Super heróis de verdade: conheça os heróis de tokusatsu do mundo real
Séries de tokusatsu agradam públicos orientais e ocidentais há, pelo menos, cinco décadas. Apesar de algumas séries não contarem com efeitos especiais sofisticados, ainda assim, nós, tokufãs, gostamos, pois sabemos se tratar de uma obra de ficção. Contudo, o mundo dos defensores japoneses também conta com super heróis de verdade!
E para que você conheça alguns deles, redigimos este post e lhe convidamos a lê-lo até o final! Vamos lá?
Leia também: |
O que acontece com os monstros japoneses quando ficam gigantes? |
Tokusatsu Music: saiba quais são os principais cantores de tokusatsu |
Miniaturas de tokusatsu: conheça a arte de Junnyor Jun |
Mangetsu Man, o super herói que limpa as ruas do Japão
Mangetsu Man é um super herói que tem uma importante missão: limpar as ruas de Tóquio. E como ela é conhecida por ser uma das cidades mais limpas do mundo (eu mesmo pude comprovar isso quando morei lá), é preciso um herói para tornar as coisas mais limpas do que já são.
Armado com uma vassoura e uma pá, Mangetsu Man patrulha as ruas de Tóquio em uma incansável busca por lixo. Mas, sua missão é muito maior do que apenas pegar pontas de cigarro. Mangetsu Man espera que, limpando as ruas, ele também possa “limpar toda a negatividade do mundo”.
Como qualquer super-herói que se preze, Mangetsu Man faz todo o possível para manter sua verdadeira identidade em segredo. Ele ainda usa um aplicativo voz para esconder sua verdadeira voz.
Vestido com uma cabeça amarela de “lua cheia”, roupa roxa, botas e luvas cinzas, Mangetsu Man atrai muita atenção, mesmo Tóquio onde vestir estranhos trajes é comum. Suas boas ações até mesmo inspiraram um pequeno exército de voluntários.
Kanemasu, o super herói dos metrôs japoneses
Apesar de muitas pessoas do Japão serem educadas e prestativas, o cotidiano corrido dos japoneses faz com que nem sempre seja possível prestar uma gentileza. Isso fez surgir mais um super herói de verdade: Kanemasu.
Seu nome real é Tadahiro Kanemasu, ele veste uma roupa verde com acabamento prateado e máscara. Ele fica nas escadas de uma estação de metrô em Tóquio e faz uso de sua força para ajudar idosos, passageiros com pacotes pesados e mães com carrinhos de bebê.
A inspiração para criar Kanemasu veio das crianças que ele conheceu em seu trabalho como verdureiro orgânico, o que também inspirou a cor do seu traje. Como Kanemasu, ele pode ficar apenas algumas horas por dia na estação e espera recrutar outras pessoas em trajes coloridos diferentes conforme disse nesta reportagem.
Kanemasu diz que os japoneses não gostam de aceitar ajuda, pois acreditam estar atrapalhando a outra pessoa. Por isso, a máscara é necessária. Kanemasu diz:
Quando comecei, as pessoas basicamente diziam “afaste-se de mim, seu maluco”. Agora elas ainda acham que sou esquisito, mas de um jeito bom.
Portanto, os japoneses ainda reagem à Kanemasu com dúvidas e desdém, sobretudo porque os japoneses tendem a dar mais importância à lei e aos regulamentos do que ao seu próprio julgamento.
Segundo ele, é comum ouvir japoneses fazerem afirmações baseadas nas leis. Por conta disso, os super-heróis da vida real não são tão populares apesar de praticarem o bem por meio de serviços comunitários.
Chibatman, um dos mais famosos super heróis de verdade do Japão
Este é um dos paladinos da justiça do mundo real que ganhou notoriedade no Japão e no mundo. Chibatman, o herói que protege as ruas de Chiba, as percorre usando um bat triciclo. Por conta disso, um programa de TV decidiu entrevistá-lo para saber quais são as suas intenções reais.
A entrevista revelou que o homem por trás do uniforme de Batman nipônico sempre foi fã de cosplays e teve a ideia de se tornar Chibatman quando ocorreu o tsunami em 2011 que afetou, sobretudo, a região de Tohoku no Japão.
Sua missão é levar alegria para as pessoas nas ruas japonesas. Embora ele não revele sua identidade, na entrevista ele disse ter 41 anos e trabalhar como soldador numa fábrica.
E então? O que achou destes super heróis de verdade? Conhece outros que não apareceram aqui neste post? Deixe sua opinião nos comentários!