Operação japonesa fecha 36 sites brasileiros piratas de anime e tokusatsu

Operação japonesa fecha 36 sites brasileiros piratas de anime e tokusatsu

Toku Blog YouTube

A pirataria de animes e tokusatsu é um problema enfrentado pela indústria de entretenimento japonesa há anos. No entanto, recentemente, uma operação japonesa chamada “Operation Animes” foi realizada no Brasil, onde 36 sites de pirataria foram fechados. A operação é parte da “404 Operation”, uma iniciativa conjunta do governo e empresas para combater a pirataria de sites no país.

De acordo com o site oficial, a “Operation Animes” foi realizada após três empresas japonesas de animação – Toei Animation, Bandai Namco Filmworks e Toho – apresentarem queixas criminais contra quatro sites de pirataria de animes que violavam seus direitos autorais. A partir daí, uma investigação foi realizada, resultando em sites fechados e outros sendo derrubados voluntariamente pelos proprietários.

O número de acessos mensais desses 36 sites fechados era de cerca de 83 milhões, e, antes da operação, 12 dos 20 principais sites de pirataria de animes no Brasil haviam sido fechados. A CODA, uma organização japonesa que visa promover a distribuição internacional de conteúdo, assumiu a posse de 22 dos 36 domínios dos sites fechados e atualmente redireciona o acesso para uma página que informa o fechamento deles.

Operação japonesa fecha 36 sites brasileiros piratas de anime e tokusatsu
Fluxograma referente ao fechamento dos sites. Fonte: CODA.

A operação japonesa teve como alvo especificamente sites de pirataria de animes direcionados ao público brasileiro, que é um dos maiores mercados de animes fora do Japão. Essa ação é um marco, uma vez que é a primeira vez que a CODA participa de uma operação para fechar sites de pirataria de animes voltados para o mercado interno de um país estrangeiro.

Apesar da operação bem-sucedida, a CODA continua a enfrentar o desafio constante de combater a pirataria de animes em todo o mundo. Alguns dos títulos de sites que foram fechados incluem o AnimeYabu (que também tinha produções de tokusatsu no seu catálogo) no Brasil e B9GOOD na China.

A CODA informa que a indústria de tokusatsu também está enfrentando problemas de pirataria semelhantes aos dos animes. Portanto, a operação japonesa de combate à pirataria de animes pode se tornar um exemplo para o ramo do tokusatsu, uma vez que ambos os tipos de conteúdo têm muitos fãs no Brasil.

Vale dizer que ações do tipo já fizeram sites de tokusatsu fecharem. Veja aqui como a TV Nihon, um dos maiores fansubs do nicho no mundo, foi notificada pela Toei Company a excluir episódios de Kamen Rider e Super Sentai.

Black Friday Toku Blog 2023

Quer receber conteúdos de tokusatsu no seu e-mail?

Então, assine a nossa newsletter!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.