Surfista Prateado inspirou a criação dos Metal Heroes rumor ou verdade

Surfista Prateado inspirou o surgimento dos Metal Heroes: boato ou verdade?

Toku Blog YouTube

Boa parte dos fãs de tokusatsu e também das séries produzidas pela Marvel já teve conhecimento da parceria entre Toei Company e a editora norte-americana no final dos anos 70 e que ela trouxe o conceito vigente dos Super Sentais. Mas, teria essa união ajudado a surgir o gênero Metal Heroes?

Continue a leitura para descobrir como esse assunto surgiu no fandom e também se ele é verdade ou boato!

Como a parceria entre Toei e Marvel começou?

Spider-Man ou “Supaidaaman” foi a primeira produção feita pela parceria entre Toei e Marvel em 1978 e trazia o famoso herói dos quadrinhos, porém protagonizando uma trama diferente.

Nela, Takuya Yamashito, um jovem motoqueiro que, ao receber o sangue do último sobrevivente do planeta Spider, passa a ter poderes de aranha, além de contar com um traje de combate e os veículos da nave Marveller que também se transforma no robô gigante Leopardon para lutar contra a ameaça do Exército da Cruz de Ferro.

O sucesso da série fez as duas empresas lançarem, em 1979, o que consideraram a versão japonesa do Capitão América – o Battle Japan – que combate o Império Edos ao lado de quatro companheiros em Battle Fever J. A inclusão de um robô gigante, em referência a Spiderman, a transformou em marca registrada das produções de Super Sentai que vieram depois.

Design original de Battle Fever J

Por sinal, Denziman e Sun Vulcan, embora não tragam referências aos quadrinhos norte-americanos, também levaram a assinatura da Marvel que encerrou a parceria com a Toei nesse ano de 1981. Porém, alguns fãs comentam que ambas planejavam continuar a união com lançamentos que trariam, mais uma vez, versões dos personagens da editora.

3-D Man, Cavaleiro da Lua e Surfista Prateado japoneses?

De acordo com uma apuração do canal Huuro, três séries chegariam às TVs japonesas naquela época: 3-D Man, Cavaleiro da Lua e Surfista Prateado.

Segundo o apresentador do canal, a escolha de 3-D Man, personagem pouco conhecido do universo Marvel, pode ter ocorrido por conta da sua similaridade com Kikaider que fez sucesso nos anos 70, tanto no Japão quanto no Havaí. Porém, a ideia do seriado não teria ido para frente.

Cavaleiro da Lua, por ser parecido com Gekko Kamen, teria chamado a atenção para uma adaptação. Mas, acabou tendo apenas um mangá lançado em terras japonesas.

Por fim, o Surfista Prateado teria sido o terceiro paladino da justiça escolhido pela Toei para estrelar uma série de tokusatsu ao lado da Miss Marvel e do Coisa.

Na suposta trama, a corporação Galactus chega à Terra para conquistá-la. Porém, Suzuka Masumi, a Miss Marvel decide contê-la, ao mesmo tempo em que encontra o Surfista Prateado.

Ele, na verdade, é um escravo que foi retirado de seu planeta natal ao ser capturado pela corporação Galactus. Como sua mãe era terráquea, ele decide fugir e lutar ao lado da Miss Marvel na Terra.

A dupla também recebe a ajuda de um poderoso aliado: Ishihara, um caminhoneiro que, após sofrer o ataque de uma explosão alienígena, teve o seu corpo modificado e se tornou o Coisa.

Assim, a produção seria estrelada pelo trio de heróis ao longo de 26 episódios que nunca foram produzidos. O vídeo do canal informa que a Toei pode ter aproveitado os conceitos relacionado ao espaço sideral para dar luz a Uchuu Keiji Gavan, primeira série do gênero Metal Heroes que trouxe muitos outros heróis na sequência, como Jaspion que fez muito sucesso no Brasil.

Isso tudo é boato ou verdade?

O canal Huuro cita como fonte um blog japonês que trouxe todas as informações citadas acima. Não obstante, o site CBR – especialista em quadrinhos, filmes e séries – também apresentou as apresentou neste post que ainda traz imagens que poderiam ter ilustrado as aventuras da série do Surfista Prateado em sua versão tokusatsu ou anime (visto que o site ainda considera a possibilidade de ter sido uma animação).

Mas, até o fechamento deste post, não foram encontradas informações oficiais a respeito dessas produções. Portanto, por mais que o assunto seja intrigante para os dois fandons e tenha similaridades (como, por exemplo, o fato de Gavan e o Surfista serem prateados), não podemos considerá-las como legítimas, a não ser que seja comunicada oficialmente pela Toei e / ou Marvel, as empresas envolvidas no suposto projeto.

Como muitos sabem, a real parceria de sucesso entre uma produtora norte-americana e japonesa ocorreu mesmo anos depois em Power Rangers. Aliás, sabia que sua primeira versão foi recusada pelas emissoras e que a definitiva quase foi cancelada poucos dias antes de ir ao ar? Continue conosco e confira esta história neste artigo que escrevemos sobre o assunto!

Curso de Japonês

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.