Heróis de peso! Conheça os principais personagens gordos de tokusatsu
Quando o assunto é super-herois, algumas pessoas costumam pensar no arquétipo do paladino esbelto, alto e musculoso. Mas, no mundo do tokusatsu há espaço para os mais variados tipos de defensores da justiça, inclusive personagens gordos.
Reunimos neste post os verdadeiros heróis de peso que marcaram muitas produções e conquistaram os tokufãs. Vamos conhecê-los?
Goggle Yellow
Começamos a nossa lista com um dos personagens mais conhecidos do público brasileiro: Kijima, o Goggle Yellow de Dai Sentai Goggle V (ou Gigantes Guerreiros Goggle V como ficou conhecido aqui).
Apesar de não ser muito acima do peso, Kijima era comumente referenciado na série como o “gordinho” da equipe. Contudo, como Goggle Yellow, ele transforma o seu peso em força, chegando a ser capaz de vencer o próprio Goggle Red, líder do esquadrão, no mano a mano.
Kiranger
Gorenger, o primeiro Super Sentai da história, teve dois membros amarelo: Daita Oiwa e Daigoro Kumano.
Daita foi recrutado pela EAGLE para ser o primeiro Kiranger depois que sua base em Kyushu foi atacada pelo Exército da Cruz Negra.
Ele é um dos mais carismáticos personagens, muito querido pelas crianças e conhecido por gostar muito de curry com arroz, chegando a comer duas tigelas seguidas.
Seu substituto Daigoro não ficava atrás. Além de ser mais gordo do que seu antecessor, enquanto não combatia os inimigos da Cruz Negra, Daita passava seu tempo no restaurante que abriga a base secreta da EAGLE comendo pratos de espaguete.
Ninja Captor 4
Dan Kurokawa é o Ninja Captor 4 do esquadrão Ninja Captor que muitos veem como um Super Sentai embora não pertença à franquia.
Dan veste o uniforme marrom (cor pouco utilizada em séries do gênero) e que condiz com o seu elemento protetor que é a terra.
A super audição é a sua principal habilidade. Quando não está combatendo o mal, ele se exercita numa academia de luta livre, além de trabalhar durante meio período na indústria de transporte.
Uma curiosidade: Sanpei Godai, o ator do Goggle Yellow, também participa da série no papel de Ninja Captor 5. Mas, nessa época ele era mais novo e também mais magro.
Yellow Owl
Jetman é um dos mais prestigiados Super Sentais por ter trazido elementos inéditos na franquia até então a ponto de ser considerada a série responsável por salvar o gênero no começo dos anos 90.
Raita é o homem escolhido ao acaso para ser o Yellow Owl. Antes de se tornar um Jetman, ele levava uma vida tranquila no interior, vivendo da plantação de suas verduras.
O ator Ikko Tadano que fez o personagem volta à franquia ao fazer o papel de Kameo em Dairanger que, apesar de não ser oficialmente um membro da equipe, a ajudava a combater o Império Goma.
Kyoryu Cyan
Kyoryu Cyan teve três representantes, sendo duas mulheres (Ami-neesan e Yuko Fukui) e um homem (Ramirez). Ele foi o primeiro membro do esquadrão a assumir essa identidade e também está entre os heróis de peso da nossa lista.
Ramirez, na verdade, foi escolhido para ser o Kyoryu Cyan há 500 anos. Ele aparece nos dias atuais em forma de espírito para conceder seu poder à atual geração de Kyoryuger.
O personagem foi interpretado por Robert Baldwin, um ator nipo-canadense que, portanto, também representa o pequeno grupo de estrangeiros em tokusatsus produzidos no Japão.
HyperForce Ranger Amarelo
Power Rangers HyperForce é um RPG de mesa cujas partidas são transmitidas online e traz um time de Rangers. Ao contrário do que alguns fãs pensam, esta versão recebeu o aval da Saban (responsável pela marca na época) de modo que todas as aventuras realizadas pertencem ao universo canônico da franquia.
Jack Dealgoode Thomas é o HyperForce Ranger Amarelo, um dos membros mais experientes da equipe visto que ele era um policial no passado.
A razão do personagem ser um dos representantes de peso no gênero é bem óbvia: seu jogador / ator é ninguém menos que Paul Schrier, o ator do Bulk de Mighty Morphin Power Rangers.
Como pôde ver, o tokusatsu tem diversos personagens gordos em suas produções, o que reforça a identificação por parte desse público e uma mensagem vista em muitas séries nipônicas: todos podem ser heróis!
Como citamos acima o Paul Schrier, sabia que, além de ator, ele também foi diretor de Power Rangers? Confira essa e outras curiosidades no artigo que escrevemos sobre ele!