns dos canais que apareceram nesse período e conquistaram a tokunet, sobretudo pelo carisma dos seus respectivos youtubers.
As transmissões de lives também se tornaram uma tendência e envolvem desde bate papos ao vivo até exibições de materiais como as apresentações de Jiraiya e Winspector feitas no Japão nos anos 80 e 90 que o Toku Blog passou aqui.
Fase 8 da tokunet: grupos de WhatsApp e Telegram
O WhatsApp apareceu como mais uma alternativa de aplicativo para conversas em tempo real, mas em pouco tempo passou a fazer parte da vida pessoal e profissional das pessoas. Logo, não demorou muito para que os tokufãs aderissem a ele.
Grupos passaram a ser criados sobre os mais variados assuntos dentro do nicho: eventos, produtores, segmentos, etc. Isso fez com que membros da tokunet passassem a ter a chance de falar sobre temas específicos, tais como: cosplay, fansub, gêneros, eventos, entre outros.
Como o WhatsApp tem limite para participantes de grupos, o Telegram tem sido uma ótima alternativa, de modo que muitos entram nos grupos para receber informações links de downloads de materiais.
Em quais canais a tokunet mais se encontra presente nos dias de hoje?
Como você pôde conferir ao longo deste post, diversos canais de tokusatsu foram criados ao longo dos últimos 20 anos: sites, fóruns, redes sociais, canais, grupos, e muitos outros. Isso faz com que muitos se perguntem: qual acompanhar?
Bom, como as plataformas são bem variadas, basta escolher os que se destacam em cada uma delas e segui-los.
O TOKU BLOG, por exemplo, conseguiu se destacar como o maior blog de tokusatsu da internet brasileira. A comprovação está abaixo, feita a partir de buscas no Google.
Portanto, finalizamos este post deixando aqui um convite para continuar acompanhando as notícias e artigos do blog. Para saber quando há novidades, preencha o formulário abaixo para assinar a newsletter!