De cowboy japonês a herói gigante! Conheça Iron King!
Iron King (アイ ア ン キ ン グ) é um tokusatsu que traz as aventuras de um ciborgue gigante. A série foi produzida por Nippon Gendai e Senkosha e foi ao ar no Tokyo Broadcasting System de 8 de outubro de 1972 a 8 de abril de 1973, com um total de 26 episódios.
Leia também: |
Ninja Captor: saiba mais sobre o septeto ninja! |
Ao perder sua família, ele jurou combater o mal! Conheça Kamen Rider V3! |
Ganbaron: com vocês, o pequeno Superman japonês! |
A história de Iron King
Após 2000 anos, o Clã Shiranui decide conquistar o Japão em retaliação pelo fato de seus antepassados nômades terem sido banidos do país pelo Clã Yamato que originou o povo japonês.
Em resposta a essa ameaça terrorista, a Organização de Segurança Nacional do Japão envia o agente Gentaro Shizuka, um sujeito que mais aparenta ser um cowboy nipônico, para conter seus planos com a ajuda de Goro Kirishima que tem a habilidade de se transformar num ser gigante chamado Iron King.
Além do Clã Shiranui, Iron King se depara com outra ameaça no meio da série, a organização Phantom Militia. Seu objetivo é derrubar o governo japonês por meio de táticas terroristas. Ao contrário do Clã Shiranui que utiliza robôs humanóides, o Phantom Militia usa monstros robóticos semelhantes a dinossauros em seu exército.
Não obstante, na etapa final da série, outro grupo chega para ameaçar o Japão. Desta vez são os invasores titânicos vindos da Nebulosa Titaniana vindos de seu planeta natal para tomar a Terra e explorar seus recursos naturais mais abundantes.
Ao contrário do Clã Shiranui e da Milícia Fantasma, que usavam robôs para seus exércitos monstruosos, os titanianos contam com monstros alienígenas parecidos com insetos que também são capazes de assumir os corpos das pessoas e controlá-las como fantoches.
Curiosidades sobre Iron King
A trilha sonora foi composta por Shunsuke Kikuchi que também foi o responsável pela composição da música Urami Bushi, tema do filme Female Prisoner 701: Scorpion, mas que ficou mundialmente conhecida ao ser incluída na trilha sonora do filme Kill Bill.
Já a letra da abertura ficou a cargo de Mamoru Sasaki, escritor de cinema e televisão, conhecido pelos trabalhos feitos para a Tsuburaya Productions nas séries Ultraman e Ultraseven. Em todos os meios e gêneros em que trabalhou, Sasaki era conhecido por sua grande imaginação e senso de humor.
E para ver o trabalho que ele fez ao lado de Shunsuke Kikuchi em Iron King, confira abaixo a abertura da série e, em seguida, deixe um comentário aqui neste post dizendo a sua opinião sobre a série.
Agradecimentos a Alexandre Nagado por trazer informações e curiosidades sobre Iron King que ajudaram na composição deste post.