Sato Company diz que dubladores inviabilizam retorno das dublagens das séries clássicas
A Sato Company, atualmente, detém os direitos no Brasil de diversas séries de tokusatsu transmitidas no Brasil durante os anos 80 e 90, tais como: Jaspion, Jiraiya e Jiban.
Recentemente, lançou Kamen Rider Black RX na Amazon Prime, enquanto seu antecessor, Kamen Rider Black, pode ser visto no TokuSato e também na PlutoTV.
Porém, todos estão com legendas, o que descontenta alguns fãs que gostariam de ver tais séries com a dublagem brasileira feita na época em que chegaram aqui por meio da Everest Vídeo e Top Tape.
Contudo, para que isso ocorra, é necessário que os dubladores recebam os direitos conexos referentes a esses trabalhos. Em um e-mail enviado pela Sato Company à equipe da Resistência Tokusatsu, foi dada a seguinte explicação:
“Conteúdo vai ao ar com legendas em português. Infelizmente a dublagem original não poderá ser publicada. Apesar do desejo de atender os fãs, mas que infelizmente não depende só de nós.
A Sato Company buscou incessantemente negociar com os dubladores e poucos que não aceitaram a nossa proposta inviabilizam o acordo coletivo. Oferecemos o dobro que o mercado pagaria como conexos.”
Sendo assim, os fãs deverão continuar acompanhando as séries com o áudio original em japonês e legendas em português. Séries que já não possuem mais direitos no Brasil e receberam dublagem nacional podem ser conferidas na Tokuflix.